Em um mundo cada vez mais conectado é de se esperar que a concorrência online seja cada vez maior. Justamente por isso que é tão importante investir em boas estratégias de marketing digital para se destacar, impactando o público onde ele estiver com conteúdo que seja de fato relevante.
E dentre as diversas estratégias uma que tem se destacado é o SEM (Search Engine Marketing), focada em conseguir uma boa visibilidade dentro dos principais motores de busca da internet, assim como o Google, Bing e Yahoo. Nesse artigo nós explicaremos melhor como funciona o SEM e quais vantagens ele pode trazer para o seu negócio. Confira:
POR QUE OS MOTORES DE BUSCA SÃO TÃO IMPORTANTES PARA O MARKETING DIGITAL?
Segundo dados do Global Data Report, 98% dos usuários da internet utilizam algum site de busca ao menos uma vez ao mês. Estima-se que, a cada segundo, sejam realizadas cerca de 2,3 milhões de pesquisas apenas no Google. Ou seja, um gigantesco volume de pessoas passam por esses buscadores todos os dias, sendo eles responsáveis por boa parte do tráfego na internet. Tendo isso em mente, não é difícil de imaginar a sua importância para os negócios, não é mesmo?
Os buscadores são uma importantíssima fonte de informação, que fazem o rastreamento e ranqueamento de todas as páginas que tenham a ver com os termos pesquisados pelos usuários.
O problema aqui é que, a maioria das pessoas se atentam apenas aos primeiros links que aparecem nas páginas de resultados, as chamadas SERPs (Search Engine Result Page), que acabam por ter uma grande vantagem em relação aos demais.
Cerca de ⅓ dos usuários clicam já no primeiro link, sendo os outros ⅔ divididos entre todos os demais. Além disso, cerca de 90% dos usuários clicam em apenas um link.
Por conta disso surgiu a necessidade de pensar em estratégias que possam garantir um bom ranqueamento das suas páginas nos motores de busca, e é justamente disso que trata o SEM.
O QUE É SEM?
SEM, também conhecido como marketing para os mecanismos de busca, é uma das estratégias fundamentais do Marketing Digital e consiste em um conjunto de técnicas que visam melhorar o ranqueamento de uma determinada página em um buscador, garantindo assim um maior e constante tráfego de usuários e, consequentemente, mais oportunidades de negócios.
Se você leu o nosso artigo sobre SEO, tudo isso deve estar te parecendo muito familiar, não é mesmo? E não é por acaso, uma vez que o SEM é baseado em dois pilares principais, sendo um deles justamente o SEO.
SEO
O objetivo do SEO (Search Engine Optimization) é garantir um bom ranqueamento nos buscadores, trazendo usuários para as suas páginas de forma orgânica, ou seja, sem ter que pagar por isso. Ele consiste em uma série de otimizações tanto dentro (on-page) quanto fora (off-page) das páginas, que visam melhorar a experiência dos usuários e torná-las mais atrativas para os algoritmos dos buscadores. Entre os principais aliados de qualquer estratégia de SEO encontra-se a produção de conteúdo qualificado, ou seja, o Marketing de Conteúdo.
LINKS PATROCINADOS
O Segundo pilar do SEM relaciona-se aos links patrocinados, ou seja, à compra de anúncios a serem exibidos no Google e em outras plataformas. Assim como o SEO, os links patrocinados dependem do estudo de palavras-chaves e uma série de outras técnicas para garantir que seus anúncios apareçam no momento certo para os usuários certos.
A grande vantagem desse tipo de anúncio é a alta possibilidade de segmentação, tanto por público quanto por estratégia, além do baixo investimento requerido. Isso porque, você paga pela quantidade de cliques e também tem a possibilidade de pausar as campanhas sempre que quiser.
Outra vantagem dos links patrocinados é que, diferentemente das otimizações de SEO, eles tendem a trazer resultados expressivos já no curto prazo, mas que tendem a estagnar com o passar do tempo. Já no caso do SEO, os resultados demoram a aparecer mas tendem a melhorar constantemente com o passar do tempo. Justamente por isso a importância de se investir em ambas estratégias.
Como estratégias de SEM podem ajudar a minha empresa?
As chamadas SERPS (página de resultados do Google) são uma das principais vitrines da internet, e ter a sua empresa em destaque nelas é algo extremamente positivo. Além de garantir um maior tráfego de pessoas dentro do seu site e, consequentemente, mais oportunidades de negócios, você ainda tem a chance de impactar o usuário em um dos pontos chaves da jornada de compra, justamente no momento em que ele está buscando por aquilo que você tem a oferecer.
Além disso, a presença entre os primeiros resultados da pesquisa te garante um senso de autoridade, melhorando a forma como as pessoas enxergam a sua empresa.
COMO COMEÇAR A IMPLANTAR ESTRATÉGIAS DE SEM?
Implantar uma estratégia de SEM do zero é algo trabalhoso e que exige um grande conhecimento técnico. É preciso ter um bom entendimento do seu público, conhecer as palavras-chaves que são mais relevantes para o seu negócio, além de ter um bom domínio de mídias pagas e ferramentas de anúncios como o Google Ads.
Por isso mesmo, talvez seja mais interessante contar com um parceiro estratégico para te auxiliar nessa jornada. Aqui na Linka, por exemplo, nós contamos com um time de especialistas em SEO, Mídias Pagas, Conteúdo, entre outros, atualizando-se constantemente e trabalhando em conjunto para a otimização das suas páginas e campanhas, de forma a atrair muito mais clientes e oportunidades para o seu negócio.
Clique aqui para falar com um de nossos especialistas e descubra o que podemos fazer juntos pela sua empresa.
Artigos Relacionados:
Como o SEO traz resultados orgânicos para a sua empresa?
Web Vitals: Como a nova atualização do Google afeta as suas estratégias de SEO?
Por que é o momento perfeito para se investir em SEO?
5 motivos para se investir em marketing de conteúdo.