Se você acompanha o nosso blog, então já deve estar até cansado de ouvir que a análise de resultados é parte fundamental de qualquer estratégia de marketing que você deseje implementar no seu negócio, certo? Isso porque, ela permite, entre outras coisas, medir a efetividade das suas ações, realizando ajustes sempre que necessário e, muito além disso, ter um verdadeiro entendimento do seu público, compreendendo suas necessidades para saber exatamente que oferecer, como e quanto.
Outra vantagem é poder fazer previsões a respeito do comportamento da audiência e possíveis flutuações de mercado, tudo com base em dados e informações concretas, o que reduz a possibilidade de erro.
Neste artigo, nós iremos nos aprofundar um pouco no vasto universo da análise de dados, e traremos dicas das melhores formas para implementar essa cultura às suas estratégias de marketing digital. Confira:
O QUE É ANÁLISE DE DADOS?
A grosso modo, a análise de dados é uma metodologia que busca transformar números em informações e insights que auxiliam na definição de estratégias e tomada de decisões como um todo. Ela passa por 4 etapas, sendo elas, a captação, tratamento (ou mineração), análise e monitoramento.
Com a facilidade de mensuração de resultados apresentada pelo marketing digital, esses dois vem caminhando lado a lado, como uma forma de entender melhor o comportamento dos clientes, suas necessidades e também de desenvolver ações mais assertivas, com maior confiabilidade e mais alinhadas com as expectativas do mercado e dos consumidores, reduzindo assim as possibilidades de erros.
FORMAS DE ANÁLISE DE DADOS:
1 – Análise descritiva: O objetivo desse tipo de análise é detalhar e entender eventos em tempo real. Como o próprio nome já diz, ela se concentra em descrever os eventos, sem julgamentos de valor, entendendo o impacto das ações no momento presente, sem relacionar-se com o passado ou futuro.
2 – Análise diagnóstica: Esse tipo de análise tem como objetivo compreender os motivos por trás de um evento, levantando questões como; “onde?”; “quem?”; “por quê?”; “quando?” e “como?”. Geralmente é utilizado para analisar os impactos e o alcance de uma determinada estratégia, ajudando a encontrar formas de otimizar os resultados.
3 – Análise Prescritiva: Tem como objetivo averiguar as consequências futuras de uma determinada ação, sendo utilizada para prever os possíveis resultados da decisão pela tomada de uma atitude específica. Por isso mesmo é muito utilizada para a definição de estratégias para o alcance de uma determinada meta.
4- Análise preditiva: Nesse tipo de análise o objetivo é prever perspectivas futuras a partir da análise de padrões identificados na base de informações, sendo imprescindível para antecipar eventos, compreender comportamentos futuros, tanto do mercado quanto do público, o que possibilita a tomada de decisões de forma mais certeira.
IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE DADOS NO MARKETING DIGITAL (MARKETING ANALYTICS)
A Análise de Dados é uma parte essencial das estratégias de marketing digital, tanto que existe um segmento de marketing todo focado em dados, o chamado Marketing Analytics. Baseando-se em conceitos de Big Data, o Marketing Analytics permite entender padrões, avaliar resultados e determinar se a empresa está caminhando no rumo certo. É a área que reporta o passado, analisa o presente e orienta o futuro.
O Marketing Analytics irá englobar, entre outras coisas, o web analytics, voltado aos dados da web referentes a sites e páginas, e o digital analytics, que abrange dados de diversos canais interativos, como mobile e redes sociais, por exemplo.
