De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento de e-commerce no país deve chegar a R$ 60 bilhões em 2018. O setor está vivendo uma excelente fase, impulsionada principalmente por datas especiais, como Black Friday, Dia dos Namorados e outras celebrações propícias para o comércio.
Mas para garantir que a sua loja online tenha resultados ainda melhores é necessário lidar com uma questão relativamente comum: o abandono de carrinhos de compras. Muitos consumidores visitam as diversas categorias, colocam nos carrinhos os produtos em que estão interessados, no entanto acabam desistindo de fazer o pedido. Em 2017, cerca de 80% dos carrinhos foram abandonados.
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CUIDADO COM O FRETE
Um dos principais motivos do abandono de carrinho no e-commerce é o alto custo do frete. Após o consumidor escolher todos os produtos, ele coloca suas informações de entrega e o preço é calculado automaticamente. Dependendo da região, isso pode superar o preço do produto.
Além disso, algumas lojas colocam taxas acima do que é normalmente praticado no mercado, fazendo com que o preço suba ainda mais.
É necessário que esse cálculo seja feito com transparência e, em alguns casos, vale a pena oferecer promoções com frete gratuito – tanto em promoções sazonais quanto em compras que ultrapassem determinado valor.
DEIXE O CADASTRO MAIS SIMPLES
Os consumidores online têm ainda mais facilidade para pesquisar o produto em outras lojas antes de se decidir pela compra. Apesar disso, ele também é impaciente – ou seja, quando decide fazer a compra, ele preza por mais praticidade, evitando preencher formulários muito extensos.
A acessibilidade do carrinho deve ser fácil, com um checkout transparente para diminuir as etapas da compra. Pergunte apenas o necessário e tente importar as informações do Facebook. Se você deseja colher mais informações, você pode deixar isso para um segundo momento, após a compra já ter sido efetuada.
USE O REMARKETING
Os lojistas virtuais precisam também ter uma boa estratégia de remarketing. Ela irá identificar as pessoas que visitaram seu site e começará a exibir com frequência anúncios de sua loja com os produtos buscados. Desta forma, seu cliente irá ser convidado a retornar e concluir a compra.
Isso é bastante eficiente porque nem sempre ao pesquisar por um produto a pessoa estará pronta para comprá-lo. No entanto, ao utilizar o remarketing, você estará mais próximo quando esse momento chegar.
MAIS OPÇÕES DE PAGAMENTO
Oferecer opções variadas de pagamento é uma excelente maneira de atrair consumidores para a sua loja. Por isso, dê a opção de boleto bancário, depósito, mais parcelas, entre outras. Um desconto para pagamentos à vista ou o anúncio de parcelamento sem juros também costumam fazer sucesso e ajuda a aumentar a conversão.
NÃO ESQUEÇA DO E-MAIL MARKETING
O e-mail marketing é uma estratégia básica das campanhas online e também pode ajudar a diminuir os casos de carrinhos abandonados. Ele é um canal valioso nas estratégias de relacionamento e também na fidelização dos seus clientes.
Neste caso, ao invés de apenas mostrar as promoções de sua loja para a sua base de clientes, aproveite a ferramenta para motivá-los a retornar ao carrinho e finalizar a compra, além de deixar uma opinião sobre a experiência de comprar em seu e-commerce. Você também pode aproveitar a oportunidade para mostrar produtos similares ou até mesmo oferecer um cupom de desconto para a compra do produto.
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