A Black Friday já é um dia tradicional para os norte-americanos. Ela acontece um dia depois da Ação de Graças, com mega promoções de queima de estoque para o Natal. Aqui no Brasil, não foge muito à regra: desde a primeira Black Friday brasileira, em 2010, a data tem marcado o início das festas de final de ano.
No Brasil, a Black Friday movimentou 2,48 bilhões apenas em 2017, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Dessas transações, 48% vieram do Google.
Com tudo isso, é natural que o investimento em mídia seja alto, afinal, toda marca quer sair na frente na SERP e nas redes sociais. Mas o SEO pode ser um caminho mais barato e durável, já que a maior parte das ações podem ser reaproveitadas durante o ano e otimizadas para o ano seguinte. SEO, ou mídia orgânica, deve ser um complemento para mídia paga nesse planejamento.
Veja as melhores ações para aproveitar o SEO na Black Friday:
CATEGORIAS EXCLUSIVAS PARA BLACK FRIDAY
Algumas páginas para produtos mais procurados podem ser linkadas em uma só categoria que já está otimizada em velocidade e keywords. Como “celulares na black friday” ou o nome da marca + Black Friday.
PROGRAMAR MESES ANTES
Desenvolver a página, fazer estudo de palavras, selecionar produtos… tudo isso demanda tempo, além da indexação e otimização para ranquear. O ideal é que seja iniciado pelo menos 4 meses antes para análise e melhorias.
LINK BUILDING COM BLOGS COM MAIS VISUALIZAÇÕES
Link building é uma estratégia ideal para Black Friday. Além de outros domínios apontando para o seu e-commerce, se escolher um que tenha mais visualizações que o seu site, é ainda mais fácil para cliques e tráfego.
CTA NO TITLE (INCLUINDO PREÇO)
A concorrência na internet é forte – e na primeira página do Google é ainda maior. A tendência é que isso aumente ainda mais com Black Friday…
Você pode ajudar o usuário se der um title que já mostre preços. Garanta que o preço seja real e faça uma chamada para ação baseada nele. (O preço deve ser real, se não, o Google perceberá a taxa de rejeição alta e o tiro sai pela culatra. Seja honesto com seus usuários, viu?)
LANDING PAGE OTIMIZADA
Lembra a página de categorias totalmente otimizada? Se der tempo de começar bem antes, faça uma (ou várias!) landing pages. A ideia da landing é ter o contato de um possível negócio com antecedência, assim, conseguimos qualificar o lead.
URLS
Assim como title e description, as URLs devem ser otimizadas. Caso seja uma página de cupons, mande para domínio.com.br/cupons. Assim, se o usuário buscar por “marca + cupons”, ele consegue localizar a página indicada.
REVIEW DE PRODUTOS
Conteúdo para SEO deve ser atualizado e frequente, mas também é interessante para o usuário ter reviews confiáveis. Uma boa saída é guest post para escrever sobre o produto no blog, além de ferramentas como o Trustvox.
O ideal é que seja iniciado meses antes, mas se não foi possível, entre em contato para trabalharmos no seu site para Black Friday, Cyber Monday e Natal!
– Larissa Limas, especialista em SEO da Linka