Com a chegada do período de propagandas eleitorais, o Facebook resolveu deixar esses tipos de anúncio mais transparentes, tanto para quem anuncia quanto para quem é impactado por esses materiais. A rede social de Zuckerberg lançou vários produtos desenvolvidos especialmente para garantir que as pessoas consigam identificar o que é anúncio e o que é conteúdo feito por outros usuários da sua rede.
Ao visualizar um anúncio, os usuários das redes sociais terão acesso a informações importantes, como, por exemplo, quem pagou por ele.
Descubra aqui como fazer anúncios políticos no Facebook!
RÓTULOS PARA O ANÚNCIO
Serão os anunciantes os responsáveis por identificar os anúncios que são relacionados à política durante o próprio processo de criação. Depois que isso for feito, passando pelo devido processo de autorização, uma caixa de seleção está disponível no Gerenciador de Anúncios, para que o rótulo possa ser selecionado.
A pessoa que cria ou edita o anúncio precisa confirmar a identidade logo no processo de autorização, em que também deverá conter um aviso legal aprovado como “Propaganda Eleitoral” ou como “Pago por”.
O processo de autorização para incluir o rótulo de anúncios políticos eleitorais já está disponível desde o dia 31 de julho. No entanto, os rótulos e a Biblioteca de Anúncios só serão lançados no dia 16 de agosto, um dia depois de todas as campanhas estarem oficialmente cadastradas no TSE.
Para conseguir essa autorização, os administradores da página, assim como os anunciantes, deverão acessar o link facebook.com/mid e seguir os seguintes passos:
- Ativar a autenticação dos dois fatores;
- Confirmar a própria identidade utilizando a foto do passaporte brasileiro (o mais recomendável), do RG ou da CNH. Também deve ser incluído o número do CPF ou CNPJ;
- É necessário também confirmar a localização, enviando o endereço residencial – esta informação será deletada pela rede logo que confirmada;
- Será preciso também vincular ao menos uma conta de anúncios para usar o rótulo “Propaganda eleitoral”, usando o CPF/CNPJ e também o nome da organização ou da pessoa física que está pagando pelo anúncio. Já o rótulo “Pago por” necessita apenas do nome da pessoa.
Portanto, a principal diferença entre esses dois selos:
- “Propaganda Eleitoral”: exige um CPF ou CPNJ, assim como o nome da pessoa ou organização responsável pelo anúncio.
- “Pago por”: não exige CPF ou CNPJ
BIBLIOTECA DE ANÚNCIOS
O Facebook também criou uma biblioteca de anúncios para campanhas relacionadas a esse tema. Através deste espaço, é possível pesquisar todos os anúncios identificados por seus criadores como conteúdos de tema político, incluindo as propagandas eleitorais. A partir de 16 de agosto de 2018 já será permitido visualizar essa página, que manterá esses conteúdos por sete anos, criando um registro acessível por mais tempo.
Nessa plataforma ficarão também as informações agregadas sobre o público alcançados, como o gênero, idade e a localização das pessoas que foram impactadas pelo anúncio. Também serão fornecidos os intervalos de impressões veiculadas e qual foi o orçamento gasto.
ONDE FAZER OS ANÚNCIOS POLÍTICOS
Quem deseja fazer um anúncio desse tipo pode aproveitar a maioria dos posicionamentos, tanto no Facebook quanto no Instagram. No entanto, o Messenger, vídeo in-stream e Audience Network ainda não dão o suporte necessário a esses rótulos, ficando proibido usar essas outras plataformas para fazer anúncios.
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