O funil do Inbound Marketing mostra as etapas que o consumidor passa e quais as ações que você precisa executar para garantir que ele converta e continue se relacionando com a sua marca. Esses momentos se dividem em: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.
Conheça cada uma das etapas do Inbound Marketing!
ATRAIR
É necessário que seu site tenha visitas para gerar leads, que se tornarão vendas. Por isso, o momento da atração é muito importante. Sem ele, todas as outras estratégias perdem a razão.
Com o Inbound Marketing, ao invés de investir recursos e energia para ir até seus clientes – ou possíveis clientes, você cria algo para atraí-lo ao seu negócio ou mercado. Isso acaba sendo mais eficiente porque as pessoas que chegam até você já o fazem demonstrando interesse naquele assunto.
Ou seja, você tem um público mais engajado e com maior inclinação a consumir o seu produto.
CONVERTER
A conversão vem como complemento à etapa anterior. Afinal, o visitante deve se tornar um lead para que ele avance no processo da compra.
Neste caso, a conversão seria a ação do usuário ao entregar informações, como o nome e contato, em troca de um “prêmio”, funcionando como uma recompensa ou benefício. Pode ser usado um material rico – um e-book ou infográfico, por exemplo.
RELACIONAR
Nem sempre os clientes em potencial já estão no momento de comprar aquilo que elas buscam.
Ao olharmos para a jornada de compras, por exemplo, existem etapas que estão bem definidas. Elas precisam ser respeitadas pela sua estratégia de inbound, para que você tenha a melhor abordagem sem ser muito invasivo ou perder uma venda por não ter acompanhado o seu lead.
Para isso, é possível usar e-mail marketing, newsletter, e-mails promocionais, entre outros.
VENDER
O objetivo de todas essas etapas é gerar conversões de vendas. Às vezes isso pode acontecer diretamente no site, mas, de acordo com o segmento, isso poderá ser finalizado por telefone ou até mesmo pessoalmente.
Quanto maior o ticket do produto, mais etapas consultivas o processo de vendas deve ter. Ou seja, a nutrição dos leads é essencial para fechar a venda.
O marketing de atração traz diversas mudanças para esse processo, tornando o atendimento mais econômico e rápido – principalmente graças aos materiais educativos cedidos nas etapas anteriores.
ANALISAR
Por fim, é o momento de avaliar os resultados e os investimentos que trouxeram esses resultados.
Ao longo das ações você deve monitorar os processos e, ao identificar resultados abaixo do esperado, que podem resultar em prejuízos, o ideal é alterar a estratégia para algo mais efetivo ao seu segmento de negócio.
O inbound marketing permite essa flexibilidade e pode ser enriquecido com diversas novidades.
Quer saber mais sobre inbound marketing? Entre em contato com nossos especialistas e marque uma reunião para conhecer nossos serviços.