O algoritmo do Google está sempre sendo aperfeiçoado para garantir a melhor experiência para o usuário. A cada nova mudança, os profissionais do marketing digital devem se manter atualizados para que possam trabalhar a melhor estratégia de SEO para garantir a melhor posição nas buscas orgânicos.
Na última semana, o Google fez uma revelação que promete mudar ainda mais a realidade de quem trabalha com SEO.
De acordo com a gigante da tecnologia, a mais recente mudança no algoritmo das buscas representa a maior alteração já apresentada pela empresa nos últimos 5 anos.
MUDANÇA NO ALGORITMO TRAZ NOVA FORMA DE PESQUISAR
O Google adotou o BERT (que, em português, significa Representações de Codificador Bidirecional para Transformadores), que funciona como uma rede neural capaz de analisar o que vem antes e depois de palavras-chave, o que oferece uma maneira melhor de encontrar os resultados mais objetivos para a pesquisa.
Com a popularização de pesquisas no formato de perguntas, essa nova tecnologia deverá ser útil para o motor de busca. Dessa forma, tanto os termos considerados palavras-chave quanto as expressões na busca poderão ser mais naturais, uma vez que o algoritmo está se tornando capaz de entender não apenas as palavras, mas também o contexto em que elas se apresentam.
FASE DE TESTES
Atualmente, o BERT está disponível para as pesquisas em inglês. Com isso, os conteúdos e buscas nesse idioma já serão beneficiados por essa alteração no algoritmo, permitindo que os usuários tenham uma experiência mais objetiva e natural ao pesquisar no Google.
Nas buscas em português, o BERT está sendo utilizado para melhorar os resultados do snippet, o quadro de informações relevantes que já costuma aparecer em várias pesquisas. Em breve, no entanto, o Google pretende que a tecnologia seja aplicada para as buscas em outros idiomas também.
O IMPACTO NO SEO
A mudança do algoritmo, mais uma vez, privilegia os conteúdos e páginas que ofereçam a melhor experiência ao usuário. Dessa forma, o SEO deverá continuar se focando no marketing de conteúdo, enriquecendo as estruturas das palavras-chave e produzindo textos que sejam mais claros e naturais.
Entre em contato com a Linka e agende uma reunião com nossos especialistas para saber mais!