Você já ouviu falar em CRO? A Conversion Rate Optimization, ou Otimização de Conversão – em português, é uma forma sistemática e estruturada para melhorar a performance do seu site, aproveitando melhor o tráfego que o seu domínio já possui. Com isso, você aumenta a conversão sem precisar, necessariamente, aumentar também o número de visitantes.
Falar sobre CRO é muito importante para aproveitar ao máximo o tráfego que você já possui e assim reduzir os custos em anúncios e integrar as estratégias de SEO. Um bom trabalho de CRO diminui o custo também do seu investimento com o CAC – Custo de Aquisição de Cliente.
E um dos pontos positivos da Otimização de Conversão é que sempre é possível fazer melhorias que podem aumentar as vendas do seu site!
MUDANÇAS PAUTADAS EM ANÁLISES
Todas as mudanças devem ser pautadas em dados – que você pode extrair com as ferramentas utilizadas no seu dia a dia. Afinal, uma estratégia que deu certo com uma marca nem sempre irá se aplicar a todos os seus concorrentes. A métrica utilizada para a estratégia de CRO deve se basear no comportamento público que acessa o seu site, levando em consideração as peculiaridades de cada negócio.
Uma das maneiras de fazer um teste e descobrir qual é a melhor alternativa é através do teste A/B. Ele consiste em distribuir o tráfego para duas versões diferentes de uma mesma página, sendo A a versão original e B a versão atualizada. Desta forma é possível medir qual delas apresenta resultados melhores. As mudanças também devem ser únicas, pois se fizer mais de uma por vez será difícil definir qual é o motivo pelos melhores resultados.
É importante deixar um tempo de teste maior – mais ou menos o período de uma semana. Isso porque, normalmente, o público que acessa às segundas não é o mesmo que acessa aos finais de semana, por exemplo.
As mudanças não devem se limitar também a pequenos detalhes, como cores ou o uso de call-to-action. Mesmo que a mudança seja gradual, é necessário que ela atinja diversos conteúdos e ferramentas do seu site, buscando oferecer mais clareza para o seu cliente.
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