Atualizações de algoritmo acontecem com frequência, e é por isso que é crucial acompanhar as novas tendências para ficar sempre bem rankeado nos mecanismos de busca.
No momento, algumas das principais tendências são o posicionamento de páginas em pesquisas zero clique (em que o usuário não precisa clicar na página para obter o resultado de sua pergunta) e a adequação de páginas e conteúdos para o formato mobile.
No entanto, existem algumas estratégias de SEO que são atemporais, e portanto, nunca irão morrer. E é justamente sobre elas que iremos falar nesse artigo.
USO DE PALAVRAS-CHAVE
Para o SEO ser efetivo as palavras-chave (keywords) são indispensáveis e terão vida longa. Os motores de busca visam oferecer ao usuário as melhores opções de acordo com o que é pesquisado.
Isso significa ligar o que foi digitado no campo de busca ao conteúdo mais relevante para o usuário, ou seja, as palavras-chave que permitem direcionar o conteúdo melhor indicado para a pesquisa realizada.
Entender esse conceito é fácil, mas sabemos que, na prática, o funcionamento é muito mais complexo. É essencial definir exatamente as melhores keywords para cada conteúdo, cuidando para fugir daquelas que podem ser consideradas como gatilhos para Spam.
Como sabemos, esse é só um dos primeiros passos da estratégia SEO e, assim como o conjunto de técnicas de utilização (uso de ao menos uma palavra-chave em todos os títulos e monitoramento constante das keywords aplicadas pela concorrência), não deve se extinguir facilmente.
CONHECER O PÚBLICO
A ferramenta de busca do Google “trabalha” sem parar, visando sempre entender melhor o que o usuário quer. Então, por que com a sua estratégia de SEO seria diferente?
Saber exatamente o que o seu público busca é uma das regras básicas de SEO que vem de longa data e deve se manter ainda por muito tempo.
É claro que os interesses do público estão sempre mudando, e é por isso que é necessário um monitoramento constante dessas preferências. Como fazer isso? Avaliando os seus conteúdos mais populares, recebendo feedbacks, renovando a pesquisa de palavras chave, captando novas informações junto aos clientes, entre outras.
CONTEÚDO RELEVANTE, ÓTIMA EXPERIÊNCIA E SEGURANÇA
Como aponta Bruce Clay em uma das 6 verdades do “Manifesto do SEO”, um bom serviço de SEO se preocupa com a arquitetura do conteúdo. Clareza, relevância, organização e profundidade sempre foram parte da estratégia e continuarão sendo.
A relevância é criada a partir do momento em que o visitante tem respondidas as suas necessidades de busca, pois isso o mantém interessado no conteúdo e diminui a rejeição da página. Isso implica em usuários com mais tempo de visita e maior engajamento, o que se reflete em melhor reputação para o posicionamento na busca.
A experiência do usuário também é um Santo Graal para o Google. De nada vale um ótimo conteúdo sem uma boa experiência que o acompanhe. Não tem nada mais chato do que uma página lenta, mal layoutada e com uma navegação confusa e pouco intuitiva.
Foi com isso em mente que o Google lançou as métricas Core Web Vitals, uma orientação unificada que visa melhorar a experiência do usuário, fornecendo qualidades essenciais.
Essa iniciativa busca simplificar o cenário do desenvolvimento de sites, ajudando criadores e desenvolvedores a se concentrarem nos indicadores que mais importam.
O Core Web Vitals está dividido em:
- Largest Contentful Paint ou Maior área de conteúdo visível (LCP) que avalia o tempo de carregamento.
- Cumulative Layout Shift ou Mudança de Layout Cumulativa (CLS): critério de estabilidade visual. Está relacionada a quanto o seu layout muda entre o primeiro carregamento e o final.
A classificação do algoritmo do Google também coloca como prioridade a segurança do site. Portanto, em qualquer cenário a estratégia deve considerar certificados e plugins de segurança para que o site tenha credibilidade. Somente assim os acessos crescem e a visibilidade aumenta.
EXPERTISE, AUTORIDADE E CONFIABILIDADE
Como vimos, algumas coisas nunca morrerão. Depois da atualização EAT, em 2019, pelo Google, muito do que já era requisito para uma boa estratégia de SEO ficou ainda mais claro para todos.
O termo EAT (Expertise, Authoritativeness and Trustworthines), traduzido para o português significa Expertise, Autoridade e Confiabilidade.
Basicamente o Google utiliza estes fatores para considerar a relevância do conteúdo, privilegiando materiais feitos por especialistas em cada área (expertise), com bom tempo de permanência e links de outras páginas que citam ou direcionam ao conteúdo (autoridade), além de páginas seguras, velozes, e sem erros de escrita no conteúdo (confiabilidade).
O termo deixa claro que esses critérios básicos sempre serão privilegiados, então, pode ter certeza que, para traçar uma boa estratégia de SEO é preciso levar em conta os aspectos abordados neste artigo.
Mesmo assim, ainda não podemos afirmar que apenas seguindo esses passos o seu site irá com certeza alcançar os primeiros lugares dentro das páginas de busca. Isso porque o algoritmo do Google ainda guarda os seus mistérios, mas cada vez mais o tráfego orgânico é fundamental para todo tipo de negócio.
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