O marketing digital é uma área que vem crescendo, se tornando popular e sendo investida cada vez mais, sobretudo com a evolução da internet. Pode parecer intuitivo sobre o que se trata, mas você conhece a fundo o que é o marketing digital e do que se trata?
Continue lendo este artigo para saber tudo sobre as vantagens, estratégias e como o marketing digital pode ajudar a sua empresa.
O QUE É O MARKETING DIGITAL?
Primeiramente, é importante definir que o marketing em si é um conjunto de técnicas que, através do estudo e compreensão das necessidades e desejos do consumidor, visa gerar valor ao seu público.
Dito isso, agora vamos para o X da questão: o que é marketing digital? Esse é um termo que foi criado entre os anos 90 e 2000 e se tornou cada vez mais popular com a ascensão dos dispositivos digitais, sobretudo com a finalidade de passar pelo processo de compra.
O marketing digital pode ser definido como um conjunto de informações, táticas, estratégias e ações realizadas em meios digitais e que objetivam a promoção de empresas e produtos, comunicação com o público diretamente e de forma personalizada, geração de resultados tanto online quanto offline e, por fim, atingir os objetivos de marketing da marca.
No entanto, o marketing digital está em constante transformação, uma vez que segue as evoluções e tendências digitais. Portanto, seu conceito passa a ser dinâmico.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL
Essa área do marketing abrange variadas frentes de atuação que podem proporcionar aumento de alcance, tráfego, influência no processo de compra e, sobretudo, atingir seu objetivo.
Confira a seguir as principais estratégias de marketing digital:
E-MAIL MARKETING
O e-mail marketing é uma estratégia de marketing de atração com comunicação direta e direcionada. Trabalha no desenvolvimento e envio de mensagens para fins comerciais, fortalecimento de marca, vendas, comunicação com clientes e leads e manter relacionamento com os clientes atuais. Esses e-mails podem ser newsletters, promocionais, vendas, entre outros, com a finalidade de proporcionar lealdade e confiança.
Ele é enviado para uma lista de transmissão adquirida através de permissão, ou seja, o endereço de e-mail deve ser fornecido com com consentimento pelo dono. A partir dessa lista de contatos, há a possibilidade de segmentar o público, customizar dados e conteúdos e controlar métricas e fluxos de e-mails.
SOCIAL MEDIA
As mídias sociais são o maior local de interação, assim como já denuncia o seu nome. Elas foram desenvolvidas para dialogar, comunicar e influenciar, então, para conseguir interagir com o seu público, propagar conteúdo e promover ações, trabalhar com estratégias de redes sociais é essencial. Elas também contribuem para o branding, geração de tráfego e conversões. Lembrando que não é necessário trabalhar com todas as redes sociais, mas apenas as que o seu público utiliza.
MÍDIA PAGA
Mídia paga é uma estratégia de marketing digital a qual é investido uma verba para que os anúncios sejam exibidos nas mídias, seja em portais de notícias, redes sociais, redes parceiras do Google e até na rede de pesquisas dos buscadores.
Esse é um meio de obter resultados mais rápidos em comparação às outras estratégias e introduzir um site nos buscadores com agilidade. Além disso, facilita a mensuração das campanhas, permite personalização e segmentação de público.
MARKETING DE CONTEÚDO
Ao nos depararmos com uma necessidade ou problema, é comum recorrermos à internet para procurar uma solução. E é nesse momento em que o marketing de conteúdo entra em ação.
Essa estratégia tem como foco atrair e converter o público através da publicação de conteúdos e materiais relevantes, valiosos e atrativos que oferecem as melhores soluções no momento e meio mais adequado da jornada de compra.
O objetivo do marketing de conteúdo é fazer com que o público tenha uma percepção positiva sobre a marca ao oferecer informações úteis, podendo até mesmo compartilhá-lo com outros usuários. Dessa forma, o público se torna mais predisposto a passar de usuário para lead e lead para cliente. O mais importante é que o conteúdo não tenha uma abordagem de vendas, mas sim que leve informações importantes as quais o público está em busca.
