Entre tantas estratégias do Marketing Digital utilizadas para conquistar novos leads, uma das mais importantes, e pouco usada, é o funil de compras, que deve ser monitorado por todas as empresas que procuram obter bons resultados.
Neste artigo, conheça mais sobre funil de compras, seus benefícios, a melhor forma de aplicá-lo às suas estratégias de Marketing, e como ele pode ajudar o seu negócio a conquistar novos consumidores.
O QUE É O FUNIL DE COMPRAS?
Pode até ser que você tenha ouvido falar de funil de compras muitas vezes, mas com certeza conhece o conceito da jornada de compras, não é mesmo? Bom, de forma bem resumida, o funil de compras tem o objetivo de analisar o comportamento de cada cliente durante o processo de compra.
Uma vez que o funil de vendas apresenta o ponto de vista de quem está ofertando um produto ou serviço – neste caso, a sua empresa -, o funil de compras indica a visão dos consumidores com relação aos processos envolvidos na aquisição de determinado produto de uma marca. Nada mais do que uma ferramenta de Marketing Digital, o funil de compras demonstra os comportamentos e reações dos usuários, ou melhor, prospects, a partir do momento em que eles percebem a necessidade de adquirir uma mercadoria, passando pela pesquisa de empresas concorrentes da sua, comparação de valores, até finalmente optar por fazer negócio com você.
Para que a sua empresa conquiste novos leads, conhecer as características comportamentais do seu público-alvo é fundamental, e nesse ponto, o funil de compras vai te ajudar a chegar nas metas estabelecidas. É por meio dos resultados das análises feitas pela sua equipe, ou agência especializada em Marketing Digital, que o seu negócio conseguirá entender melhor os pontos que precisam de maior atenção para converter o usuário em lead.
VANTAGENS DE APOSTAR NO FUNIL DE COMPRAS COMO FERRAMENTA DE MARKETING DIGITAL
Sem dúvidas, ajudar o seu negócio a converter prospects em leads e vendas é uma grande vantagem do funil de compras, mas acredite, essa não é a única!
Um dos maiores benefícios do funil são as informações coletadas durante as análises, que permitem desenvolver, em um próximo momento, ações não só de Marketing, como de outros setores da empresa, tal qual o financeiro. Essa vantagem acaba sendo responsável por outras igualmente importantes, como a assertividade na hora de definir as estratégias corretas para cada momento do funil de compras, permitindo até a economia com táticas que talvez fossem aplicadas em vão, resultando em perda de dinheiro e tempo.
Mas, afinal, de que forma se constrói um bom funil de compras? Quais são os pontos em que se deve ter mais atenção e o que não pode ficar de fora na sua estratégia para entender os comportamentos dos seus prospects? Saiba como aplicar o funil de compras na sua empresa.
APLICANDO O FUNIL DE COMPRAS NO SEU MARKETING DIGITAL: VEJA OS PASSOS PARA PÔR A FERRAMENTA EM PRÁTICA
Para construir um funil de compras eficiente e compreender, de uma vez por todas, as características e comportamentos dos seus possíveis clientes, é importante ficar atento aos seguintes pontos:
PERFIL DO CONSUMIDOR (PERSONA)
O primeiro passo para colocar em prática o seu funil de compras é estabelecer o perfil do consumidor a ser analisado na ferramenta. Tenha em mente que só será possível documentar os caminhos percorridos por ele durante o processo de compras se você souber quem ele é. Faça a si mesmo as seguintes perguntas para descobrir a persona do seu público:
- Quem é essa pessoa? Sua faixa etária, classe social, onde vive;
- O produto comprado é usado pela mesma pessoa que o comprou? Pode ser que a compra seja para presentear alguém, ou até mesmo de uso pessoal de terceiros, como uma escova de dentes para um familiar, por exemplo;
- Em que momento está ocorrendo a compra? Leve em consideração datas sazonais importantes, como Dia das Mães ou dos Namorados;
- Qual o valor gasto por essa pessoa?
