Atrair possíveis clientes e convertê-los em leads é o objetivo principal do Inbound Marketing, conheça a importância e vantagens das estratégias de e-mail marketing e fluxo automatizados.
A transformação digital já não é mais uma novidade, assim como o comportamento do consumidor moderno. E as empresas que ainda não se adequaram ao padrão atual de marketing estão, literalmente, perdendo dinheiro. Uma das melhores estratégias que vieram para somar é o Inbound Marketing, conjunto de técnicas pensado para conquistar o público-alvo, gerando um relacionamento com os clientes.
Ao contrário do que acontece no marketing tradicional, o Inbound Marketing tem como propósito fazer com que os próprios consumidores venham até a sua marca através do conteúdo de qualidade produzido por ela. Entre as várias vantagens do Inbound uma das de maior relevância é a economia de cerca de 62% dos custos que antes seriam utilizados com Outbound Marketing.
COMO FAZER INBOUND MARKETING?
São diversas as estratégias de Inbound Marketing para executar na sua empresa, todas elas focadas em divulgar o conteúdo produzido por você e sua equipe, ou agência especializada. Podemos citar como as mais utilizadas o SEO, mídias sociais, e-book, e-mail marketing e fluxos automatizados, as duas últimas, em especial, que abordaremos neste artigo.
E-MAIL MARKETING COMO ESTRATÉGIA DE VENDAS E COMUNICAÇÃO PARA A SUA EMPRESA
Que os avanços da Internet mudaram a forma de fazer negócios você já sabe, mas pode ser que ainda existam dúvidas em quais estratégias são as mais assertivas para conquistar os seus clientes. Com o Inbound Marketing sendo cada vez mais conhecido e utilizado, criar um relacionamento próximo com o seu público-alvo deve ser uma das prioridades, e uma das melhores técnicas para isso é o chamado e-mail marketing.
Muito mais do que uma estratégia de vendas, o e-mail é um veículo de comunicação. É por meio dele que você desenvolve o seu relacionamento direto e a longo prazo com o seu lead potencial, isto porque, se um usuário da Internet entrou na sua página, blog ou site, e vez a assinatura do e-mail marketing, significa que ele tem interesse em consumir algum dos seus produtos, além do conteúdo em si e, portanto, é a sua interação que tem o papel principal de mantê-lo engajado na venda.
QUAIS AS VANTAGENS DO E-MAIL MARKETING?
Fortalecer a sua relação com o consumidor é, com certeza, um dos grandes benefícios do e-mail marketing, mas está longe de ser o único:
E-MAILS PERSONALIZADOS
Se você já se cadastrou em algum site de compras online e permitiu que a empresa enviasse “novidades por e-mail”, provavelmente já encontrou na sua caixa de mensagens algum aviso de promoção e ofertas imperdíveis. Mas saiba que essa não é a única possibilidade de se comunicar com os clientes.
Seguindo o conceito do Inbound Marketing de promover relacionamento próximo com o lead, uma estratégia assertiva do e-mail é criar mensagens personalizadas para grupos ou indivíduos determinados, trazendo informações relevantes para esses clientes específicos, e criando, assim, uma lista de e-mails direcionada.
AUMENTO DA RECEITA
Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do e-mail marketing é o aumento da receita do seu negócio. Se feita de forma integrada a outras estratégias de Inbound Marketing, como o gerenciamento das redes sociais, e posts frequentes em blog, mais fiéis serão os usuários e consumidores da sua marca, fazendo, consequentemente, a receita aumentar.
CONSTANTE MELHORIAS
Uma vez que você passar a analisar os dados correspondentes à resposta dos usuários aos e-mails enviados, perceberá a necessidade de frequentes melhorias. A verdade é que se o conteúdo for sempre o mesmo, as pessoas cansarão rápido e a estratégia de e-mail marketing perderá o efeito pouco a pouco. Por isso, é necessário que você se mantenha atento aos seguintes pontos:
- Assunto do e-mail interessante e motivador, persuadindo o cliente a abri-lo;
- Links que levem a páginas de produtos ou serviços, além de conteúdo do blog que a sua empresa produza;
- Recursos de criação (redação e arte) de qualidade e condizente com a identidade da sua marca.
Mas se você anda pesquisando sobre Inbound Marketing, é provável que já tenha se deparado com a estratégia de fluxos automatizados e tenha ficado em dúvidas entre as suas diferenças com o e-mail marketing.
O QUE SÃO FLUXOS DE AUTOMATIZADOS E COMO APLICÁ-LOS NA SUA EMPRESA?
Investir em Inbound Marketing é com certeza uma vantagem, mas é verdade que algumas das suas estratégias podem levar a pequenas dúvidas e não é incomum que algumas pessoas confundam e-mail marketing com fluxos de automatizados – há ainda quem pense que os dois são sinônimos da mesma técnica, mas a verdade é que são estratégias diferentes, por mais que tenham objetivos similares.
Os fluxos automatizados também têm por finalidade atrair e converter o usuário do seu site ou página em consumidor fiel, mas seu principal foco é na nutrição de leads, isto é, manter o bom relacionamento com o seu consumidor ou potencial cliente, mesmo que ele ainda não tenha efetuado a compra dos seus produtos.
A técnica de fluxos de automatizados é uma forma de facilitar alguns dos processos de Inbound Marketing, tornando-os mais assertivos. Uma das ações da automação, e por isso a confusão citada anteriormente, é ajudar a encaminhar o e-mail marketing ao público correto, já segmentado nas listas direcionadas. O fato é que os fluxos automatizados vão muito além das mensagens de e-mail, a estratégia pode ser aplicada em diversos setores de uma empresa e em diferentes técnicas repetitivas de marketing, como a pesquisa de SEO ou postagens de mídias sociais.