O mundo já ultrapassa a marca de 7,5 bilhões de pessoas. Desse número, cerca de 4 bilhões são usuários ativos da internet. Apenas no Brasil, são mais de 139 milhões de pessoas conectadas à rede – e 130 milhões nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, entre outras. Esses dados deixam claro a necessidade de investir no digital!
Mas como se manter à frente da concorrência? Conheça algumas das grandes tendências que vão influenciar o Marketing Digital neste ano!
O LADO HUMANO
O Marketing Digital precisa levar o “fator humano” em consideração. Assim, inteligência emocional, pensamento crítico, criatividade, entre outras características, não serão apenas valorizadas, elas se tornarão essenciais para elaborar projetos!
A tecnologia está cada vez mais avançada, mas ela não poderá deixar de lado o cuidado com o ser humano e suas particularidades, passando a responder aos anseios dos usuários.
CONTEÚDOS ELABORADOS
Um conteúdo bem elaborado não necessariamente está relacionado a verba destinada à sua produção. Isso está relacionado com a coleta de dados e uma boa análise do que eles significam, para então criar peças que se conectem ao público buscado.
Entender para quem você está falando e quais são seus desejos e medo é a melhor forma de alcançar o seu público-alvo. A Psicologia pode ser uma grande aliada nessa busca!
MARKETING DE INDICAÇÃO
Também chamado de referral marketing, o marketing de indicação (ou de referência) mostra que o poder de clientes satisfeitos não gera apenas a fidelização do seu público. Ele também pode ser usado na divulgação do seu produto ou serviços.
O meio digital permite que os seus consumidores tenham uma voz mais ativa no sucesso do seu empreendimento. Portanto, quanto melhor for a experiência do seu cliente, maiores as chances disto reverberar para outras pessoas.
BUSCAR POR VOZ
Uma pesquisa da ComScore estima que metade de todas as consultas de pesquisa serão por voz, até 2020. Já abordamos aqui como as agências e profissionais do marketing devem se preparar para isso no momento de elaborar seus conteúdos.
A ideia é que em 2019 as estratégias de marketing avancem para esse objetivo, ampliando ainda mais as possibilidades de negócios.
Quer saber mais sobre as tendências de marketing digital? Agende uma reunião e converse com os nossos especialistas!