A partir do momento em que um consumidor entra em contato com a sua marca, ele entra na jornada de compra, que vai ser concluída quando fechar negócio. Mas o que de fato é essa jornada e qual a sua função?
Continue lendo este artigo para descobrir definição, finalidade, vantagens e como fazer o mapeamento da jornada de compra da sua empresa!
O QUE É JORNADA DE COMPRA?
A jornada de compra é o caminho pelo qual o consumidor percorre desde o despertar de um problema ou necessidade até o momento da tomada de decisão de compra, quando adquire um produto ou serviço.
Esse processo foi desenvolvido a partir dos novos fatores que vêm influenciando significativamente a decisão de compra e aquisição de um produto ou serviço.
A jornada objetiva, sobretudo, o aumento de conversões. No entanto, ela também tem como finalidade auxiliar nos desenvolvimentos estratégicos de atração e retenção do público, educar e conduzir o consumidor e construir um relacionamento concreto com o cliente através de uma experiência positiva.
A duração da jornada de compra pode variar de acordo com o público, segmento da marca e tipo de produto ou serviço oferecido. Mas todas elas possuem quatro fases, cada uma com uma meta e abordagens diferentes e adequadas para o momento.
COMO MAPEAR A JORNADA DE COMPRA?
Como te contamos anteriormente, há quatro fases para levar em consideração no mapeamento da jornada de compra.
O início da jornada começa no aprendizado e descoberta. Essa é a etapa onde o consumidor ainda não tem conhecimento de que possui um problema ou necessidade a ser solucionado, mas tem curiosidade para aprender algo novo ou até mesmo sobre pequenos incômodos do dia a dia.
Após caminhar pela primeira etapa, o consumidor se situa no reconhecimento do problema, onde ele já está mais bem informado e começa a perceber que há um problema que precisa de uma solução, para isso, ele busca mais informações de possíveis formas de atender sua necessidade.
Na terceira etapa, o consumidor já está na consideração da solução. Ele mapeou as suas opções e agora busca pela resposta mais eficiente e benéfica que solucione seu problema, se dispondo a colocar em pauta a aquisição de produtos ou serviços.
Por fim, o consumidor chega na última etapa: a decisão de compra. Assim como diz o nome, é quando, após analisar todas as suas opções, é tomada a decisão de fechar negócio.
Contudo, ainda há a possibilidade de incluir a fase do pós-venda em alguns casos. Nessa etapa, o foco é a fidelização do cliente, fortalecendo o relacionamento e aumentando a chances de voltar a fechar negócio futuramente.
Para estruturar esse processo, você pode criar personas – representação semi fictícia do seu cliente ideal – através de dados psicográficos sobre o seu público alvo, procurando obter entendimento dos seus problemas, necessidades, desejos, expectativas, dores e anseios, além dos seus hábitos, valores e objetivos. As personas também te auxiliam não só a criar uma jornada de compra alinhada ao público, mas também a desenvolver conteúdos relevantes para eles. Em nosso artigo “entenda de vez as diferenças entre público alvo e persona” te contamos como desenvolver a imagem do seu cliente perfeito.
FUNIL DE VENDAS E A JORNADA DE COMPRA
A jornada de compra tem grande ligação com o funil de vendas e caminham juntos para obter resultados positivos, mas o conceito de ambos pode se tornar confuso de distinguir.
A jornada é o processo pelo qual o consumidor passa, indicando onde ele está situado e possui quatro estágios: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra
Já o funil é o método estratégico o qual vai ser aplicado em cada estágio da jornada para se comunicar com o consumidor, ou seja, a abordagem e ferramenta utilizadas no processo. Além disso, ele só possui três estágios: o topo, meio e fundo de funil.
A relação entre ambos é justamente a combinação do conteúdo adequado de acordo com cada etapa. Para isso, é fundamental compreender cada uma delas para criar o melhor conteúdo e que sejam relevantes para o público, correspondendo às expectativas e necessidade.
Na prática, podemos associar o topo de funil com a fase do aprendizado e descoberta; o meio de funil, com o reconhecimento do problema e o fundo de funil, com a consideração de uma solução e a decisão de compra.
BENEFÍCIOS DE FAZER O MAPEAMENTO DA JORNADA DE COMPRA
O mapeamento da jornada de compra pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.
Uma das principais vantagens da jornada é que ela oferece grande quantidade de dados e informações sobre os consumidores e clientes. A partir disso, facilita a compreensão da experiência deles com a marca ao longo do processo, seu perfil e comportamento.
Conhecer o público alvo também auxilia criar um vínculo entre consumidor e marca, uma vez que quanto melhor entendimento de público, mais fácil fica de personalizar e humanizar as abordagens e formas de contato.
Também oferece maior previsibilidade, facilitando o desenvolvimento de ideias e soluções para os problemas que os consumidores podem enfrentar ao longo do caminho, possíveis falhas que devem ser ajustadas, itens que podem contribuir ainda mais para uma jornada mais eficiente e possibilitando o direcionamento dos recursos de acordo com as necessidades e com o que buscam.
Por consequência dessas vantagens, a estratégia de venda torna-se mais assertiva e direcionada, conquistando leads qualificados, proporcionando confiança pela marca por parte do público e apresentando maiores chances de gerar uma conversão.
Agora que você já conhece tudo sobre jornada de compra e como fazer o mapeamento, é hora de colocar a mão na massa. Que tal chamar a equipe Linka para te ajudar? Temos profissionais especializados e prontos para aumentar as suas conversões e alavancar seu negócio. Para entrar em contato, basta acessar nosso site e entrar em contato com um dos nossos especialistas.
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