Neurocientistas, médicos e psicólogos já conseguiram provar que as pessoas aprendem de diferentes formas.
O teórico Howard Gardner, por exemplo, conseguiu desenvolver a ideia de que os seres humanos podem ter nove tipos de inteligências:
- Linguística;
- Musical;
- Lógica matemática;
- Espacial;
- Corporal-cinestésica;
- Interpessoal;
- Intrapessoal;
- Existencial;
- Naturalista.
Por isso, a produção de conteúdos em diferentes formatos é uma excelente maneira de atender a esses diversos perfis de inteligências, conquistando uma audiência maior para os seus materiais.
CONTEÚDO ESCRITO
A partir dos textos escritos é possível fazer conteúdos de blog, tutoriais, e-books, checklists, entre muitos outros.
Esse tipo de conteúdo estimula o nosso cérebro a nos colocar no lugar do autor ou do protagonista de uma história. Afinal, a parte do cérebro que é estimulada durante a leitura é a mesma que é ativada quando algo acontece na vida real.
Por isso, esse formato é o mais indicado para criar uma relação entre a marca e o consumidor, inspirando mais confiança.
CONTEÚDO GRÁFICO
Conteúdos gráficos são essenciais para uma estratégia de Marketing de Conteúdo ficar completa. Eles podem ser usados juntamente a outros formatos, como as fotos em postagens de blog ou em e-books. Mas também podem aparecer de forma isolada, como acontece em infográficos.
Um dos grandes benefícios do conteúdo visual é ajudar a explicar conceitos e ideiais de forma mais rápida. Isso acontece porque as imagens ficam gravadas por mais tempo em nossa memória.
Por isso, esse conteúdo é recomendado para dados complexos, apresentação de ideias, chamar a atenção para a marca, entre outros formatos para atrair e convencer pessoas.
CONTEÚDO EM VÍDEO
O vídeo está sendo cada vez melhor explorado nas estratégias de marketing digital. Seja em webinars, vlogs ou animações, esse formato facilita o consumo de um conteúdo.
Ele ajuda a criar uma ligação emocional com a sua audiência, porque estimula sentidos diferentes ao mesmo tempo. Além disso, os vídeos são assimilados 60 mil vezes mais rápidos do que um texto, sem requerer participação ativa e gastando menos energia do cérebro.
São ótimas opções para vídeos sobre a história da empresa, mostrar como algo deve ser feito ou para gerar conexão emocional.
CONTEÚDO EM ÁUDIO
Os podcasts, posts narrados e audiobooks também têm feito muito sucesso entre o público digital. A possibilidade de consumi-lo enquanto realiza outras atividades é uma das grandes vantagens desse formato.
No entanto, pode ser que as informações não sejam retidas pelo cérebro com tanta facilidade. Para evitar isso, é importante que o áudio seja “dramatizado” e não apenas “lido”.
Mas para garantir o máximo de eficiência, seu uso geralmente acompanha os outros formatos de conteúdo.
CONTEÚDO INTERATIVO
Já o conteúdo interativo, como os infográficos com interatividade e os quizzes, ajudam a combinar diferentes formatos de conteúdos para estimular a interação com a sua audiência. Ele aciona múltiplas regiões do cérebro, sendo um dos formatos mais interessantes para investir.
Ele provoca alta retenção de informações e aprendizado. Ao receber uma resposta imediata de um quiz, por exemplo, o usuário se sente ouvido e atendido. Além disso, ele tem um grande apelo nas redes sociais.
Esse formato de conteúdo é bom principalmente para empresas que querem investir em redes sociais, engajando seus leitores com a sua marca.
Quer saber mais sobre conteúdo e marketing digital? Entre em contato e agende uma reunião com nossos especialistas!