O Inbound Marketing, ou marketing de atração, trabalha com diversas estratégias para atrair cada vez mais pessoas para o seu negócio, transformá-las em leads e guiá-las ao longo de toda a jornada de vendas, até a compra. Uma dessas estratégias é a criação de landing page.
Criar uma landing e fazê-la converter vai além de oferecer algo em troca ao usuário, há outras formas de você trabalhar a sua página e aumentar a sua taxa de conversão.
Continue lendo este artigo para descobrir como criar landing pages que convertem e outras informações interessantes sobre elas.
O QUE É LANDING PAGE EM PORTUGUÊS?
A landing page é, traduzido de forma literal para português, uma página de aterrissagem. Isso porque é o destino ao qual uma estratégia de marketing deseja que o usuário chegue.
A landing também é conhecida como página de conversão, que é exatamente sua finalidade. A conversão é qualquer tipo de ação positiva tomada pelo usuário, seja uma compra, assinatura de newsletter, download de materiais ricos ou preenchimento de um formulário, tudo depende do seu objetivo. Logo, a landing page é uma página que estimula o usuário a realizar uma ação desejada e planejada.
A conversão faz parte do funil de vendas e, por isso mesmo, essas páginas são fundamentais, principalmente em campanhas de marketing digital, pois elas levam o usuário para a próxima etapa desse funil e, consequentemente, podem transformar o usuário em um lead. Além disso, é uma forma de captar dados do visitante com consentimento, armazená-los e utilizá-los futuramente para saber como continuar a sua evolução no funil.
QUAL A TAXA DE CONVERSÃO IDEAL DE UMA LANDING PAGE?
A taxa de conversão é uma métrica muito importante e utilizada para mensurar resultados de estratégias do marketing digital, sendo uma delas a criação de landing pages e até mesmo medir o retorno dos investimentos feitos pela empresa. Com essa métrica, você consegue entender a eficiência das suas ações e caminhar para os próximos passos.
Uma boa taxa de conversão depende de diversos fatores. Ela pode variar de empresa para empresa, pois alguns negócios apresentam maior procura de mercado do que outros. Também pode sofrer uma variação de objetivo para objetivo da landing. Então, não tem um número específico para tomar como base do que é ideal.
Você pode calcular a sua taxa de conversão dividindo o número de conversões pelo número de visitantes e multiplicar por 100. Se a sua landing page alcançar metade dos visitantes já pode ser considerado um resultado excelente, mas ainda assim é algo que deve ser definido pela própria empresa.
COMO FAZER LANDING PAGES QUE CONVERTEM?
Não há uma receita exata a ser seguida para fazer landing pages que convertem, mas temos algumas dicas que podem te ajudar a desenvolvê-la.
A mensagem do conteúdo pode variar dependendo do seu objetivo de conversão e o tipo de landing page que você está desenvolvendo. Logo, o primeiro passo é definir qual é o seu intuito com a landing page, por exemplo criar uma planilha de emails para oferecer promoções ou uma lista de telefones para entrar em contato e oferecer o serviço. Depois, é preciso definir o tipo de página, por exemplo divulgação de uma newsletter, página de venda de um produto, oferta de material rico gratuito, entre outros.
Outro fator que pode influenciar a sua conversão é ter um público alvo bem definido. Ter um bom entendimento do seu público, saber o que eles consomem, o que não consomem, qual é o melhor approach e afins pode te ajudar a desenvolver uma landing page que seja irresistível e assertiva aos seus usuários.
Como você já ficou sabendo no começo do texto, a landing page tem uma única função específica: a conversão. Pensando nisso, evite distrações com outros tipos de anúncios, informações e elementos, a ação desejada precisa ser de fácil reconhecimento. Prefira usar o que é essencial para a comunicação, passar uma mensagem com clareza, de forma direta, sucinta e breve, sempre deixando claro qual é a ação que deve ser tomada e que incentive o usuário a realizá-la, mas de modo que ele se sinta confortável e confiante. Aplicar as técnicas do copywriting pode ser uma ótima estratégia para uma comunicação assertiva.
Para incentivar uma conversão, é necessário entregar algo em troca. Você deve oferecer um bem muito importante, podendo ser um produto, materiais ricos, conteúdos, cupons de desconto, mas faça com que fique claros os inúmeros benefícios ao usuário após realizar a ação.
Dentro do conteúdo da landing page, também temos os formulários, que são necessários para você poder entregar o que promete para o usuário. O recomendado é que esses formulários peçam as informações necessárias, em outras palavras, nem informações demais e nem de menos. Vale lembrar que o tipo de informação que o seu formulário pede depende do seu objetivo com a conversão e se eles dependem desses dados em específico.
A primeira impressão é a que fica, então é interessante caprichar no visual. Em termos de design, ter uma página com boa organização de estrutura faz toda a diferença. Posicionar o botão de CTA de forma visível e destacada, disponibilizar informações sobre a empresa e suas redes sociais, fazer um bom jogo de cores são alguns pontos em que você pode se atentar para trabalhar a imagem da sua landing page.
Vídeos são um ótimo recurso de comunicação para landing pages, pois trazem uma mensagem mais visual e de fácil assimilação, além de prenderem mais a atenção do usuário.
A internet vive em constantes mudanças e isso acaba influenciando o marketing digital. Então, é muito importante fazer testes regularmente para verificar se a sua landing page está performando efetivamente. Você pode fazer testes A/B para confirmar e garantir resultados.
Também é muito importante considerar variações em dispositivos. A mesma landing page pode funcionar de formas diferentes em diversos tipos de dispositivos. Portanto, é necessário levar em consideração algumas adaptações, como por exemplo para desktop e mobile, e prever como a página funcionará em cada um deles. Assim, a experiência do usuário, o design, navegação e a escaneabilidade não são comprometidos.
A última dica, mas não menos importante para criar landing pages que convertem é contar com a equipe de especialistas da Linka, que desenvolvem estratégias e ações de inbound marketing para gerar cada vez mais conversões. Se tiver interesse, é só solicitar um contato com um de nossos especialistas especialistas.
ARTIGOS RELACIONADOS
Como montar um fluxo de nutrição de leads