Cada vez mais pessoas buscam “conselhos” no Google. “O que eu faço para…?” ou “Eu preciso de um…” são frases que se tornaram comuns no buscador mais utilizado da web ocidental.
Recentemente o buscador divulgou dados que mostram que usuários têm usado expressões muito mais pessoais na hora de pesquisar, o que pode mudar diretamente as estratégias de SEO. Afinal, quando cresce o uso de palavras e frases completas, geralmente relacionadas a conversas, conselhos, além do uso de termos coloquiais, é necessário fornecer respostas tão específicas quanto.
De acordo com dados do próprio Google, as buscas no mobile usando o termo “para mim” tiveram um aumento de 60% em comparação ao período de junho de 2015 e 2017. O termo “eu deveria” também passou a ser mais buscado, com um aumento de 65% nas pesquisas.
Em relação ao período de julho e dezembro de 2015 e 2017, o crescimento para “eu posso” foi de 85%, enquanto a expressão “eu preciso” aumentou mais de 65% nas buscas.
MUDE O TOM E A ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
O usuário, ao buscar por mais informações de um produto ou serviço, quer mais do que encontrar um item à venda. Por isso é importante preparar conteúdos que sejam mais instrutivos e que ofereçam informações mais precisas e particulares.
Essa mudança pode começar no tom do seu conteúdo, voltando-o para a primeira pessoa. Por exemplo, ao invés de “lugares para conhecer em São Paulo”, opte por “lugares que eu deveria conhecer em São Paulo”.
A clareza e a objetividade não devem ser deixadas de lado, evitando disputar atenção com outros estímulos presentes no ambiente digital. Além disso, seu conteúdo poderá ser ranqueado para o Google Featured Snippets ou Snippets em destaque.
As palavras-chaves ainda devem ser utilizadas, incluindo suas variações e formas secundárias, aumentando a relevância do seu conteúdo.
Entre em contato com nossos especialistas e veja as melhores soluções de marketing digital para a sua empresa!