Se você já teve algum contato com marketing ou publicidade, provavelmente em algum momento já ouviu falar em “branding” ou “posicionamento de marca”, certo? Mas apesar de muito utilizados, esses termos ainda não estão muito claros na mente da maioria das pessoas.
Muitos ainda hoje vêem o branding apenas como a logomarca e a identidade visual de uma marca, o que não está completamente errado, uma vez que esses itens são parte importante do branding, mas o conceito vai muito além disso.
Neste artigo, nós aqui da Linka explicamos melhor o conceito de branding, além de trazermos algumas dicas de como aplicar essa estratégia na prática. Confira a seguir:
AFINAL, O QUE É BRANDING?
Branding não é um termo exatamente novo, ou então exclusivo do marketing digital. Muito pelo contrário, antes da internet, empresas já realizavam ações de branding, com a diferença que essas ações tinham como foco a TV, rádio, outdoors entre outros. Quando essa estratégia é adotada no ambiente online, então falamos em ‘branding digital”.
Mas, resumidamente, o branding ou posicionamento de marca é uma estratégia complexa que tem como objetivo gerar sensações no público em relação a uma determinada marca, criando relações conscientes e inconscientes.
Basicamente, se trata de um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, aos propósitos e valores da marca que possam gerar algum tipo de identificação com o seu público.
O branding orienta a percepção do público em relação à marca, mantendo-a na cabeça e no coração da audiência de forma a que ela seja referência no segmento em que atua e a escolhida no momento decisivo da compra.
Para isso, é preciso ir além da venda de um determinado produto ou serviço, engajando a sua audiência e apresentando vantagens e diferenciais que possam te destacar da concorrência.
O branding também está intimamente ligado a junção de ideias ou conceitos a seu produto ou serviço, como nos exemplos abaixo:
Refrigerante + diversão = Coca-cola
Chinelo + brasilidade = Havaiana
Achocolatado + Vitalidade = Nescau
IMPORTÂNCIA DO BRANDING
Não é à toa que tantas empresas estejam investindo milhões em branding. Essa estratégia é considerada como uma das principais formas de tornar uma marca conhecida, melhorar a sua relação com os clientes, e claro, gerar lucros.
Em um estudo realizado pela Harvard Business Review, no qual foram entrevistados 7.000 consumidores, a maioria deles afirmaram que preferem marcas que dividam os mesmos valores que eles. A pesquisa cita, entre os exemplos, a Pedigree, que defende, em suas campanhas, que “todo cão merece um lar”.
Outra prova da importância do branding é que, entre as 10 mais valiosas do mundo, segundo ranking da Forbes, estão justamente aquelas que mais investem em posicionamento de marca.
DIFERENÇA ENTRE BRANDING TRADICIONAL E DIGITAL
Com o aumento da conectividade, o branding também evoluiu, passando a utilizar-se das novas tecnologias para se relacionar com o público onde ele estiver. Ele se utiliza de estratégias de marketing digital, unidos à psicologia em relação ao consumidor e design, para engajar possíveis consumidores, incentivando-os por todos os níveis da jornada de compras e encorajando-os a se tornarem fãs da marca.
Entre as principais estratégias utilizadas no branding digital podemos destacar o marketing de conteúdo, que gera conteúdo relevante e engajante para a marca, o SEO e o Inbound Marketing que ajudam a atrair mais pessoas para seu canais digitais organicamente, além do gerenciamento de redes sociais e disparos de e-mails marketings que permitem promover um relacionamento mais próximo com seu público.
EXEMPLO DE BRANDING DIGITAL, O CASE “PONTO FRIO”
Uma das redes varejistas mais tradicionais do Brasil, o Ponto Frio sofreu uma reformulação da marca no início de 2021 com o intuito de torná-la mais inovadora e mais presente nas redes sociais. Entre as mudanças podemos citar a troca do nome da marca de Ponto Frio para Ponto, a escolha do preto e laranja como as novas cores da marca, a mudança do slogan de “Ponto Frio, viva a inovação” para “Direto ao Ponto” e a criação do Pin, um mascote que interage com as pessoas nas redes sociais.
No novo site da empresa é possível ver seu novo posicionamento em frases como “Para que enrolar? Aqui é tudo direto ao Ponto”, e “Você gosta de papo reto? Opa, tamo junto! O Ponto não tem embromation, não te faz perder tempo. Se você quer um produto pra ontem, conta com a gente”.
