O mercado de ensino no Brasil está cada vez mais competitivo e dinâmico. Por isso, seja uma instituição pequena, média ou grande, é necessário chegar até o seu cliente, tanto para a captação quanto para a retenção de alunos, no momento certo.
O marketing digital para instituições de ensino se tornou um passo necessário para as escolas. Afinal, o meio online é atualmente um dos principais motores de buscas dos brasileiros. Descubra algumas dicas de marketing digital para que escolas, faculdades e outras instituições de educação estejam mais preparadas para atrair clientes online!
CONCORRÊNCIA COM OUTROS CURSOS
A concorrência do seu produto não é feita apenas com outras instituições de ensino de mesmo porte. No meio online o seu curso irá competir com outros cursos presenciais, online, webinars e outros materiais educativos que encontram espaço no meio digital. Ou seja, a concorrência é ainda maior e é necessário buscar destaque.
CONHEÇA O PERFIL DO SEU POTENCIAL ALUNO
Toda estratégia de marketing precisa elaborar a melhor persona. Com o marketing educacional não é diferente e também é necessário descobrir qual é o seu aluno em potencial. Busque saber quais são os objetivos, os problemas enfrentados, os interesses e como a sua instituição pode ajudá-lo.
Dê uma cara para o seu público e assim será possível estabelecer as melhores estratégias para deixar seu site mais atraente. Não se baseie em achismos, mas sim através de pesquisas e outros instrumentos que você dispõe para saber qual é o perfil do seu cliente.
DESPERTE O INTERESSE PELA SUA MARCA
A sua instituição de ensino também deve estar com uma marca bem definida, usando de sua própria identidade para despertar a atenção do estudante. Produza conteúdos que sejam atraentes e estejam alinhados também com o perfil da sua instituição.
Planeje uma estratégia de marketing de conteúdo, documentando e realizando as alterações necessárias para o seu objetivo. Produza esses conteúdos com uma frequência definida e não deixe de divulgá-los nos meios que forem pertinentes, como redes sociais, blogs ou até mesmo através de guest posts.
Não se restrinja apenas a conteúdos escritos ou um blog – mesmo que eles sejam essenciais para a sua estratégias. Webinars, pequenos conteúdos em vídeos, entre outros formatos, têm muitas chances de serem vistos e apreciados pelo seu público.
Com isso, não deixe de mensurar os resultados obtidos com cada conteúdo, reunindo as informações que forem o suficiente para melhorar a sua estratégia.
INVISTA EM SEO
O trabalho de SEO é muito importante para que a página da sua instituição esteja bem posicionada. Exatamente pelos motores de busca serem essenciais para a pesquisa de novas instituições, por parte dos alunos e seus responsáveis, é necessário que a sua escola ou faculdade também possa ser encontrada entre as primeiras posições.
Ele pode levar um tempo para mostrar todo o potencial que você deseja, mas é de extrema importância para todo um projeto. Por isso ele deve ser feito em conjunto com outras estratégias, garantindo efeitos a curto e médio prazo.
ENTENDA A DINAMICIDADE DO SEU NEGÓCIO
É necessário também compreender como os negócios de educação são dinâmicos. Além da sazonalidade, como pode acontecer com cursos de férias e intercâmbios, é necessário elaborar suas campanhas de acordo com a disponibilidade para cada curso. Afinal, é necessário investir na divulgação de produtos que estejam disponíveis, tenham vagas e também saber quando começar a campanha.
Por isso, disponha de uma equipe e ferramentas para garantir que esses dados estarão sempre bem atualizados.
Agende agora uma reunião com nossos especialistas! Entre em contato e descubra como melhorar a estratégia de marketing da sua instituição de ensino!