Como fazer um fluxo de nutrição ideal para o seu público

Fluxo de nutrição

Para trabalhar com um sistema de automação de marketing e obter o máximo de sucesso com essa estratégia, é necessário criar fluxos de nutrição – também chamados como “réguas de relacionamento”.

Conheça o que é, como fazer e os benefícios da nutrição de leads mais adequada para o seu público!

O QUE É O FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS?

Um fluxo de nutrição é um planejamento sequencial de e-mails enviados para uma base segmentada para que as pessoas atinjam um determinado objetivo – o que podemos chamar de conversão.

Neste caso, a nutrição de leads é feita com uma sequência de e-mails para melhorar o relacionamento da marca com o seu público alvo. Afinal, um único e-mail pode não ser o suficiente para chegar ao seu objetivo.

Essa nutrição tem mais chances de gerar conversões porque os e-mails são personalizados – uma característica essencial para o inbound marketing. Senão, a taxa de abertura poderia ser cada vez menor, por não gerar interesse em seus leads.

Entre os benefícios de fazer um bom fluxo de nutrição está:

  • Otimizar a entrega de conteúdo;
  • Economizar tempo;
  • Melhorar sua conversão.

NUTRIÇÃO DE LEADS: COMO FAZER A MELHOR ESTRATÉGIA

Você pode criar um fluxo de automação de acordo com o funil de vendas.

Dividido em 3 etapas, o funil entregará conteúdos de acordo com o momento do seu lead. O topo é para quem ainda está entendendo seu problema ou dor. O meio do funil é para quem já cogita contratar um serviço ou adquirir um produto. E o fundo do funil é quem já está analisando os concorrentes – este é o momento que se deve falar de preços e o diferencial da marca.

Para tornar o seu fluxo ainda mais interessante, aumentando as suas chances de sucesso, você pode incluir entre os materiais conteúdos exclusivos e de qualidade, além de fazer ofertas para a aquisição do produto ou serviço que você tem a oferecer.

Com os materiais já definidos, comece pelo topo de funil e coloque-o em uma landing page que se relacione com o seu objetivo.

Prepare todos os demais e-mails, a frequência de envios e defina qual ação irá começar os disparos, por exemplo:

  • O preenchimento de um formulário;
  • Recebimento de um rótulo;
  • Visitou uma página em específico;
  • Baixou algum material;
  • Clicou em algum e-mail;
  • Entre outros

 

MENSURE OS RESULTADOS

Por fim, não deixe de fazer a análise dos resultados. A taxa de abertura está relacionada a quão atrativo é o título do seu e-mail. Já a taxa de clique demonstra a qualidade do seu Call To Action.

Se a taxa de descadastro estiver muito alta, pode ser um indicativo de que seus e-mails não têm cumprido com o objetivo ou não estão adequados à segmentação.

A última taxa é a que diz respeito à conversão. Essa é a mais importante de todas as etapas, pois mostra quantos de seus leads chegaram ao momento final, cumprindo com o seu objetivo.

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