Com o passar do tempo, as redes sociais vem sendo cada vez mais desenvolvidas, aperfeiçoadas e evoluídas. Essas mudanças constantes surgem, sobretudo, pela implementação de algoritmos. Mas você sabe o que são? Continue lendo este artigo para descobrir qual é a sua importância e como funcionam.
QUAL A FUNÇÃO DESSES ALGORITMOS?
Talvez você já deve ter conhecido o algoritmo, porém de outro jeito. Na aula de matemática, nos deparamos com algoritmos, que, nada mais são do que uma série finita ordenada de passo a passo. Esses passos são desenvolvidos a partir de uma regra, esquematizados e sistematizados de forma que o seu processamento resulte na execução de uma atividade. Ainda assim, continua muito teórico, não é mesmo?
O algoritmo nada mais é do que uma sequência de instruções para resultar em uma tarefa, como por exemplo uma receita de bolo, onde você tem um roteiro a ser seguido para que, operados em conjunto e de acordo com as instruções, forme uma massa de bolo. Outro exemplo são as instruções para montar um móvel. Ou seja, tudo o que possui uma estrutura lógica sistemática para realizar a tarefa, sendo processada e traz um resultado final são algoritmos.
E essa sequência de instruções pode ser simplificada, como também pode se tornar cada vez mais complexa conforme as demandas e considerando todos os cenários possíveis. Na prática, usando a mesma lógica da receita de bolo, mas supondo que esse é um bolo de chocolate. Dentro do algoritmo, ele pode considerar que resulte em um bolo, mas também pode desenvolver um brownie ou até mesmo um petit gateau.
QUAL A FUNÇÃO DOS ALGORITMOS NAS REDES SOCIAIS?
Agora que você já sabe o princípio do algoritmo, para as redes sociais não fica tão diferente.
As redes utilizam regras com base em critérios dos próprios desenvolvedores para resultar na composição de conteúdos que estarão visíveis para os usuários.
Eles servem justamente para reunir as informações, filtrar tudo o que é publicado e determinar apenas o que é conveniente entregar para determinado perfil, levando os propósitos do aplicativo em consideração. A ideia de implementar esses algoritmos de conteúdo nas redes sociais é de tornar visível uma publicação que tem maior capacidade de gerar engajamento dentro do grupo de mesmo interesse e, como decorrência, incentivar que os usuários passem mais tempo na plataforma consumindo conteúdo, sendo um dos tipos os anúncios publicitários.
Uma das redes sociais mais populares, o Facebook foi um dos primeiros a implementar o uso de algoritmos na timeline dos usuários. Ele utiliza diferentes critérios para categorizar as publicações, indicar perfis e definir os conteúdos mais relevantes.
Alguns deles são: a frequência de interação dos usuários com as páginas/perfis, quantidade de usuários interagindo simultaneamente em uma mesma publicação, além de priorizar conteúdos audiovisuais, como vídeos, imagens e lives.
Para o algoritmo do Linkedin, a prioridade é o nível de utilidade da publicação, pois se trata de uma rede social profissional e de negócios. Partindo desse princípio, é analisada as publicações para selecionar as que oferecem conteúdos relevantes e mantê-las aparecendo no feed por um período mais longo. A interação com os perfis e publicações com grande repercussão também são levados em conta para gerar maior alcance, contudo, não são os fatores mais cruciais para a estratégia.
No início do YouTube, os seus algoritmos tinham apenas o critério de visualizações para definir o ranqueamento dos resultados. Porém, com o intuito de chamar a atenção dos usuários para clicar no vídeo, os produtores de conteúdo passaram a utilizar títulos apelativos e sensacionalistas.
Com o passar dos anos os critérios foram atualizados e, atualmente, o algoritmo do YouTube determinou um tempo médio de visualizações, incentivando criação de conteúdo com qualidade e relevância, fazendo com que o usuário se interesse e passe mais tempo dentro da rede.
Outros critérios utilizados pelos algoritmos são a interação e popularidade dos vídeos, frequência de envio de conteúdo no canal, além dos que estudam o comportamento e preferência do usuário, como canais e assuntos assistidos, assim como os que ele não possui interesse, quantas vezes o vídeo já foi sugerido, entre outros.
O Twitter também utiliza o algoritmo, entretanto, diferentemente das demais redes sociais, ele não é fator determinante para construir o feed do usuário. Isso porque o intuito é ter um caráter cronológico, mostrando sempre os tweets mais recentes na timeline para os mais antigos. Também pode sugerir publicações as quais os amigos do usuário interagiram, ainda em ordem cronológica.
Pensando nisso, o Twitter dá maior visibilidade às novidades, incentivando os usuários a publicarem conteúdos sobre últimos acontecimentos, assuntos mais quentes e tendência. Esses tipos de tweets são os que mais ficam em evidência na aba chamada de “trending topics”.
No entanto, há também a aba de “caso você tenha perdido”, onde disponibiliza tweets um pouco mais antigos que o usuário ainda não visualizou, mas que podem ser interessantes.
Além da relevância e nível de novidade dos temas, o algoritmo da rede também analisa o comportamento prévio, como o formato utilizado em tweets e contas que o usuário costuma interagir, sugerindo conteúdos e perfis semelhantes, onde podem ser encontrados na aba “para você”.
Dessa forma, o próprio twitter seleciona tweets na aba de “ranqueados” que são compatíveis com o comportamento prévio, ao mesmo tempo que apresenta destaque significativo e índice de engajamento considerável entre os usuários da rede.
No início do Instagram era respeitada a ordem cronológica de publicações no feed. No entanto, nos últimos anos o algoritmo começou a trabalhar de forma diferente.
Até 2021 a rede considerava a relação entre usuário e os demais perfis, dando preferência para as contas e publicações com maior interação no feed e story. O intuito é fazer com que o usuário passe mais tempo usando o aplicativo, uma vez que só consome conteúdos que o interessa. Para isso, os algoritmos avaliam uma série de ações, como engajamento (curtida, comentário, compartilhamento) em publicações.
No entanto, foi anunciado em dezembro de 2021 que mudanças estavam por vir em 2022. No início deste ano, já foram iniciados os testes para diferentes tipos de construção de feed, sendo um deles a volta da ordem cronológica e sem interferência dos algoritmos. O período ainda é de experimentações e há muito mais informações relevantes que vão além de algoritmos, então, fique de olho em nosso blog para mais detalhes em breve!
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