O novo mascote, além de divulgar cupons e promoções de maneiras inusitadas, ainda estampa memes gerando engajamento e interage diretamente com os clientes em um tom simpático, ousado e jovial.
COMO CRIAR UM BRANDING DIGITAL?
Como você viu, o branding digital é uma forma de criar relacionamentos duradouros com seu público. Basicamente, ele expande o conceito de branding tradicional para a realidade virtual, utilizando-se dos recursos e tecnologias dos canais digitais. Portanto, as estratégias são parecidas, mas adaptadas para essa nova realidade.
A seguir você pode conferir alguns passos para desenvolver o seu branding digital na prática:
1 – Criação das personas:
O primeiro passo para a criação do seu branding digital é o desenvolvimento do seu “brand persona” e o seu “buyer persona”. O brand persona representa a visão, valores, missão de uma marca através da representação de uma pessoa que seja capaz de transmitir tudo isso. Ele quem irá definir a identidade da marca, o seu posicionamento e também a linguagem da sua comunicação dentro de todos os canais.
Já a “buyer persona” é a representação do seu cliente ideal. Quem ele é, qual sua faixa etária, tipo de atuação profissional, quais seus interesses, medos, quais suas dores e como a sua marca pode ajudar a saná-las. A partir da definição do buyer persona, é possível criar um conteúdo mais direcionado e que seja, de fato, de interesse dos seus possíveis compradores.
2 – Definição da identidade visual:
O papel da identidade visual é expressar a personalidade da sua marca através de elementos gráficos como logos, cores, tipografias, entre outros. Assim como no branding tradicional, uma boa identidade visual te ajudará a se destacar da concorrência, sendo facilmente reconhecido independentemente do canal em que você estiver, além de ajudar a atrair novos clientes para a marca.
Uma boa dica é utilizar grafismos que sejam versáteis e facilmente adaptáveis a todas as situações, além de garantir que toda a comunicação siga um mesmo estilo visual.
3 – Definição de canais:
No momento da criação do seu buyer persona é preciso se perguntar: onde está esse cliente ideal e como será mais fácil me comunicar com ele? Criando um site? Disparando e-mails? Em uma determinada rede social?
Um erro comum nesse momento é acreditar que você precisa estar em todas as redes sociais e todos os canais ao mesmo tempo, ou então, que é preciso investir naquela rede que está bombando no momento. Você tem que estar nas redes e canais que forem mais relevantes para o seu cliente, o que permite concentrar os seus esforços e desenvolver uma linguagem mais adequada para cada um desses canais de comunicação.
4 – Criação de Conteúdo:
Como você já deve ter ouvido falar, no marketing digital “o conteúdo é rei”. Isso porque ele é ponto central de estratégias como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo que visam atrair clientes para a sua marca com conteúdos que sejam de fato relevantes para eles.
Mas como saber qual o conteúdo certo para impactar o meu cliente? Para saber disso, é preciso voltar ao brand persona, pensando quais os conteúdos que mais se alinham com a imagem de empresa que você pretende construir, e também ao buyer persona, analisando os interesses e as dores do seu cliente e como sua empresa pode ajudar a saná-las.
5 – Definição e análise de métricas:
Uma das vantagens do marketing digital é a facilidade de se obter dados e informações a respeito da efetividade das suas campanhas. Portanto, defina quais as métricas que mais fazem sentido para o seu negócio (número de vendas, conversões, interações, ROI, etc…) e acompanhe a evolução delas a partir da implementação do seu novo branding digital, realinhando e reajustando sua estratégia sempre que necessário.
Outro fator importante ao se pensar em branding é garantir que exista consistência na sua estratégia, sendo utilizada a mesma linguagem e apresentando os mesmos valores em todos os pontos de contato entre a marca e o consumidor.
Também é essencial se preocupar com a reputação da marca, entregando aquilo que você promete. Não adianta se vender como uma marca defensora do meio ambiente e ter um processo produtivo pouco preocupado com seus impactos sobre a natureza, por exemplo. Ou então vender uma ideia de alegria e ter um atendimento que gera descontentamento e frustração no cliente.
E lembre-se: mais do que vender um produto, você deve vender valores, ideias, realizações. Isso gera identificação com seu público, intensificando o relacionamento marca-audiência e, consequentemente, fornece um grande diferencial em relação à sua concorrência.
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