Saiba como a integração de marketing e vendas pode trazer grandes benefícios para o seu negócio.
Há bem pouco tempo, quando pensávamos em aumentar a receita da empresa, nossas estratégias se voltavam, automaticamente, para as vendas. E quando o assunto era atrair clientes através do posicionamento da marca, marketing era a solução.
No entanto, com as mudanças frequentes no comportamento dos consumidores, que agora optam por marcas que se posicionam no ambiente digital, torna-se cada vez mais imprescindível que as duas áreas estejam integradas uma a outra.
Portanto, se as suas ações ainda não estão baseadas no marketing em parceria com as vendas, é hora de atualizar as estratégias. Quer saber como? Continue lendo para descobrir!
O que é o marketing digital?
É verdade que marketing e vendas agora devem se complementar, mas o primeiro passo para entender como as duas áreas trabalham juntas, é compreender o conceito e as funções de cada uma delas.
O marketing digital é um conjunto de técnicas que, por meio da análise do cenário de cada empresa e suas necessidades, busca atingir os objetivos do negócio sejam eles o fortalecimento da marca, captação de leads, divulgação dos serviços ou produtos, entre outros. De forma resumida, o foco do marketing digital é se comunicar com os possíveis clientes de maneira direta e personalizada.
Para atingir os resultados esperados para cada uma das metas de uma empresa, o marketing digital explora diversas ferramentas e estratégias, como:
- Social Media;
- Mídia Paga;
- SEO;
- Inbound Marketing;
- Marketing de Conteúdo;
- BI.
Justamente por esse motivo, atualmente o processo de vendas é uma longa construção, que envolve todas as etapas do funil de vendas, passando pelo relacionamento de proximidade com o cliente, engajamento da marca, qualificação de leads, enfim, a sua fidelização.
Para que fique ainda mais claro cada um dos conceitos abordados neste artigo, confira a diferença entre marketing e vendas.
Qual a diferença entre marketing e vendas?
Apesar de ambos lidarem com os clientes, os tópicos anteriores já devem ter te dado uma ideia de como os conceitos e funções de marketing e vendas são diferentes entre si.
Enquanto o marketing digital se encarrega de atrair e nutrir os leads em potencial, as vendas buscam o contato mais direto com o consumidor, cuidando de toda a negociação até fechar a compra, momento onde ocorre, de fato, a conversão de leads em clientes.
Dessa forma, algumas das funções do marketing são:
- Definir a persona da marca;
- Criar o planejamento de estratégias;
- Nutrir os leads;
- Qualificar os leads e identificar as oportunidades de venda.
Já as vendas têm como função:
- Compreender as necessidades dos leads;
- Negociar valores e ofertas;
- Converter os leads em clientes;
- Planejar estratégias para aumentar a receita.
Agora que você já compreendeu melhor as diferenças entre as funções e responsabilidades de marketing e vendas, veja como essas duas áreas trabalham juntas.
Como o marketing digital e as vendas se integram?
Você deve ter percebido que as funções de vendas e de marketing, por mais que diferentes entre si, são complementares. Apesar de poder ser um desafio para algumas empresas, não é difícil imaginar uma integração dessas duas áreas, principalmente se levarmos em conta as vantagens!
Para que você tenha uma visão mais clara, segundo um estudo feito pelo LinkedIn, 85% das organizações afirmam que o trabalho em conjunto desses setores é fundamental para melhorar os resultados das empresas. Mas afinal, como realmente se integram as vendas e o marketing digital?
Talvez a forma mais fácil de visualizar e compreender esse vínculo é por meio do funil de vendas, utilizado tanto por uma área, quanto pela outra. Para que se chegue ao fim do funil, ou seja, para que se feche um negócio, é preciso que haja esforços de marketing digital, atraindo o público, convertendo-o a lead, gerando um bom relacionamento, para que, enfim, as vendas entrem em ação.
Como fazer a integração na sua empresa?
Unir o marketing em parceria com vendas não precisa ser um desafio tão grande quanto parece, e se feito da forma correta, garante ótimos resultados para a receita da sua empresa. Confira algumas dicas para fazer essa importante integração no seu negócio.
- Entenda a jornada dos seus consumidores;
- Defina metas em conjunto;
- Crie um planejamento integrado;
- Estabeleça objetivos para ambas as partes;
- Invista na comunicação da empresa;
- Tome decisões baseadas em dados concretos;
- Utilize ferramentas, como o CRM integrado.
Viu como a integração de marketing e vendas pode ajudar no crescimento da sua empresa? Com a Linka você pode obter resultados ainda mais positivos com as suas campanhas de marketing digital! Marque uma conversa conosco para conhecer os nossos serviços!