Escolher o formato do texto é uma das principais etapas do marketing digital, pois é ele que determina qual é o objetivo da sua estratégia, o responsável pelo reconhecimento da sua marca e também pela visibilidade da sua empresa.
Um dos estilos de texto que mais trazem resultado para o seu site é o conteúdo evergreen, que mantém o valor durante vários anos e não se tornam obsoletos com o passar do tempo. Abaixo, conheça mais sobre esse tipo de artigo e aprenda a usá-lo em seu blog!
Afinal, o que é um conteúdo evergreen?
Ao criar um blog ou qualquer outra página que tem como objetivo divulgar conteúdos, você pode optar por dois tipos diferentes de texto: os noticiosos ou os evergreen.
Os noticiosos, assim como o próprio nome já diz, falam sobre os mais recentes lançamentos do mercado. Ao publicá-los, você atrai para o seu site os visitantes que buscam se atualizar e conhecer mais sobre aquele assunto. Esses conteúdos já são publicados com um curto prazo de validade, pois logo se tornam ultrapassados, e geram resultados mais rapidamente.
Já os textos evergreen são publicados com o intuito de educar um leitor a respeito de algum assunto, por conta disso, possuem informações mais aprofundadas, como um guia, por exemplo. Dependendo da qualidade do seu conteúdo e da relevância das informações que ele contém, ele pode, inclusive, se tornar referência na área. Esse tipo de texto não tem prazo de validade e não perde o seu valor, independente do tempo.
Por que usar esse tipo de conteúdo?
O conteúdo evergreen traz uma série de benefícios para o seu site e, por conta disso, é indispensável apostar nesses conteúdos para fazer parte da sua página. Confira alguns dos motivos para investir nesse formato de texto:
– Sua marca ganha autoridade no mercado
Como o conteúdo evergreen é mais específico e mais completo, ao postá-lo, o seu blog tem mais chances de ser reconhecido como autoridade no assunto. As marcas que conquistam lugar de destaque no mercado transmitem mais confiança e, consequentemente, geram mais vendas.
– Sua página nos primeiros resultados do Google
Aparecer nos primeiros resultados do Google na busca orgânica é fundamental para todas as marcas que desejam ser reconhecidas no mercado. A melhor estratégia para alcançar as primeiras posições no maior buscador do mundo é apostar em bons conteúdos, que sejam relevantes para os usuários e que atraiam mais visitas.
– Mais visibilidade para o seu site
Quanto maior for a relevância do seu conteúdo, mais pessoas terão interesse em pesquisá-lo. Dessa maneira, seu blog atrai cada vez mais visitas, gerando uma maior visibilidade para a sua marca e aumentando suas chances de conversão.
– Seu blog gera mais leads
Graças à especificidade do conteúdo, os textos evergreen atraem leitores que estão muito interessados pelo assunto e desejam aprofundar os conhecimentos a respeito de um determinado tema. Como esses visitantes estão sedentos por mais informações, são mais propensos a baixar seus materiais e, consequentemente, se tornarem leads.
Como produzir um conteúdo evergreen?
Para produzir um conteúdo que seja evergreen, é necessário estar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença na relevância do seu texto. Veja, abaixo, algumas dicas que separamos:
– Foque no topo do funil
A maioria dos conteúdos evergreen são produzidos no topo do funil, que é a etapa em que os clientes ainda não tem muita familiaridade com o assunto falado no texto. Nesse momento, os leitores estão descobrindo um problema que eles possuem, mas ainda não sabem como ele pode ser resolvido.
Por conta disso, a dica é não abusar de termos muito técnicos e, sim, focar em informações básicas e educativas.
– Comprometa-se com a pauta
Essa regra vale para todos os conteúdos que você irá produzir: não fuja da proposta da pauta e comprometa-se a abordar o que o seu texto propõe. Dessa forma, o seu leitor não se sentirá enganado ao terminar de ler o artigo e você fideliza cada vez mais pessoas interessadas.
– Pesquise bastante
Para que seu texto tenha informações relevantes, é necessário pesquisar bastante sobre o assunto que será abordado. Portanto, leia diversas fontes antes de começar a escrever e extraia o melhor de cada uma delas. Além disso, nunca pare de estudar sobre a sua área de atuação: leia livros, faça cursos e esteja sempre antenado nas novidades do mercado.
– Escreva conteúdos simples e relevantes
Como a ideia é educar o leitor e ensiná-lo sobre um assunto que ele não conhece, a dica é ser o mais simples possível e evitar frases e termos muito complexos ou técnicos. Apesar de apostar no básico, é indispensável que o seu assunto seja relevante, ou seja, que ensine algo novo e que resolva algum dos problemas do seu leitor.
Você quer saber mais sobre o marketing de conteúdo e como ele pode alavancar suas vendas? Entre em contato com a gente e fale com um dos nossos especialistas!