Contratar uma agência de marketing digital está longe de ser a mais fácil das missões. É preciso pensar que se trata de um relacionamento de longa data com uma empresa que vai cuidar da imagem de sua marca perante o mercado. É necessário fazer a escolha certa para que a rotina de trabalho seja harmoniosa e gere bons resultados.
Antes de escolher sua nova parceira de marketing digital, é recomendável pensar em alguns pontos para tomar a decisão mais assertiva possível.
AGÊNCIA OU CONSULTORIA
Enquanto a primeira diagnostica e realiza, a segunda diagnostica e orienta. Então, se você precisa de alguém especializado para dar um norte para suas ações, uma consultoria pode ser o suficiente. Mas, se sua intenção é profissionalizar toda a parte de marketing, desde a análise até a execução, a agência é sua melhor opção.
LOCALIZAÇÃO
Você tem problemas com reuniões via Skype, telefone ou Google Hangouts? Se a resposta for não, talvez a proximidade não seja tão importante assim. Mas, se você faz questão de reuniões presenciais frequentemente para acompanhar o andamento dos trabalhos, talvez a melhor opção seja escolher uma agência próxima de sua empresa ou ao menos com uma localização favorável.
INVESTIMENTO E PRAZO
É preciso ter consciência de que investir em marketing digital significa ter vantagem sobre seus concorrentes ou, ao menos, não ter desvantagens. Então, antes de escolher sua agência, calcule o quanto está disposto a gastar e quanto espera que seja seu ROI.
Quanto ao prazo, é sempre recomendável optar por contratos mais longos, nunca com menos de 6 meses de duração. Ao contatar uma agência digital, espera-se que ela realize um trabalho bem estruturado e gere retorno financeiro a sua empresa. Então, é preciso dar um prazo suficiente para que ela possa fazer um planejamento consistente e, em seguida, uma execução apurada.
CASES
É ponto comum procurar por empresas que tenham cases no mesmo segmento que o seu. No entanto, no momento de escolher uma agência, procure saber se ela apresenta cases em serviços distintos. Assim, é possível avaliar se tal agência consegue se adaptar bem a cada cliente e não apenas repete processos. É importante entender que tipo de tratamento ela dá à clientela e como é seu relacionamento com as marcas.
ESPECIALIZADA OU MULTI-TASK?
A escolha entre uma agência multitarefa ou especializada deve estar de acordo com as suas necessidades. Se tiver pretensão de pedir por mais de um serviço, a agência digital com profissionais multidisciplinares e com formação em áreas distintas possivelmente será sua melhor escolha. Para um trabalho específico em uma única frente, vale a pena comparar o que a agência especializada e a multi-task oferecem.
CERTIFICAÇÕES
Uma das maneiras para medir a credibilidade de uma agência digital é conferir se ela tem certificações de marketing. Tais atestados mostram que a empresa busca inovação e realiza trabalhos de qualidade.
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