O grande problema observado hoje é que uma boa parte das empresas que trabalham com marketing não possuem uma área de analytics e outras muitas, apesar de realizarem a coleta de dados ainda não sabem como lidar com eles. Isso implica dizer que as empresas estão agindo no escuro. A implementação de uma cultura data-driven, garante melhoras significativas na produtividade e também nos resultados. Entre as principais vantagens podemos citar:
1 – Melhor entendimento da sua audiência, assim como da jornada do consumidor e comportamento dos leads;
De forma a traçar estratégias mais assertivas e se comunicar de maneira efetiva com sua audiência e sua base de leads, é preciso ter um entendimento profundo dessas pessoas, de suas preferências, necessidades e desejos. A partir da análise detalhada de dados, é possível ter acesso a esse tipo de informações, permitindo impactar o público de forma positiva, melhorando a experiência de compra e o atendimento, e claro, impulsionando os resultados do seu negócio.
2 – Desenvolva campanhas mais assertivas;
Com uma maior compreensão de seu público, torna-se mais fácil desenvolver campanhas mais assertivas do que baseando-se meramente em achismos e suposições. Isso garante uma melhor utilização dos recursos disponíveis, além de reduzir o número de falhas e retrabalhos.
3 – Previsão de tendências de mercado;
Através da análise de dados é possível prever flutuações de mercado, assim como possíveis crises e oportunidades futuras. Tudo isso a partir do cruzamento de informações do seu próprio público com informações do que acontece no restante do mundo, de forma a se preparar para como essas mudanças possam afetar o seu nicho e o seu negócio especificamente.
4 – Mais foco;
A Análise de dados possibilita utilizar métricas para atuar de forma mais pragmática, mantendo o foco e alcançando os objetivos traçados previamente.
5 – Melhor comunicação entre os setores da empresa;
Além de capturar e analisar dados, é preciso transformá-los em informações que possam ser disponibilizadas para os diversos setores da empresa, garantindo que todos estejam na mesma página, o que permite uma maior produtividade e melhoria dos resultados como um todo. Também é possível pensar em automatização de processos que afastam os colaboradores das informações coletadas, como burocracias e tarefas repetitivas.
6 – Análise da concorrência.
O Marketing Analytics permite não apenas desenvolver um olhar interno, mas também externo. Assim, é possível ver como está agindo a sua concorrência, quais de suas estratégias estão tendo retorno e como se preparar para fazer frente à ela.
PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE DADOS PARA MARKETING DIGITAL
Apesar de não serem obrigatórias, as ferramentas otimizam o processo de análise de dados, trazendo uma maior facilidade e eficiência. Abaixo, listamos algumas das mais utilizadas:
Google Analytics: O Google Analytics é a mais famosa ferramenta de web analytics, sendo utilizada por mais de 50% das empresas. Muito robusta, mesmo na versão gratuita, ela permite analisar o perfil de quem acessa o seu site, localização geográfica, através de quais dispositivos se deu o acesso, além de mostrar quais as páginas mais acessadas, número de conversões, entre outros.
SEMRush: Muito utilizada pelos profissionais de SEO, o Semrush é uma plataforma usada para pesquisa de palavras-chave e dados de classificação online, incluindo métricas como volume de pesquisa e custo por clique. A plataforma também coleta informações sobre palavras-chave on-line coletadas nos mecanismos de pesquisa do Google e do Bing.
Tableau: Uma plataforma de analytics que permite a visualização de uma grande quantidade de dados, com design atraente e possibilidade de criação de gráficos e tabelas;
Adobe Analytics: Muito similar ao Google Analytics, possui como diferencial soluções voltadas especialmente para lojistas e varejistas;
Crazy Egg: Ferramenta utilizada para análise do comportamento dos usuários no site. Realiza mapas de calor que mostram quais informações que os usuários mais procuram dentro do site, inserindo-as em uma área nobre.
Facebook Insights: Permite medir o engajamento e o desempenho das páginas da empresa na rede social, além de trazer dados sobre o comportamento do público;
Tableau: Uma plataforma de analytics que permite a visualização de uma grande quantidade de dados, com design atraente e possibilidade de criação de gráficos e tabelas;
RD Station: Uma plataforma completa de automação de marketing e CRM, que permite acompanhar o desempenho de e-mails marketing, landing pages, publicações em redes sociais, entre outros.
