Fazer marketing nas redes sociais nunca foi fácil. Deve-se pensar o formato, tamanho de imagem, texto, legenda, hashtags… São várias as possibilidades para postagens em cada rede social. Mas será que vale a pena publicar o mesmo formato em todas elas? Mesmo que isso poupe tempo na programação de cada post, a resposta é não.
Cada rede social tem suas características para uma melhor performance do conteúdo postado, e cada detalhe pode fazer uma diferença estrondosa em seus resultados obtendo um engajamento e crescimento melhor em cada uma delas.
Por isso é importante adaptar o conteúdo feito para cada uma delas e saber escolher onde o seu post pode ser vinculado. Não é porque o seu cliente possui todas as redes que você deve postar o conteúdo em todas elas, por exemplo. Facebook e Instagram funcionam melhor com conteúdo de topo de funil, ligados principalmente a pessoas físicas. Já o LinkedIn e o Twitter funcionam melhor com conteúdos voltados a empresas.
Veja algumas dicas quando você for fazer seu conteúdo para cada rede social.
O Facebook ainda é a maior rede social do mundo e uma plataforma imprescindível para qualquer empresa. Use textos curtos e abuse no formato de post de link. Com esse formato você consegue valorizar mais o CTA – qualquer lugar da imagem do post torna-se clicável! Caso queira inserir um link em um post de foto, faça um texto curto, assim o CTA não ficará escondido.
O Instagram é atualmente a rede social que mais cresce entre os usuários, sendo indispensável em qualquer estratégia de marketing digital. Por ser uma rede focada em fotos, capriche nas imagens.
Use e abuse das hashtags no Instagram, elas reúnem assuntos e identificam o conteúdo para serem compartilhados, aumentando as impressões do seu post. Use desde hashtags de topo de funil como de fundo de funil – no caso, pode ser o nome da sua empresa. Posts com pelo menos uma hashtag geram 13% a mais de engajamento.
A rede também oferece outras funcionalidades que devem ser aproveitadas pela sua marca, como o Stories.
Como temos limite de caracteres no texto, uma boa dica é inserir as #hashtags no meio do texto em #algumas #palavras, assim você consegue ampliar o alcance do seu #post. Mas cuidado para não deixar seu texto muito poluído. Tenha parcimônia ao usá-las.
Utilize fotos no formato 1200×628, pois imagens no formato quadrado não ocupam um bom espaço no feed de notícias. Nessa rede social, use um tom de voz mais sério, mostrando números e palavras técnicas – afinal, trata-se de uma rede com foco profissional, por isso a sua comunicação deve acompanhar esse estilo.
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