Os backlinks são importantes estratégias para gerar autoridade e relevância para a sua marca. Entenda como eles funcionam e sua influência para o SEO.
Se a sua marca já está adequada ao ambiente digital, você provavelmente entende a importância de estratégias como o SEO para que as suas páginas apareçam entre os primeiros resultados das pesquisas feitas pelos usuários em grandes buscadores Web como o Google.
O Search Engine Optimization, como uma das principais ferramentas de rankeamento, é um conjunto de inúmeras técnicas focadas em colocar o seu conteúdo nas melhores posições de respostas às buscas online. Entre as diversas estratégias de SEO, uma das mais importantes para os fatores de rankeamento são os backlinks.
Neste artigo produzido pela Linka, descubra como funcionam os backlinks e qual a sua importância para os trabalhos de SEO.
O que é a estratégia de backlink?
Pode até ser que você não conheça esta estratégia pelo termo correto, mas se tem o costume de ler artigos, ou até mesmo notícias na Internet, com certeza já clicou em alguma determinada palavra (link), que redirecionava para um conteúdo em outra página, com informações complementares àquele que estava lendo. À essa técnica, damos o nome de backlink.
Se buscarmos uma definição de backlinks da Internet, talvez a melhor seja a do Backlink, que resume a estratégia como sendo links que ligam os conteúdos de uma página para outra da Web. Entre as técnicas de SEO, os backlinks são menções com links inseridos, que redirecionam para um conteúdo adicional de outra página, com o objetivo de gerar mais conhecimento e informação para o leitor.
Em uma definição mais ampla, os backlinks podem ser divididos em duas categorias, os internos e os externos. Entenda a diferença entre eles abaixo:
Internos
Os backlinks internos são aqueles que redirecionam para páginas dentro do mesmo domínio, ou seja, são links que ligam a outros conteúdos do mesmo site, a fim de complementar as informações buscadas pelos usuários visitantes.
A estratégia de utilizar backlinks internos é melhorar o resultado de algumas métricas e KPIs, como por exemplo o tempo de permanência no site e o número de visitas às páginas. Da mesma forma, os backlinks também são capazes de denunciar o aumento da taxa de rejeição das suas páginas.
Externos
Já os backlinks externos, na estratégia de SEO, são aqueles que ligam a um conteúdo de outros sites, e podem ser utilizados, por exemplo, quando você encontra em outra página, informações complementares e relevantes que não estão no seu domínio, sendo necessário linká-la ao seu texto.
Utilizar backlinks externos não apenas possibilita que o seu usuário obtenha um maior conhecimento sobre determinado assunto, como também permite que você construa sua autoridade e aumente a relevância da sua marca nos buscadores Web.
Qual a importância dos backlinks para o SEO?
Agora que você já sabe o que são os backlinks em suas definições, é hora de entender a sua importância para o seu trabalho de SEO. Assim como diversas outras marcas que estão no ambiente digital, o seu objetivo de investir em estratégias de SEO é atingir as primeiras posições de rankeamento, conquistando autoridade e relevância entre o seu público-alvo e a concorrência. Nisso, os backlinks são excelentes técnicas e não é difícil ver o porquê!
Quanto mais backlinks forem criados no seu site, e mais vezes as suas páginas forem linkadas em conteúdos de outros domínios – ou seja, backlinks internos e externos, respectivamente -, maior será o seu reconhecimento como uma referência. Em uma rápida comparação, os backlinks funcionam, no ambiente digital, como uma espécie de recomendação.
E é claro que, para que o seu conteúdo se torne uma referência, ele precisa ser percebido pelos mecanismos de busca. Através desses fatores de rankeamento (backlinks), o Google nota suas ações como uma forma de gerar mais conhecimento aos visitantes do seu site, que por sua vez, passa a receber mais valor dos motores de busca, jogando o seu conteúdo para as primeiras posições no ranking.
Como uma consequência, e ótima vantagem, as suas páginas passam a receber muito mais tráfego orgânico. Se as métricas do seu site apontam para um aumento na taxa de acessos e até mesmo compartilhamentos, saiba que uma das suas estratégias estão influenciando positivamente o seu SEO, entre elas, sem dúvidas, estão os backlinks.
Como criar backlinks?
Se você está se perguntando como fazer para conseguir links para o seu site, fique tranquilo, aqui vamos dar as principais dicas para a construção de backlinks para que os seus conteúdos disparem entre o rankeamento do Google.
Seja ativo nas redes sociais
Se o que você busca é conseguir backlinks para a sua marca, não existe outra opção, é preciso não somente criar uma página ou blog para a sua empresa, como principalmente, publicar conteúdos com frequência!
Outro método para a construção de backlinks é através do relacionamento com os visitantes e clientes. Reserve um tempo da sua estratégia para responder comentários e tirar dúvidas daqueles que escrevem, procure interagir com o seu público, e aproveite a oportunidade para engajar a sua marca.
Crie conteúdo de qualidade
Para que o seu site seja acessado e, visto como uma referência, não pode faltar qualidade nos seus conteúdos. Utilize todo o seu conhecimento e domínio sobre os assuntos que envolvem o seu negócio para publicar artigos e materiais relevantes para os seus usuários.
Quanto mais pessoas acessarem e recomendarem as suas páginas como referência no assunto, maior será o seu tráfego pago. Como consequência, seu site provavelmente será linkado em diversos outros domínios. Por isso, não economize nos artigos, e escreva o máximo de informações que conseguir encontrar.
Escreva Guest Posts
Um dos principais métodos de construção de backlinks são os Guest Posts, que geram links de forma natural para as suas páginas. Por serem tão eficientes, a sugestão é dar prioridade a essa estratégia.
Os Guest Posts são conteúdos trocados entre marcas parceiras, assim cada blog publica o artigo do outro em seu site, fornecendo conhecimento sobre assuntos que sejam especialidade de cada empresa. Essa é uma excelente forma de fortalecer as técnicas de backlinks, uma vez que permite que um terceiro receba espaço no seu blog, além da possibilidade de ser mencionado em outros sites.
Você já sabe quase tudo sobre backlinks, mas a verdade é que colocar em prática pode ser um pouco mais trabalhoso do que parece, por isso, que tal contar com a ajuda da Linka? Somos uma agência formada por uma equipe especializada nas mais diversas estratégias de marketing digital. Entre em contato conosco e marque uma conversa com um dos nossos analistas!