A transição para o digital está bem consolidada no mercado brasileiro. Cada vez mais pessoas usam o meio online para fazer suas compras e a tendência é que os números continuem a crescer. No Brasil, com o crescimento da rede 4G, aumenta a cada mês o número de pessoas que faz compras ou consome outros tipos de conteúdos online.
Nesse cenário, ter agilidade é a maneira certa de conseguir chegar ao seu consumidor no momento certo. Por isso é necessário fazer a segmentação de seus clientes!
No entanto, não existe uma fórmula mágica para fazer a segmentação de clientes, garantindo o sucesso logo de cara. Por isso é necessário levar em consideração muitas variáveis de dados, que ajudam a determinar o perfil de um consumidor ou todo um grupo. Netflix e Spotify são bons exemplos, pois conseguiram criar uma segmentação a partir de uma modelagem estatística, oferecendo novos produtos a quem já navega em sua plataforma – além de e-mails anunciando lançamentos.
VARIÁVEIS CONCRETAS: SAIBA O QUE DEVE SER CONSIDERADO
Muitas empresas partem das chamadas “variáveis concretas” no momento de fazer a segmentação. Porém, é importante pensar que categorias como renda, gênero ou idade podem não ser o suficiente para deixar a segmentação mais qualificada para a sua estratégia.
O consumidor online muda tão rápido quanto as novidades oferecidas pelo mercado, por isso é necessário estar buscando sua atenção de uma maneira amigável, prevendo seus próximos passos. Com isso, valores menos concretos e mais subjetivos devem ser cada vez mais levados em consideração ao classificar seus possíveis compradores.
Analisar a maneira como essa pessoa interage com o meio online, desde o tempo que ela dispõe em seu dia a dia até a quais são suas atividades de lazer preferidas, também pode ajudar a encontrar a melhor abordagem.
FALAR MENOS, OUVIR MAIS
A máxima que serve de conselho para ganhar a simpatia das pessoas também vale quando estamos falando de uma empresa. Antes de disparar sua comunicação sem muito embasamento, vale a pena ouvir, ver e sentir o que o seu consumidor deseja encontrar.
Com estes dados, você pode ser o mais específico possível. Ao passar mensagens gerais, dificilmente você conseguirá demonstrar que aquele conteúdo ou produto é realmente interessante. Assim, mais do que criar um lead qualificado, você terá um consumidor mais engajado.
MEÇA O SUCESSO DE SUA ESTRATÉGIA
Jamais deixe de registrar todas as informações e dados, para que você tenha um norte desde o começo do seu projeto. É essencial avaliar se o caminho escolhido está trazendo os resultados esperados.
Ao ter dados para analisar e comparar, é possível identificar quais são os pontos que devem melhorar ou ser mantidos para garantir o sucesso da sua estratégia.
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