Design e redação são as principais bases para qualquer estratégia de marketing, seja ele digital ou não. Desde os primórdios da publicidade, lá entre os séculos 16 e 17 já se sabia a necessidade de slogans chamativos e imagens criativas para se destacar da concorrência. Claro que as coisas mudaram muito de lá para cá, especialmente nos últimos 30 anos, com a ascensão da internet e o surgimento do marketing digital.
Essa evolução tão rápida costuma levantar uma questão: Será que as mesmas técnicas de design e redação que funcionam para o offline podem ser aplicadas com a mesma efetividade no online? É o que tentaremos responder neste artigo. Confira:
Design e redação são os mesmos online e offline?
A resposta é sim e não! Embora partam dos mesmos princípios, o mundo online e, em especial, o comportamento das pessoas online, fazem com que essas áreas tenham que se adaptar a esse novo ambiente. Abaixo falaremos sobre cada uma dessas áreas em detalhe.
Redação para o meio online:
No clássico “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, durante a cena do julgamento, o coelho branco pergunta ao rei por onde deveria começar seu depoimento. “Comece pelo começo, e siga até o fim; daí pare”.
Apesar de parecer óbvia, a resposta do rei pode ser aplicada a qualquer texto que você pretenda produzir na vida, sem exceção. Ela fala da necessidade de estruturar seu texto previamente, seja em um papel ou então dentro da sua cabeça, pensando sempre em uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
A partir disso é possível escrever para qualquer veículo.
A grande diferença é que, na web, geralmente os usuários estão consumindo vários tipos de conteúdos ao mesmo tempo, com várias abas abertas, repletas de textos, vídeos, músicas entre outros. Isso exige que você seja claro e objetivo em cada linha, evitando palavras complexas,jargões e termos técnicos (a menos quando necessários, e explicados de forma sucinta logo a seguir), sentenças muito longas e com ordem invertida, entre outros.
Outro ponto é deixar claro, desde o início, qual o tema central do seu conteúdo, além de investir em frases instigantes na introdução. Também é interessante separar o artigo por tópicos e intertítulos, desenvolvendo cada um deles de forma objetiva.
Isso evita que o seu leitor ache seu conteúdo confuso e, inevitavelmente, abandone a página. Por fim, faça uma breve retomada das ideias e crie um call to action irresistível, que tenha a ver com a estratégia traçada para aquele conteúdo específico.
Redação e SEO.
Ao escrever para a internet também é necessário levar em conta algumas questões técnicas de SEO. Uma das principais é o uso de palavras-chave que sejam de interesse para o seu negócio e que o ajudem a conseguir um bom rankeamento nas páginas de retorno de busca.
Mas também é preciso lembrar que esse conteúdo será consumido por seres humanos, portanto, evite encher o texto de palavras-chave sem sentido apenas para agradar aos algoritmos de busca. Outra estratégia tem a ver com o Link Building, ou seja, utilizar links direcionando para referências e informações complementares. Isso mostra aos algoritmos que você utilizou boas fontes e dá maior credibilidade ao seu conteúdo.
Copywriting e Storytelling
No caso de conteúdos voltados para publicidade e marketing, existem algumas técnicas específicas que são muito utilizadas no ambiente digital, uma delas é o chamado copywriting. Essa técnica consiste basicamente na criação de textos persuasivos que visem levar o seu público a realizar uma ação, seja comprar um produto, contratar um serviço, baixar um determinado material, solicitar um orçamento, entre outros.
Mas mais do que apenas tentar convencer o seu público, um bom copywriting deve trazer informações relevantes ao seu público-alvo, agregando valor a esse público.
Outro conceito muito utilizado para a criação de conteúdos para web é o do Storytelling. Sabemos que as pessoas adoram que lhes contem histórias, por isso consumimos tantos livros, séries e filmes.
Com base nisso, o storytelling é uma técnica para contar histórias envolventes e persuasivas utilizando palavras e recursos audiovisuais, auxiliando a vender seus produtos e serviços de forma indireta. Assim, é possível desenvolver narrativas relacionadas ao uso dos seus produtos ou ao propósito da marca, explicando porque como sua empresa se tornou uma referência de mercado e utilizando de arquétipos e referências à cultura pop, relacionando-os com a identidade da sua empresa e seus produtos.
Design para web (ou web design)
O Design gráfico consiste na criação de peças gráficas através do ordenamento estético-forma de elementos visuais e não visuais, como é o caso de banners, folhetos, livros, revistas, jornais, entre outros. No caso do design web, ele envolve especialmente trabalhos ligados a peças de layouts para páginas e sites, anúncios web e posts em redes sociais.
As diferenças entre os dois trabalhos já começam no esquema de cores e na escolha da tipografia. Enquanto o design gráfico baseia-se no esquema de cores CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto), na web é utilizado o RGB (Red, Green, Blue) que é o padrão de cores reproduzido por telas e monitores. As cores em CMYK nem sempre são fieis ao serem reproduzidas nos monitores, o que exige um cuidado especial por parte do designer. Da mesma forma, alguns tipos de tipografias utilizadas em papel podem dificultar a leitura na internet ou então não serem reconhecidas por alguns dispositivos.
Além disso, é importante que o designer web tenha noções de programação, especialmente no que diz respeito a criação de layouts de sites e aplicativos. Esse tipo de criação envolve linguagens como o HTML enquanto os aspectos visuais ficam a cargo do chamado CSS (termo utilizado para estilizar escritos em HTML).
O designer web deve preocupar-se ainda com algumas questões específicas que envolvem, por exemplo:
- Responsividade: garantir que os aspectos visuais funcionem tanto em desktops quanto em dispositivos móveis.
- Escaneabilidade: Divisão dos textos em blocos e parágrafos;
- Velocidade de carregamento: Imagens e outros recursos gráficos pesados podem prejudicar o tempo de carregamento das páginas, aumentando a evasão dos usuários.
- UX Design: Preocupação com a experiência do usuário, baseando-se em pesquisas e dados.
Um design bem pensado, além de tornar suas peças, páginas e aplicativos mais atraentes para os usuários, ainda funciona como uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes e pode trazer melhores resultados de SEO, especialmente no que diz respeito ao tempo de carregamento das páginas e na experiência do usuário.
Basicamente, podemos dizer que apesar de utilizarmos muitos dos mesmos preceitos para redação e design que são empregados no offline, o ambiente online traz uma série de novas exigências que devem ser consideradas, tanto aquelas relacionadas aos hábitos e a experiência dos usuários na rede, quanto às boas práticas de SEO.
Por isso que os profissionais devem ser especializados e preparados para atuar também no ambiente online. Aqui na Linka, por exemplo, nós contamos com um time de especialistas em criação, que integra designers e redatores, alimentando todas as demais estratégias com conteúdos e peças realmente chamativas. Conheça mais sobre nosso serviço.
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