Entenda em detalhes como conseguir o sucesso da sua estratégia de SEO.
Sabemos que não é possível resumir o marketing digital em apenas uma estratégia, mas se fossemos escolher uma única, talvez a mais interessante seria tráfego. Afinal, quem não sonha em conquistar mais visibilidade para as suas páginas? Imagine então, aumentar suas chances de conversão de leads sem gastar com investimento financeiro?
É nesse cenário que aparece o SEO (Search Engine Optimization), que você, com certeza, já ouviu falar. Responsável por colocar sites entre as primeiras posições na página de resultados de busca do Google (SERP), ou outros buscadores, é uma das estratégias mais utilizadas por quem quer disparar as suas visualizações.
Se você acompanha os conteúdos da Linka, provavelmente já sabe que o SEO – Search Engine Optimization -, nada mais é do que um conjunto de táticas de otimização de páginas da Web focadas em melhorar o seu posicionamento entre os resultados orgânicos nos mecanismos de busca. Mas será que sabe como realmente funciona o SEO? Descubra mais sobre a estratégia neste artigo!
Motores de busca
O primeiro passo para entender o funcionamento do SEO, é conhecer o que são e como funcionam os motores de busca. Seja qual for a sua preferência na hora de pesquisar as suas dúvidas, o Google, Bing, Yahoo, ou outros, são todos mecanismos ou motores de busca, sistemas que, por meio de uma série de algoritmos, têm o papel de entregar os melhores conteúdos para os usuários.
Para que você receba exatamente a resposta que está procurando e de maneira organizada, o Google – principal motor de busca, utilizado por mais de 92% dos usuários -, segue um processo específico, dividido em três etapas:
- Rastreamento;
- Indexação;
- Ranqueamento.
A fim de seguir todo esse caminho, desde rastrear suas páginas, indexá-las aos índices do buscador até, enfim, ranqueá-las no momento da pesquisa feita pelos usuários, é que se concentram as estratégias de SEO. Através de uma palavra-chave procurada por alguém, o Google buscará em seu índice, as páginas que contenham termos relacionados, por exemplo, e juntamente com outros fatores de ranqueamento, seu site pode aparecer entre as primeiras posições da SERP.
Fatores de ranqueamento
Apesar de ser um segredo muito bem guardado pelo Google, especialistas de SEO estimam que existam mais de 200 fatores de ranqueamento que definem a posição de cada site nas páginas de resultado de buscas.
Baseados principalmente no comportamento dos usuários, os fatores de ranqueamento estão em constante modificação, e não é surpresa dizer que isso impacta diretamente no funcionamento do SEO do seu site e páginas, que tendem a cair no ranking quando a otimização não é ajustada. Alguns exemplos dos fatores que podem trazer o sucesso do SEO são:
- Velocidade do site;
- Experiência do usuário;
- Responsividade;
- Palavras-chave;
- Meta description;
- URLs;
- Backlinks;
- Imagens otimizadas.
Outro importante fator de ranqueamento para manter no seu radar é o conteúdo, considerado tão relevante para o Google, que o buscador trouxe uma novidade na atualização dos seus algoritmos. O Helpful Content System, ou sistema de conteúdo útil, se traduzido para português, tem como prioridade ranquear conteúdos originais e de qualidade.
Como colocar o funcionamento do SEO em prática?
O bom funcionamento do SEO não é diferente de qualquer outra estratégia de marketing digital, com isso dito, o primeiro passo para colocá-lo em prática é criar um planejamento, que deve envolver os objetivos a serem alcançados e como atingir essas metas definidas.
Ao definir os objetivos do SEO, é preciso que você mantenha as metas alinhadas ao que espera conquistar para a sua marca, como gerar novos leads, melhorar o tráfego orgânico, gerar mais vendas, aumentar a sua autoridade no mercado. Neste momento, é interessante identificar, também, as métricas e KPIs que devem ser monitorados.
É igualmente importante definir as palavras-chave, busca que deve indicar quais são os termos mais pesquisados para o seu negócio, levando em conta a competitividade entre os seus concorrentes, conversões e volume de buscas.
Intenção do usuário
Ao investir na prática de otimização de sites, é preciso lembrar que, para o Google, o que vale é entregar a informação que o usuário procura, por isso o sucesso do SEO depende, também, de compreender a intenção daquele que pesquisa.
Portanto, as estratégias postas em prática devem, sempre, visar na resposta que os usuário do buscadores querem encontrar. Neste sentido, é possível dizer que talvez o maior desafio do funcionamento do SEO é compreender as intenções de busca.
Uma forma fácil de entender o que o seu cliente pesquisa é justamente procurar no Google os termos mais buscados e analisar os links que aparecem nas primeiras posições. Dessa maneira, você poderá seguir pelo mesmo caminho, optando pelas técnicas mais assertivas para o sucesso do SEO.
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