De acordo com uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), está cada vez maior o número de pessoas que utilizam a internet em pelo menos algum momento do processo de compra.
Na pré-compra, que corresponde ao momento de descobrir, pesquisar e decidir entre marcas, produtos e serviços, de 60% a 70% das pessoas passam por sites, buscadores ou pelas redes sociais.
É por esse motivo que qualquer marca que deseja ter sucesso no mercado hoje em dia deve ter um site otimizado de acordo com as estratégias de SEO.
Mas você conhece as diferentes estratégias, como o SEO on-page e o SEO off-page?
O QUE É SEO ON-PAGE
O SEO on-page corresponde às técnicas e estratégias que devem ser implementadas dentro do site da empresa. Ou seja, elas estão ligadas a sua parte estrutural.
Pode-se incluir nisso o conteúdo da página, que deve estar adequado para o SEO. Isso aumenta as suas chances de ser bem ranqueado nos motores de busca, uma vez que o algoritmo pode perceber que sua página é relevante para aquelas palavras-chaves.
Um bom exemplo é o título das páginas. Ao escolher um título, é importante que ele esteja otimizado, com as palavras-chaves adequadas para aquele conteúdo.
O QUE É SEO OFF-PAGE
Depois de deixar o site bem otimizado, é o momento de cuidar das estratégias de SEO off-page, que são tão importantes quanto as técnicas dentro das suas páginas.
Basicamente, o SEO off-page trata de tudo que está externo ao seu domínio, mas que poderá ajudar no seu ranqueamento. Um bom exemplo são os compartilhamentos de links para o seu site, assim como curtidas e tweets. Normalmente, essas ações não dependem diretamente de você, mas dos outros usuários.
Uma das técnicas é o Link Building, que permite a difusão de um link através de conteúdos ricos e mais valiosos.
Isso, além de melhorar o posicionamento da página, pode também aumentar o volume do tráfego e trazer mais autoridade para a sua marca, fatores relevantes para o sucesso de qualquer negócio.
COMO FAZER SEO ON-PAGE
Existem várias melhorias que você pode fazer em uma página para que ela esteja otimizada.
- Use palavras-chaves
- Melhore o título da página
- Faça URLs amigáveis
- Escreva uma boa meta description
- Utilize um design responsivo para as páginas
COMO FAZER SEO OFF-PAGE
Para conseguir linkagens para a sua página, você pode usar algumas dessas estratégias:
- Guest Post
- Crie conteúdos úteis com links para sua página
- Invista nas redes sociais
- Participe de fóruns relacionados ao seu negócio
- Crie botões de compartilhamento do seu conteúdo
Quer saber mais sobre marketing digital? Entre em contato e agende uma reunião!