Saiba as melhores estratégias de SEO para aparecer na primeira página do Google.
Ter o site aparecendo na primeira posição na SERP – a página de resultados do Google ou outros buscadores – é o sonho de qualquer empresa que deseje conquistar mais visibilidade para a sua marca no ambiente digital. A verdade é que não existe truque de mágica, para aparecer no Google é preciso investir em estratégias que alcancem o melhor resultado no ranqueamento dos mecanismos de busca.
E por mais que os anúncios pagos sejam ótimos para obter visualizações de forma rápida, estar na primeira página do Google exige que você vá além, trabalhando o seu tráfego orgânico através das otimizações do SEO, Search Engine Optimization.
Descubra como ranquear o seu site e a importância de aparecer no Google!
Qual a importância de estar na primeira página do Google?
Independentemente do segmento da sua empresa, conquistar a sonhada visibilidade na Web e aparecer no Google é a principal chave para o sucesso. A base do marketing digital é atrair pessoas e o tráfego orgânico é o conjunto de estratégias excelente para isso.
Sem necessitar de investimentos financeiros, o tráfego orgânico conquista visitantes ao seu site de forma espontânea por meio dos mecanismos de busca, como o próprio Google, através de estratégias como o SEO, principal responsável por garantir, a você, uma melhor posição na SERP.
Para se ter uma ideia da importância de estar na primeira página do Google, basta saber que os primeiros três links no ranking dos mecanismos de busca recebem cerca de 30% dos cliques, enquanto os sites que aparecem na segunda página dos buscadores, não chegam a ter 1% de acesso.
Em outras palavras, quanto melhor a sua posição na primeira página do Google, mais visitantes você terá e, consequentemente, maiores serão as suas conversões e sua receita. Bom, você já sabe da importância de aparecer no Google, mas é provável que ainda esteja quebrando a cabeça para descobrir como funciona o algoritmo do buscador. Confira a seguir essa resposta!
Como funciona o algoritmo do Google?
O algoritmo do maior buscador online no mundo é um conjunto de operações que determinam como os resultados das buscas serão apresentados aos usuários. Com uma infinidade de links disponíveis na Web, o algoritmo foca em trazer o conteúdo mais relevante com o objetivo de oferecer a melhor experiência de navegação.
Para bloquear más práticas na Internet, o Google atualiza seus algoritmos com grande frequência, só esse ano, foram anunciadas 9 novas atualizações, mas segundo o histórico do Ranktracker, esse número pode ter sido bem maior. Tornando-se cada vez mais complexos, o buscador o seguinte percurso para entregar os melhores resultados:
Crawling ou Rastreamento
O algoritmo busca novas URLs que serão indexadas a um banco de dados do Google, chamado Índice de Pesquisa. As páginas encontradas que contém links para outros sites, permitem que o buscador continue a procura por URLs recentes.
Indexação
Após encontrar novas URLs, o Google analisa todos os dados das páginas, incluindo as palavras-chave, e registra no Índice de Pesquisa, a fim de organizar os conteúdos, para que sejam facilmente encontrados.
Ranqueamento
Para entregar as melhores respostas aos usuários, o Google utiliza uma série de algoritmos que exploram o Índice, averiguando os mais de 200 fatores de ranqueamento para classificar os sites no ranking dos melhores conteúdos, é nesse momento em que se concentram as estratégias de SEO, buscando pelas posições mais altas na SERP.
Respostas úteis
Desde 2012 o Google complementou o processo dos seus algoritmos com uma nova maneira de exibir os resultados das buscas. Focando em entregar as respostas mais rápidas e úteis aos usuários, o buscador lançou o Mapa de Informações, que apresenta a resposta pronta quando se pesquisa sobre uma figura pública, uma música que esteja fazendo sucesso ou até mesmo um endereço, antes da lista de sites da SERP.
Como ranquear o seu site?
Agora que você já entende um pouco sobre como funciona o algoritmo do Google e como as páginas são ranqueadas, é hora de descobrir as melhores técnicas para colocar o seu site entre os primeiros resultados do buscador.
Velocidade do site
Quando pensamos em SEO, as palavras-chave logo vem à mente, e sua importância para o ranqueamento do seu site é inegável, mas para de fato aparecer na primeira página do Google, entre as posições de maior destaque, é preciso que você vá além nas suas estratégias.
É indiscutível que um site demora uma eternidade para carregar torra a paciência de qualquer um, fazendo com que a gente opte por ler o conteúdo de outra página, com o carregamento mais rápido.
Se as suas páginas andam demorando para carregar, muito provavelmente a sua taxa de rejeição irá aumentar e, por mais que essa não seja exatamente um fator de classificação, esta métrica pode prejudicar o seu posicionamento no ranking do Google, lembre-se de que o objetivo dos algoritmos do buscador é gerar a melhor experiência de busca aos usuários. Portanto, se você quer aparecer no Google, a velocidade do site é um dos fatores principais para melhorar a sua classificação na parte não paga.
Meta Description
Por mais que a meta description não seja um fator de ranqueamento propriamente dito, segundo o próprio Google, a técnica influencia diretamente em um dos fatores, a taxa de cliques (CTR).
Com o objetivo de resumir o conteúdo que será encontrado na página, a meta description é o texto que aparece abaixo do título e do link do site que aparece na SERP dos buscadores Web. Para aparecer na primeira página do Google, todas as suas páginas devem ter uma meta description persuasiva e atraente, mantendo a média de 150 caracteres.
Otimização para mobile
Com o usuário cada vez mais conectado ao aparelho celular, era esperado que os algoritmos do Google também levassem em consideração as páginas otimizadas para mobile. Através de uma série de práticas, o buscador utiliza a etapa da indexação – mencionada nos parágrafos anteriores -, para priorizar os sites com melhor usabilidade mobile.
Em outras palavras, se a sua meta é aparecer no Google, não basta apenas trabalhar o seu SEO na versão desktop, é necessário ir adiante, otimizando as suas páginas para mobile, garantindo a melhor experiência de navegação. A dica é sempre visualizar o site, verificando a sua acessibilidade em diferentes dispositivos.
Conteúdo
É claro que não poderíamos deixar de mencionar a importância do conteúdo para o SEO do seu site! Como foi dito anteriormente, o objetivo dos algoritmos do buscador Web é garantir que o usuário tenha uma boa experiência, encontrando todas as respostas que procura.
A influência do conteúdo é tanta, que o Google lançou, recentemente este ano, a nova atualização dos seus algoritmos chamada Helpful Content Update – ou sistema de conteúdo útil -, que prioriza a qualidade e originalidade dos conteúdos publicados nos inúmeros sites disponíveis na Internet.
A ideia da atualização é que, para evitar que o usuário dê de cara com informações repetidas em diferentes sites, o algoritmo favoreça conteúdos inovadores, que apresentem uma nova abordagem dentro de determinados temas. Portanto, para aparecer no Google, é fundamental, que além de gerar um conteúdo relevante e aprofundado, você utilize todo o seu conhecimento e expertise para criar textos originais.
Ranquear na parte não paga da SERP pode não ser tão difícil, mas exige muito conhecimento e prática para que o seu site ranqueie na parte não paga dos buscadores. Com os algoritmos sendo atualizados tão frequentemente, não é por acaso que, para aparecer na primeira página do Google, muitas empresas confiam o trabalho de SEO a agências de marketing como a Linka, que conta com toda a expertise de uma equipe multidisciplinar, focada em fazer o seu negócio disparar no ambiente digital.
Ficou interessado? Entre em contato conosco e agende uma conversa com um dos nossos analistas!