Quando se inicia um projeto de marketing, um erro comum é acreditar que o planejamento estratégico deve contemplar o funil de vendas somente até o momento da negociação, sendo que o pós-venda deve ser considerado parte fundamental de qualquer programa.
É preciso investir no relacionamento para sanar eventuais problemas, manter o cliente satisfeito e transformá-lo em um promotor de sua marca. Para isso, ações pensando nele devem ser tomadas.
ATENÇÃO COM AS MÍDIAS SOCIAIS
É importante que as mídias sociais da sua marca recebam atualização constante. Seus clientes, juntamente com seu público-alvo e seus leads, devem ser impactados com conteúdo de qualidade com frequência para que possam lembrar-se sempre de sua empresa.
DÊ RESPOSTAS AO PÚBLICO
Esteja atento aos comentários feitos no blog ou nas redes sociais, e responda as dúvidas, sugestões, críticas e elogios do público. É importante que ele perceba a relevância dele para sua empresa.
SEMPRE FOQUE NO CLIENTE
Entenda as necessidades dos seus clientes e procure satisfazê-lo da melhor maneira possível. Linguagem adequada, sensibilidade, empatia e mensagens claras são alguns dos pilares para que a comunicação seja bem-sucedida e a relação entre cliente e empresa seja sempre estreita e repleta de confiança do primeiro para com a segunda.
APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS
No caso de quem oferece serviços, a apresentação de resultados deve ser tomada como uma das partes mais importantes do relacionamento com o cliente. De nada adianta realizar um grande trabalho, se não conseguir demonstrar por que ele foi útil ao cliente e como isso afetou positivamente o negócio dele.
Apresente relatórios qualitativos e quantitativos com frequência, explorando sugestões de ideias e propostas de melhoria contínua. Estagnação não pode ser uma opção. Com esse tipo de atitude, a visão do cliente em relação a sua empresa se torna ainda mais positiva, desde que os resultados de fato apareçam.
INBOUND MARKETING DO INÍCIO AO FIM DO PROCESSO
Com a fidelização do cliente, o inbound marketing cumpre seu papel, atuando em cada etapa do processo de venda e permitindo boa experiência de compra ao usuário. Apenas para relembrar, a estratégia é responsável pela atração de desconhecidos, conversão do visitante em lead, transformação do lead em comprador e fidelização do cliente.
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