“Content is king”, ou em português, “o conteúdo é rei”, é uma frase que ficou muito conhecida nos últimos anos. Graças ao sucesso dos Ad Blockers – que bloqueiam pop ups e outras propagandas, uma das maneiras mais eficientes de conquistar a atenção de seu público é a oferta de um conteúdo de alta qualidade.
Mas para garantir que esse conteúdo esteja acessível para o seu público, posicionando-se entre as primeiras posições nos motores de busca, você deve saber otimizá-lo para SEO.
PALAVRA-CHAVE
Para começar a fazer um conteúdo otimizado, o primeiro passo é ter uma palavra-chave. A partir disso você pode escolher a pauta, com um título bem interessante – preferencialmente com essa palavra envolvida. Porém, fique atento para que o conteúdo esteja de acordo com o título. Uma chamada atraente para um material que não cumpre o oferecido pode gerar uma alta taxa de rejeição.
Você também pode usar algumas palavras secundárias, que estejam dentro desse assunto e que deverão ser utilizadas ao longo do conteúdo seja no texto ou nos intertítulos (também chamados de H2s).
Ao escolher o assunto que você vai falar, normalmente já delimitado pelo título, fique atento ao prazo de validade do conteúdo. Afinal, sites novos ou com baixa quantidade de acessos podem demorar um pouco para serem indexados. Isso transforma notícias quentes em um material pouco atraente, valendo mais a pena optar pelo conteúdo evergreen. Mas avalie bem a proposta do seu site!
Para fazer a pesquisa de palavras-chave, tanto a principal quanto as secundárias, você pode usar algumas ferramentas. Uma das mais conhecidas entre os especialistas é o SemRush.
LINGUAGEM APROPRIADA
O algoritmo definirá a relevância das informações que você levanta no seu conteúdo e também a qualidade do texto, por isso é importante optar por uma linguagem apropriada para o seu público. Afinal, o consumidor final deste conteúdo é o seu leitor, que só terá a atenção focada no seu produto se ele se interessar pelo que está lendo. Deixe seu conteúdo mais interessante e você vai conquistar o visitante do seu site ou blog!
ACESSIBILIDADE
Você também deverá trabalhar para construir uma boa metadescrição, uma URL mais amigável, fazer uso da linkagem interna e externa e alt tag nas imagens – essa ferramenta também deixará o seu conteúdo mais acessível para usuários que usam softwares de leitura de tela.
A linkagem é uma estratégia essencial para deixar seu conteúdo otimizado. Se você possui um e-commerce, ao citar determinado produto, é possível fazer um link tanto para a página de venda deste item quanto para a categoria dele. No caso de blogs, ao linkar seu conteúdo a outras páginas que possuem mais informações sobre aquele assunto, o algoritmo compreende que ali está tudo aquilo que seu leitor pode precisar, avaliando melhor a sua página e posicionando o seu conteúdo entre as primeiras posições.
Para ilustrar seu conteúdo, você pode usar tanto um banco de imagens quanto usar as fotografias que você já possui. Mas fique atento ao tamanho delas, pois páginas muito pesadas podem não ser anexadas em boas posições.
NÃO DEIXE DE PROMOVER SEU CONTEÚDO
Depois de usar todas essas estratégias e ferramentas, não deixe de promover seu conteúdo. A estratégia de SEO deve estar associada também a uma boa promoção nas suas redes sociais, agregadores de notícias ou outras plataformas. Quanto mais visibilidade (com qualidade) você tiver, melhores serão os seus resultados.
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