Entre outras perguntas que achar necessário para aprofundar o seu conhecimento no público-alvo desejado.
CRIE O FUNIL DE COMPRAS COM BASE NA SUA EMPRESA APENAS
Cada empresa possui uma característica, formas de trabalhar, produtos carro-chefe, e por mais que seja o seu concorrente direto, você deve se basear apenas no conhecimento que tem da sua empresa para estruturar a ferramenta de Marketing Digital a fim de conquistar novos leads. Isso significa que o funil de compras é customizável para as particularidades de cada negócio, sendo possível definir as fases mais importantes para você, por mais que exista uma estrutura, ou esqueleto, básica.
ENTENDA O OBJETIVO DO FUNIL DE COMPRAS DO SEU NEGÓCIO
É claro que gerar lucro e converter uma venda é o objetivo de qualquer empresa, independentemente do produto ou serviço oferecido. Mas o fato é que, quando falamos de funil de compras, a finalidade principal é conhecer o seu cliente, e consequentemente, estabelecer um relacionamento de qualidade com ele.
AFINAL, QUAIS SÃO AS FASES DO FUNIL DE COMPRAS?
Como mencionado anteriormente, cada empresa tem características particulares, por isso, o funil de compras pode, e até deve, ser personalizado de acordo com as necessidades do negócio. Mas existe uma estrutura básica já construída para que seja possível utilizar de base. As principais fases do funil de compras são:
NECESSIDADE DA COMPRA PELO CLIENTE
A primeira entre as fases do funil de compras é quando o cliente percebe a necessidade de adquirir o produto ou serviço ofertado pela sua empresa. É nesse momento em que ele passa a pesquisar informações sobre o que precisa, dando início a jornada de compra, e a sua empresa deve aparecer entre os resultados acessados pelo prospect.
INTERESSE
A partir do instante em que o potencial consumidor encontra a sua empresa e demonstra interesse, seja acessando o site da sua marca, seguindo nas redes socais ou outro, sua função é apresentar todas as informações de que a pessoa possa precisar, coletando também os dados necessários para descobrir se esse é o cliente qualificado para realizar a compra.
Nesse momento, vale se utilizar de landing pages ou e-mail marketing para informar e conseguir as informações necessárias para ambos os lados dessa relação.
CONSIDERAÇÃO
É esperado que, depois da troca de informações entre a sua empresa e o cliente, vocês percebam se a compra é válida ou não. É hora de educar o seu consumidor com relação aos seus serviços, conscientizando sobre os benefícios de se adquirir os produtos nos quais o interesse foi demonstrado, sendo honesto, porém se utilizando de linguagem persuasiva, afinal de contas, você quer que o cliente feche a compra.
AVALIAÇÃO
Uma das últimas fases do funil de compras ocorre quando o prospect, quase se convertendo em lead, já tomou a decisão que é o seu produto que tem as maiores vantagens, que a sua empresa garante a segurança e confidencialidade que ele busca, mas quer algo a mais que o faça se sentir especial. É neste ponto que você deve usar condições especiais de compra, ou outra estratégia de relacionamento que garanta a aquisição do seu produto de forma consistente.
FECHAMENTO DA COMPRA
E finalmente a etapa mais esperada das fases do funil de compra, o fechamento! Agora o prospect foi convencido de vez a efetuar a compra do seu produto ou serviço, convertendo-se a lead e passando por toda a experiência do funil, fornecendo todos os dados necessários para que você entenda os pontos principais a serem ajustados na sua estratégia de venda.
O funil de compras é uma estratégia de Marketing Digital que envolve tempo e monitoramento constante de cada etapa do processo da aquisição de algum dos seus produtos ou serviços, mas é por meio dessa análise minuciosa que sua empresa conseguirá captar ainda mais leads qualificados.
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