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EMPRESAS QUE TRANSFORMARAM A CRISE PANDÊMICA EM OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO

  • eric
  • julho 13, 2022
  • 8:55 pm
CRISE

A crise pandêmica da COVID-19 foi um grande acontecimento que trouxe muitas dificuldades e prejuízos significativos em diferentes aspectos para a sociedade. Uma das principais mudanças negativas desse cenário foi nas empresas, onde muitas apresentaram uma queda nas demandas e/ou tiveram que fechar temporariamente por restrições sanitárias, resultando em problemas financeiros, desligamentos de funcionários e até mesmo o fechamento permanente.

No entanto, felizmente, algumas empresas conseguiram contornar a situação e se adaptar ao momento de acordo com as necessidades dos seus clientes através de técnicas do marketing digital.

O principal meio de dar continuidade foi utilizar ao máximo os recursos online e, o que parecia limitado, se tornou um mar de possibilidades. Continue lendo este artigo para saber detalhes sobre cada uma dessas marcas.

 

Magalu

A Magalu, plataforma digital de varejo, é uma empresa que está em constante evolução. Entretanto, ao longo da pandemia, ela mostrou um grande desempenho. No primeiro ano, entre março de 2020 e junho de 2021, a empresa realizou aquisições de portais de conteúdo, aplicativos, startups, entre outras, levando a um total de 18 aquisições e desenvolvendo um sistema multicanal que oferece seus produtos e informações, engajar leads considerando os inúmeros tipos de consumidores.

 

Nike

A Nike, loja de varejo de artigos esportivos, utilizou a base de dados do aplicativo de exercícios na China para mapear pilares estratégicos, entre eles: contenção, recuperação, normalização e crescimento de vendas.

Com base nessa estratégia, a empresa passou a fortalecer operações em meio eletrônico e utilizar com mais intensidade seus canais digitais e e-commerce, aumentando 36% das vendas em meio online ao longo dos três primeiros meses de pandemia.

Em conjunto, a Nike também trabalhou meios de estabelecer a conexão com os clientes e alavancar o UX (User Experience). Um dos exemplos foi a personalização dos aplicativos de e-commerce, o qual possibilitou modificações que ofereçam experiências específicas para cada um dos usuários, como recomendar produtos que sejam pertinentes para determinado perfil.

 

Amaro

A Amaro, loja de varejo do segmento de moda, viu como uma das suas grandes dificuldades no período pandêmico a produção de campanhas de marketing e comunicação, uma vez que grande parte dos seus materiais são produzidos por conteúdos fotográficos e, por medidas de isolamento, as sessões de foto foram suspensas.

A partir desse obstáculo, a marca viu como uma solução o desenvolvimento da Mara, uma modelo virtual que veste as roupas da marca para as campanhas online. Suas características, tanto físicas e demográficas, quanto comportamentais, incluindo preferências foram detalhadamente delineadas com base em dados e informações fornecidas pela equipe interna de BI (Business Intelligence)

De início, a Mara seria utilizada exclusivamente para dar apoio às campanhas, mas a ideia principal é que, futuramente, ela seja desenvolvida cada vez mais para ser uma personagem de inteligência artificial e se comunicar com consumidores nas plataformas da Amaro.

 

iFood

O iFood, o aplicativo de delivery de comida e maior foodtech da América Latina, conseguiu se reestruturar rapidamente e com estratégias assertivas.

Naturalmente, devido aos fechamentos de estabelecimentos pelas restrições de segurança sanitária, mais pessoas começaram a pedir comida em casa, no entanto não foi apenas as condições naturais desse cenário que fizeram a empresa aumentar seus lucros.

O iFood, ao mesmo tempo que deu continuidade nas operações, estudou os diferentes comportamentos dos seus consumidores simultaneamente à situação em que o país se encontrava em conjunto com infectologistas.

Com isso, a foodtech desenvolveu um plano estratégico que pudesse cumprir com os protocolos de segurança sanitária. Somado a isso, também decidiu ampliar as operações além das entregas de refeições de restaurantes. Também deram início a entrega de itens de supermercados, farmácias e pet shops.

 

Petlove

A Petlove, o pet shop online, apresentou um crescimento significativo nas vendas e em sua base de assinantes durante o primeiro ano da pandemia, em 2020.

Observando essa alteração expressiva nas vendas, a empresa reorganizou seu negócio, reforçando as equipes e expandindo a infraestrutura de uma forma que dê conta do aumento de vendas durante o período pandêmico.

Ainda no início da pandemia, a Petlove, em conjunto com a Vet Smart, aplicativo de educação para veterinários, desenvolveu um projeto para auxiliar clínicas veterinárias e pet shops de bairro, que foram afetados pelo acontecimento. A partir do conceito Ship From Store, a empresa usou o estoque dessas outras players regionais para atender os pedidos feitos pelo próprio site, disponibilizando a plataforma e permitindo a venda dos seus produtos.

Essa estratégia fez com que, não apenas negócios de pequeno porte e locais gerassem vendas e tivessem uma fonte de venda, os quais chegaram a ter uma perda de até 80% de faturamento, mas também aumentou a velocidade dos atendimentos, evitando, por exemplo, a falta de estoque.

 

Samba Tech

Samba Tech é uma start up de plataforma online que transmite, distribui, gerencia e armazena  conteúdos em vídeo.

Com o objetivo de diminuir os efeitos do coronavírus na educação e dar seguimento nas atividades de ensino, a empresa cedeu o uso de forma gratuita da plataforma de streaming ao vivo para instituições públicas, como escolas, para que fosse possível realizar as aulas à distância ao longo do período de isolamento social.

Independente do porte e segmento da empresa, com um plano estratégico bem delineado é possível passar por obstáculos e crises. Mesmo que não exista uma “receita de bolo” a ser seguida para alcançar resultados bem sucedidos, é possível usar de técnicas e estratégias do marketing digital. Para isso, você pode contar com a expertise e a equipe qualificada da Linka, que atua em conjunto com as suas necessidades e estratégias multidisciplinares para elevar o seu negócio a outro patamar. Acesse nosso site e entre em contato com um dos nossos especialistas! Para saber mais informações sobre o marketing digital, acompanhe nosso blog ou confira alguns dos artigos que separamos para você:

 

5 coisas pandemia ensinou marketing digital

Movimentação das grandes plataformas digitais durante a pandemia

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