Google Data Studio: Permite transformar dados em painéis e relatórios informativos e personalizados. Possui integração com o Google Analytics.
COMO IMPLEMENTAR UMA CULTURA DE ANÁLISE DE DADOS?
Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância da análise de dados para os resultados do seu negócio, veja alguns passos para implementar uma cultura data-driven na sua empresa.
1 – Defina seus objetivos;
A partir do rastreamento de dados, seja ele feito através de uma plataforma como o analytics ou de uma planilha, você terá acesso a uma grande variedade de informações, muitas das quais não serão exatamente úteis para a sua estratégia. Portanto, para não se perder, é preciso ter entendimento sobre quais os objetivos esperados pela empresa em relação à análise de dados, orientado a sua estratégia por KPIs, ou seja, métricas relacionadas aos objetivos estratégicos.
Entre os KPIs mais utilizados em estratégias de marketing digital podemos citar:
- Métricas do site: número de visitas ou sessões, conversões;
- Métrica do SEO: tráfego orgânico, posição nas páginas de retorno de pesquisa (SERPs), taxa de conversão orgânica, autoridade do domínio;
- Métricas de Mídias pagas: taxas de cliques; taxa de conversão paga, custo por clique;
- Métricas de Social Media; alcance, engajamento, conversões por social media;
- Métricas de e-mail marketing; taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão;
- Métricas relacionadas ao negócio: Retorno sobre o investimento (ROI), custo de aquisição de clientes (CAC), receita mensal recorrente (RMR), custo por aquisição (CPA), taxa de retenção.
Se você tem dúvidas a respeito das métricas que podem ser mais importantes para o seu negócio, sugerimos a leitura do artigo “Quais KPIs são importantes para o seu negócio?”
2 – Repense a distribuição de tarefas;
De nada adianta ter uma série de dados a disposição se eles não serão utilizados para insights e norteamento de estratégias, assim, não adianta ter uma gigantesca equipe de marketing dedicada apenas a coletar e armazenar essas informações. Para resolver o problema, avalie a produtividade e o desempenho de suas equipes e permita que seus profissionais tenham uma atuação mais estratégica, ao invés de lota-los com tarefas burocráticas e repetitivas.
3 – Conte com profissionais ágeis;
O sucesso da implementação de sua cultura de dados depende da escolha de profissionais ágeis, flexíveis e adaptáveis para cuidar dos dados da sua empresa, sem que os gestores tenham de gastar tempo fiscalizando e avaliando o trabalho. Com um mercado cada vez mais dinâmico, os profissionais devem estar aptos a se atualizarem constantemente, e não podem permitir que as equipes fiquem paradas por longos períodos esperando por algum insight.
4 – Torne os dados disponíveis para todos.
A visão de um cientista de dados certamente será diferente da de um criativo. Por isso é importante traduzir os dados para uma linguagem mais acessível e compreensível, pensando em visualização em formatos agradáveis. Assim os dados ficam acessíveis para todos os profissionais da empresa, acelerando a curva de aprendizagem dos colaboradores e acelerando a adoção da cultura data-driven.
Por fim, você pode padronizar as ferramentas utilizadas para o marketing, de forma a torná-lo mais analítico e facilitar o compartilhamento de informações.
A partir de uma cultura data-drive, fica mais fácil alocar recursos nos lugares certos, aumentar a produtividade e rendimento, melhorar o resultado de suas estratégias, além de outros ganhos diversos, seja para você ou para suas equipes. Uma vez bem estabelecida, a análise de dados permite que sua empresa continue crescendo e se destacando no mercado, seja qual for o seu nicho de atuação.
Caso precise de ajuda para implementar uma cultura data-driven nas suas estratégias de marketing digital, pode contar com a Linka. Nossos especialistas estão preparados para coletar os dados certos, de forma a aumentar a eficiência da tomada de decisões através de reports e dashboards pertinentes e insights acionáveis.
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