As personas, ou buyer personas, são as representações fictícias dos consumidores de uma marca. É importante que a criação seja baseada em dados verdadeiros, como características demográficas e comportamentais dos clientes, assim como a compreensão de suas motivações, desafios, objetivos e preocupações. Mas construir uma persona estereotipada ainda é o erro de muitas marcas.
O principal motivo para que isso aconteça é a falta de uma pesquisa adequada. Desta forma, os “dados” que constroem essas personas nada mais são do que achismos e ideias ultrapassadas, sem proximidade com as reais características dos seus clientes.
Com a persona errada, suas campanhas e ações não serão veiculadas para o seu público ideal, fazendo com que você desperdice seus recursos. Conheça algumas dicas para criar a persona da sua marca com mais eficiência!
PESQUISE
O mercado digital proporciona diversas possibilidades para quem deseja coletar dados e informações de seus clientes. Através de pesquisas por formulários, e-mail ou até mesmo por telefone, com as informações de seus leads é possível saber mais sobre o perfil do seu consumidor.
Ao aproveitar esses meios para falar diretamente com seus clientes, a sua persona fica mais próxima da realidade.
DEIXE OS PRECONCEITOS DE LADO
Falar que o preconceito é prejudicial para uma marca pode soar redundante atualmente. No entanto algumas ideias podem passar sem receber a devida atenção entre os seus materiais de divulgação, sendo necessário que a “revisão” desse conteúdo passe por mais de uma pessoa, preferencialmente.
Ao invés de investir nos clichês, busque caminhos inovadores para passar sua mensagem, sem apelar para mensagens que podem soar ofensivas para qualquer grupo.
ENTENDA O MOMENTO DO SEU CLIENTE
A sua persona também deve refletir qual é o momento da vida e da compra em que o seu cliente se encontra. Ele está apenas interessado no assunto ou já está considerando fazer a compra?
Pesquise mais sobre esse momento e produza materiais, campanhas e ações que sejam interessantes para essa pessoa. Assim você não perde por ficar apenas no básico ou avançar rapidamente sem gerar engajamento.
EMPATIA É PALAVRA DE ORDEM
A persona deve ser uma ferramenta de empatia. A melhor maneira de fazer isso é apresentar pontos específicos, que geram proximidade com o universo do seu consumidor. Com todos os recursos que estão à sua disposição no meio online, fica muito mais fácil construir uma persona que seja mais parecida com o seu real consumidor.
Tem dúvidas de como fazer o marketing digital da sua empresa? Marque uma reunião com nossos especialistas e veja as melhores opções para a sua marca!