Definir público alvo e persona são passos fundamentais para ter uma estratégia de ação de marketing mais assertiva e, consequentemente, bem-sucedida. Além disso, são ótimos recursos para gerar insights e ter maior conhecimento sobre seus clientes.
Contudo, esses dois assuntos por vezes se parecem e geram confusão. Continue lendo este artigo para entender tudo sobre o que é persona, público-alvo, como diferenciar e aplicar em suas ações.
O QUE É PÚBLICO-ALVO E PERSONA?
O público-alvo é um grupo de consumidores que compartilha de um mesmo perfil demo e psicográfico ou semelhante ao qual a sua empresa quer se comunicar e vender, e para isso, deve levar em consideração para iniciar suas estratégias de ações de marketing.
Esse grupo é o público ao qual se destina o seu produto – tangível ou intangível – e, além de ser compatível com a sua empresa, ele se interessa pelo o que é vendido e que vai consumi-lo.
Já a persona, ou buyer persona, é um personagem semi fictício que personifica esse grupo de consumidores. Ele é semi-fictício, pois seria o seu cliente ideal criado pelo time de marketing a partir de um storytelling. Ou seja, ele não existe de fato, mas é baseado nos dados do público-alvo e características de clientes reais. Esse personagem representa alguém que pode se interessar pelo o que está sendo oferecido.
DIFERENÇAS ENTRE PÚBLICO-ALVO X PERSONA
É comum não conseguir distinguir um conceito do outro, por isso vamos te contar a diferença entre persona e público-alvo e acabar de vez com a dúvida.
O público alvo trata de dados demo e psicográficos de uma forma mais generalizada e cria uma definição ampla do seus clientes como um grupo, sem incluir detalhes sobre a vida de cada um e sem especificar nomes e pessoas. O público-alvo trata apenas de dados mais objetivos, como gênero, grau de escolaridade, idade e localização, relevando hábitos, anseios, desejos e problemas. Ele costuma ser muito utilizado nos primeiros passos da iniciação de uma campanha, estudar o mercado e criar produtos.
Enquanto a persona trata de algo mais específico, profundo e completo, detalhando hábitos, trabalho, problemas, anseios e desejos além das informações do público-alvo. Ela é a representação de um consumidor ideal, o qual leva nome, rosto e informações mais humanizadas. Pode ser muito útil em todas as etapas de vendas e ações de marketing.
COMO CRIAR SEU PÚBLICO-ALVO E PERSONA?
Agora que você já sabe o que significa cada um e quais são as diferenças, vamos te contar como definir público-alvo e a persona da sua marca. O conteúdo varia de acordo com a empresa, segmento, porte e produto, mas a base é a mesma.
Para definir o seu tipo de público-alvo é necessário pesquisas que abordem questões demográficas e de comportamento, como por exemplo idade, sexo, grau de escolaridade, classe social, estado civil, região do país, profissão e hábitos de compra. Quanto mais informações sobre o seu público de mercado, melhor será para definir o foco do seu negócio. Após fazer as pesquisas e obter as respostas, você precisará mensurar as informações para definir um grupo em comum. Então, esse será o público-alvo da sua empresa
Para definir a persona, é essencial ter as informações sobre o seu público-alvo e uma pesquisa profunda e detalhada sobre o comportamento dos clientes. Você pode criar um storytelling para construir melhor o personagem, além de definir um nome fictício, um resumo da rotina, detalhes da profissão, hobbies, interesses, objetivos, ambições, relações, família, princípios e valores, estilo de vida, vida social, redes sociais mais utilizadas, dores, problemas e desejos. Você também pode utilizar ferramentas de geradores de personas para te auxiliar nesse trabalho, clique aqui para saber mais. Para mais detalhes sobre, confira nosso artigo sobre como criar uma persona sem estereótipos e nosso guia para definir sua buyer persona e melhorar sua estratégia de vendas
EXEMPLOS DE PÚBLICO-ALVO E PERSONA
Para colocar a teoria em prática, separamos alguns exemplos de persona e público alvo, assim você pode usar de base e até mesmo ter mais claro a diferença entre ambos.
PÚBLICO-ALVO
Podemos considerar um público-alvo exemplo: homens, entre 16 a 25 anos, residentes de São Paulo, estudantes de design, de classe C, renda familiar de até 6 salários mínimos, solteiros e apaixonados por animação 3D.
PERSONA
Aplicando para a persona, temos o Leonardo, de 22 anos, estagiário em uma agência de publicidade. Mora na região da Liberdade, em São Paulo. Graduando em design gráfico, faz edições de vídeo e ilustrações como hobby para publicar no Instagram. Além disso, Leo gosta de ir na academia e jogar videogame com os amigos. Ele sempre tenta ver a vida de forma criativa e gosta de explorar novas ideias ao longo do seu dia que se divide entre treinar, ir para o estágio, fazer faculdade e voltar para a casa. Leonardo mora com os pais e o irmão mais novo, pois ainda não ganha bem o suficiente para morar sozinho e seus pais não conseguem proporcionar muitos luxos. Por isso, ele é ambicioso e investe em estudos, sempre procura fazer cursos para conseguir ser um profissional completo. Recentemente tem se interessado muito pelas animações 3D e pensa em conseguir experiência na área.
Nesse artigo, você descobriu o que significa público-alvo e persona, quais são as diferenças, como criá-las e exemplos para usar como base. Então, chegou o momento de colocar a mão na massa e implementar seu conhecimento!
Se você gostou do conteúdo e quer ler mais sobre o universo do marketing digital, acompanhe o blog da Linka e confira nossos artigos. Para mais informações sobre os nossos serviços, acesse nosso site e entre em contato com nossos especialistas.