O assunto da acessibilidade vem ganhando destaque nos últimos anos. Seja por causa das leis que visam melhorar a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade ou até mesmo por uma visibilidade maior das Pessoas com Deficiência (PCDs), a web também está precisando se adaptar para se tornar um lugar mais acessível.
Isso significa criar páginas projetadas para que pessoas com deficiência visual, auditiva, de fala, física, neurológica e cognitiva possam navegar, interagir, contribuir e criar conteúdos que também sejam compartilhados no meio online.
OS PRINCIPAIS PROBLEMAS
Os PCDs enfrentam uma série de obstáculos ao acessarem páginas na internet. É o caso de Gustavo Torniero, cego, 22 anos, que explica melhor sobre o problema. “Encontro sites que possuem botões sem identificação, gráficos e imagens sem descrições e links bagunçados”, destacou Gustavo ao acessar páginas de e-commerce ou de notícias.
Segundo o Movimento Web para Todos, 95% dos sites não são acessíveis. Isso, além de atrapalhar a vida dessas pessoas tirando-lhes a autonomia, cria uma internet não acessível e faz com que os próprios e-commerces percam suas vendas e sites de notícia percam leitores.
NAVEGAR É PRECISO
A estimativa é que cerca de 24% da população brasileira tenha algum tipo de deficiência. Segundo o último Censo do IBGE, são mais de 45 milhões de PCDs no Brasil. Debater a acessibilidade é de extrema urgência para integrar essas pessoas também no meio online.
“Acessibilidade não é caridade. Significa respeitar as leis, a dignidade da pessoa humana e também pode ser vista como um argumento mercadológico”, ressaltou Torniero. “Se elas (as pessoas com deficiência) são privadas do acesso a informação e ao consumo, fica claro que as empresas também perdem muito dinheiro”, complementou.
COMO CHEGAR LÁ
Já existem leis que preveem o acesso livre da internet para as pessoas com deficiência. É necessário, entretanto, que as empresas invistam principalmente um pouco do seu tempo para buscar soluções. Audiodescrição em vídeos, legendas, descrição nas imagens e gráficos, evitar o uso de pop ups que não podem ser fechados por comando de teclado, entre outras ideias, são soluções que tornam a navegação online uma experiência mais agradável e completa para todos.
Existem também assessorias e pessoas que oferecem o serviço de avaliar os projetos, verificando o que deve ser feito para criar páginas de acesso para todos.
Conheça mais dicas para a sua página entrando em contato com os nossos especialistas.