FUNIL DE VENDAS
O funil de vendas, também conhecido por pipeline, é um fluxo estratégico da jornada do cliente a partir do primeiro contato com a marca até a finalização da compra. Esse modelo tem como finalidade dar apoio para a jornada de compra, determinando quais são as ações mais adequadas para a posição a qual o consumidor está.
Ele é formado por etapas – sendo elas o topo, meio e fundo de funil – e que possuem ligação direta com as fases dessa jornada. O topo é onde o consumidor se encontra quando descobre que há uma necessidade a ser preenchida, ou seja, quando há o despertar da consciência. Ao decidir que precisa buscar por uma solução, mas ainda não sabe como ou por onde começar, ele caminha para o meio do funil. A última etapa é o fundo de funil, onde o lead está decidido a realizar a compra.
CANAIS DE MARKETING
Os canais de marketing digital são estratégias e meios midiáticos online relevantes e selecionados pela própria marca para divulgação de negócio, distribuição de conteúdo e comunicação em geral visando atingir o público desejado.
É a partir do canal de marketing que os clientes conseguem encontrar o que desejam, além de agregar valor ao seu produto ou serviço.
COPYWRITING
Copywriting é outra estratégia que trabalha com produção de conteúdo, no entanto, por sua vez é mais focada em induzir o usuário a realizar uma determinada ação.
Esse é um texto que aborda o conteúdo com persuasão, chamadas para ação fortes e gatilhos que despertem interesse no público a ponto de gerar conversões, incluindo a compra. Geralmente essa técnica textual é trabalhada em redações voltadas para serviços, produtos e vendas.
SEO
O SEO, abreviação de Search Engine Optimization, são otimizações de páginas e sites em geral para mecanismos de busca, como Google, Bing e Youtube, a fim de que encontrem o conteúdo com mais facilidade.
Essas otimizações são técnicas implementadas no site para que gere uma experiência positiva para o usuário e para os crawlers. Esses crawlers são rastreadores de mecanismos de busca que escaneiam o conteúdo de cada página disponível na web e indexam para que esse link seja sugerido toda vez que alguém pesquisar por um conteúdo específico em comum.
Quanto mais otimizado e relevante o site for, melhor rankeado ele estará nas páginas de resultados de busca, uma vez que poucas pessoas acessam a segunda página.
Vale ressaltar que essa estratégia é orgânica, em outras palavras, você procura obter resultados sem pagar por anúncios.
GROWTH HACKING
O growth hacking é uma estratégia focada em orientar e trabalhar o crescimento de uma marca de forma mais ágil através de um conjunto de ações e estudo de práticas adequadas ao negócio.
O processo tem como foco encontrar atalhos e oportunidades de mercado para estimular o crescimento. A partir dessa brecha, é delineada a ideia principal e desenvolvida para que, então, coloque em prática e seja utilizada como experimento. Ele é feito em etapas, sendo elas a aquisição de tráfego, conversão em leads e conversão em clientes.
COMO CRIAR UM PLANO DE MARKETING DIGITAL?
Agora que você já conhece as estratégias fundamentais, chegou o momento de colocar em prática e desenvolver um plano de marketing digital.
O primeiro passo é definir os principais objetivos, para que assim seja possível desenvolver estratégias e ações coerentes. Se for necessário, quebre esses objetivos em pequenas metas ou objetivos secundários. Também é interessante estabelecer prazos para atingir cada um deles.
O segundo passo para montar o seu plano é usar KPIs, os indicadores chave de desempenho, monitorando a performance das ações, compreender a situação atual da empresa e como prosseguir. Somado a isso, também é muito importante montar relatórios para melhor acompanhamento.
Leve também em consideração o estudo de persona e público-alvo para direcionar melhor o seu plano de marketing, determinando como, quando e onde abordar o consumidor. Além disso, listar os recursos necessários e montar cronogramas são pontos que podem auxiliar.
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