O novo Microsoft Clarity é mais uma ferramenta poderosa na análise de UX e comportamento de usuários online.
A Microsoft anunciou na última semana o lançamento da sua própria plataforma gratuita de análise de dados, o Clarity. Disponível em versão beta pelos últimos dois anos, a nova ferramenta finalmente chega ao grande público.
O Clarity traz informações detalhadas sobre o comportamento dos usuários dentro do site, por exemplo: quantos rolaram para cima e para baixo em busca de alguma informação que não foi facilmente encontrada, quantos clicaram em links não existentes, detalhes da jornada do usuário dentro do site, entre outras coisas.
Confira abaixo alguns dos recursos do Clarity que mais chamam a atenção.
MAPEAMENTO DE CLIQUES E DE ROLAGEM
Painel de controle do Microsoft Clarity. Imagem: Microsoft.
Logo na tela inicial, o Clarity permite analisar a quantidade de sessões ativas e quanto tempo os usuários passaram no seu site. Mas, para além disso, a Clarity ainda traz outros dois tipos de mapeamento: por cliques e por rolagem. Enquanto o primeiro mostra com qual conteúdo os usuários da página estão interagindo mais, o segundo deixa evidente se os usuários estão de fato vendo aquilo que você quer que eles vejam.
Através de aprendizado de máquina, a ferramenta consegue identificar cliques mortos (quando o usuário clica em um botão ou hiperlink e nada acontece) mostrando que pode haver algo de errado com a programação do site, além de cliques excessivos (quando o usuário clica diversas vezes em uma mesma sessão, provavelmente acreditando haver um hiperlink onde não há). Essa última ajuda a identificar partes da página que podem ser contra intuitivas para os usuários.
Outra métrica interessante é a rolagem excessiva, que mostra que um usuário passou muito tempo rolando para cima e para baixo em uma determinada página. Isso pode demonstrar que a informação que ele buscava não foi encontrada facilmente ou ainda evidenciar problemas com o layout, configuração das fontes ou anúncios que estejam atrapalhando a navegação.
SESSÕES GRAVADAS
Uma das possibilidades que se sobressaem no Clarity é a de assistir a todas as sessões que aconteceram no seu site. No Clarity você consegue ver exatamente o que ele fez nesse tempo, permitindo analisar o seu comportamento e ainda ajudando a tomar melhores decisões em relação ao layout.
FILTROS
A ferramenta permite a filtragem dos dados dos usuários por tempo de navegação no site, sistema operacional, país, entre outros. Por enquanto não é possível segmentar a localização por cidade.
VALE A PENA EXPERIMENTAR O NOVO MICROSOFT CLARITY?
Enquanto a principal preocupação do SEO é atrair usuários para o seu site, de nada adianta esse maior volume de pessoas se elas não conseguirem encontrar aquilo que estão buscando. E o Clarity chega para auxiliar nesse quesito.
Uma vez que você possa identificar com quais sessões os usuários estão interagindo mais, é possível saber se eles estão vendo aquilo que você quer que eles vejam, podendo justificar com dados necessidades de mudança de layout e design, por exemplo.
Através dos dados coletados também é possível identificar formas de melhorar a experiência dos usuários nas suas páginas e até mesmo melhorar os índices de conversão. Somado ao fato de a ferramenta ter sido desenvolvida de forma a não gerar nenhum tempo adicional de carregamento para as suas páginas, é possível dizer que o Clarity é um interessante complemento a outras plataformas de análise de dados, como o próprio Google Analytics.
Fontes:
https://searchengineland.com/microsoft-clarity-the-companys-tool-for-visualizing-user-experience-is-out-of-beta-342959
https://techtrends.com/2020/10/31/clarity-tool-by-microsoft/
https://socialmaharaj.com/2020/11/02/features-of-microsoft-clarity/