Cerca de 50% dos líderes mundiais em TI planejam investir em Digital Analytics para o próximo ano. O dado faz parte dos últimos relatórios da consultoria Gartner. O que não é surpreendente, uma vez que todas as empresas precisam de dados.
A grande questão é que nem todas sabem o que fazer com esses dados. E é justamente esse o foco desses novos investimentos. A pesquisa Chief Data Officer (Gartner) realizada em julho (de 2020) mostra que boa parte dos investimentos em Analytics será utilizada para avaliar e apoiar os próximos passos nas estratégias de evolução digital.
A pesquisa mostrou ainda que a implementação de dados e técnicas de análise foi classificado como terceiro fator essencial para o sucesso. Isso porque, segundo Calloway Cook, fundador do Illuminate Lab da cidade de Nova York, muitas empresas têm utilizado o Analytics de forma bem sucedida para impulsionar suas estratégias de marketing pago.
Já para a Deloitte, o principal fator de sucesso para os CMOs (Chief Marketing Officers) hoje é sua capacidade de levantar dados e analisar o consumidor. Ainda assim, as empresas não estão atingindo um ROI adequado para seus investimentos em marketing analytics.
Com base nisso, outro estudo do Gartner mostra que, até 2023, 60% dos CMOs deverão reduzir o tamanho de seus departamentos de Marketing Analytics em até 50% por não conseguirem garantir melhorias. Esse problema é relacionado ao fato de não haver ainda estruturas de negócios bem definidas e também devido a falta de líderes capacitados.
COMO CMOS PODEM REVERTER ESTA PREVISÃO?
Para o vice-reitor de análise da Wharton School e fundador da GBH Insights, Eric Bladlow, existem cinco maneiras pelas quais CMOs e líderes de marketing podem garantir um ROI mais sustentável, de forma a evitar as previsões da Gartner. São elas:
- Estabelecer uma estrutura organizacional para implementar dados de maior qualidade: As empresas precisam formar uma estrutura organizacional e processos bem estabelecidos para a coleta, avaliação e tomada de decisão com base nos dados disponíveis. Aqui, o desafio é saber quais são os dados mais relevantes a serem utilizados.
- Criar lideranças em Analytics: Um fator crítico para as empresas é criar e contratar líderes capacitados para que possam aliar ciência de dados com estratégias de negócios e técnicas de marketing.
- Recrute um executivo de Analytics: Uma tendência que tem sido observada nos últimos anos é o advento do Chief Analytics Officer (CAO), ou Chief Data Scientist (CDS), em diversas empresas como forma de aumentar a importância na análise de dados, assim como a criação de uma cultura de análise dentro das empresas.
- Foco em melhores dados, não em infinidade de dados: Muitas empresas hoje ainda coletam dados apenas por uma questão de quantidade, ao invés de optar por uma abordagem enxuta, coletando apenas aqueles dados que possam ajudar a aprimorar a experiência de seus clientes-alvo ou prever de forma mais assertiva o seu comportamento no futuro.
- Separar indicadores de ruído: Para a otimização do ROI, as análises de marketing precisam de aprendizado e experimentação contínuos, separando indicadores de ruído. A melhor maneira de conhecer e entender seus clientes é ver o que funciona e o que não funciona.
DEMOCRATIZAÇÃO DOS DADOS
Para Dina Kholkar, chefe global e vice-presidente de análises e insight da Tata Consultancy Services, a democratização dos dados é um ponto crítico para o sucesso dos cientistas de dados. Dina acredita que os CIOs que tornarem os dados mais disponíveis aos seus funcionários terão os melhores resultados (isso levando em consideração questões de segurança e ética, além do aprimoramento do desempenho dos sistemas).
CONCLUSÃO
Considerando todas essas possibilidades não é de se surpreender que a coleta e análise de dados estejam impulsionando as transformações digitais, de forma que encontrar novos caminhos e melhorias sejam prioridades para boa parte das empresas.
Fonte: https://www.yoh.com/blog/digital-Analytics-are-driving-digital-evolution