Com o marketing digital sendo cada vez mais necessário, é comum que as empresas foquem em ferramentas analíticas e tráfego pago, mas cada vez mais se torna essencial que parte do orçamento seja investido em design e redação como uma das principais estratégias de vendas e branding.
O CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO MARKETING DIGITAL
Você com certeza tem recebido inúmeros anúncios de cursos presenciais, aulas EAD ou agências falando das incríveis contribuições do Marketing Digital para o seu negócio ou vida profissional, e nada disso é por acaso. Segundo a pesquisa realizada pelo The CMO Survey, o investimento com esse estilo de marketing representou 58% dos orçamentos das empresas em 2021, e as expectativas de crescimento são de 14,7% para este ano.
Se a onda digital já vinha em um crescimento acelerado, este ficou ainda mais frenético com a chegada da pandemia de Covid-19 e das medidas preventivas de isolamento social. Com grande parte da população trabalhando e estudando em casa, pesquisar na Internet por marcas que oferecessem os produtos e serviços do interesse de cada um passou de apenas um facilitador para praticamente a única opção, e as empresas que ainda não haviam se adaptado ao online, perceberam que logo seriam passadas para trás.
Com o Marketing Digital consolidado, garantindo visibilidade e, principalmente, as vendas, abriu-se um caminho para que outras ferramentas e estratégias digitais fossem necessárias para o diferencial de cada negócio, entre elas está o branding.
O QUE É BRANDING?
Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o branding vai muito além do logotipo ou identidade visual. O conceito pode ser descrito como um conjunto de estratégias complexas, pensadas para criar todo o posicionamento que envolve uma marca e assim, destacá-la entre tantas outras no mercado. É através das sensações provocadas por essas estratégias que o público se conecta consciente e inconscientemente a determinadas empresas.
A criação de ações pautadas em posicionamento, valores e propósito pode até parecer novidade, mas ela é bem mais antiga do que a própria Internet. Basta pensar em lanchonetes como o McDonald ‘s, ou até na grife Chanel, que é ainda mais antiga. Apesar de existirem inúmeras empresas que vendem os mesmos produtos, elas não vendem os mesmos propósitos e, principalmente, as experiências que essas duas marcas citadas acima. Se a lanchonete, assim como a grife, são hoje uma grande referência, isso se dá pelo branding.
Veja bem, o McDonald ‘s não simplesmente comercializa hambúrgueres e refrigerantes, a lanchonete oferece, como seu principal produto, a felicidade, um bom momento para ser lembrado. Já a Chanel também não vende belas peças de roupa, mas sim, um estilo de vida, a sensação de pertencer a uma classe econômica específica.
O QUE É MARCA?
Entre tantos conceitos que envolvem o marketing de uma empresa, a ideia de marca também é por vezes mal interpretada. Muito além do que simplesmente um nome, produto ou serviço, a marca é a união das experiências vivenciadas pelo público-alvo de uma empresa e seu contexto econômico, cultural e social.
Gerenciar uma marca e a forma como ela é percebida pelos clientes pode ser uma tarefa difícil, e nesse ponto o branding se faz primordial para guiar os propósitos de uma empresa que busca estar em evidência em relação a outras do mesmo segmento.
VENDAS E BRANDING NO MARKETING DIGITAL
Entender as ideias e conceitos por trás de uma marca e suas estratégias de posicionamento é o primeiro passo para compreender como se comportam as vendas e branding neste mundo cada vez mais conectado. Com a explosão do marketing digital, a gestão de marcas se tornou um dos principais investimentos das empresas ao redor do mundo, o que não poderia ser diferente: esta ferramenta pode ser considerada como uma das mais importantes para alavancar uma empresa rumo ao sucesso!
Através do processo de planejamento, estruturação e promoção de um negócio, o posicionamento de marcas ganha, dentro do marketing digital, uma faceta pautada no design e redação pensados especificamente para os comportamentos e reputação dos consumidores nas redes sociais. Com estratégias de inbound marketing, que vão desde atrair os clientes por meio do gerenciamento de blog, mídias sociais até a conversão e vendas – mais relacionadas às landing pages e e-mail marketing -, mais do que um consumidor, o usuário deve ser um fã.
E não é de todo uma surpresa que vendas e branding estejam tão ligados, a lógica é simples, fortalecer a visibilidade de uma empresa nas redes sociais, sejam elas Facebook, Instagram e até mesmo o YouTube, aproxima o público, formando um laço de identificação e confiança, o que consequentemente gera lucros. Em 2019, uma pesquisa feita pela Accenture Strategy constatou que dos 1.564 brasileiros entrevistados, 83% prefere comprar de uma marca com valores e propósitos bem estabelecidos, ao invés de confiar seu tempo e dinheiro a uma empresa que se mantenha neutra frente aos debates atuais.
Mas é impossível falar em estratégias de construção de uma marca passando por cima da importância que o design e redação têm para as vendas e branding.
A IMPORTÂNCIA DO DESIGN E REDAÇÃO PARA AS VENDAS E BRANDING DIGITAIS
Quando se trata de marketing digital, é comum que as pessoas pensem em técnicas de conversão, ferramentas analíticas e o uso de hashtags com as palavras-chave mais buscadas, mas dentro do universo das vendas e branding muitas das táticas são voltadas não tanto para as tendências tecnológicas que contabilizam o crescimento de uma empresa, mas sim para a criação prática, isto é, design e redação publicitários, bastante utilizados no inbound marketing, por exemplo. Se engana porém, quem pensa que é apenas a boa aparência que encanta os consumidores, é preciso que exista funcionalidade.
DESIGN COMO ESTRATÉGIA
Não é segredo para ninguém o quanto o mundo digital valoriza os recursos visuais, por esse motivo investir em um design de qualidade é um grande diferencial para desenvolver o posicionamento de uma marca, uma vez que uma arte mal feita influencia negativamente a percepção de uma empresa perante ao seu público-alvo.
Uma boa maneira de ver o design como estratégia de vendas e branding, é compreender que a criação também comunica ao máximo aquilo que uma marca quer passar como propósito de forma simples e acessível. Quando uma empresa se empenha em criar uma comunicação visual bem feita, logo passa a impressão de atenção, seriedade e autoridade dentro do nicho ao qual pertence, atraindo e conquistando mais consumidores.
É importante, no entanto, entender que não basta apenas criar um logotipo bonito para a sua marca, a identidade visual desenvolvida no branding deve ser seguida tanto nas artes dos posts de Instagram, Facebook e LinkedIn, quanto no site, landing page e e-mail marketing, caso a sua empresa utilize esse meio de comunicação.
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA PARA AS VENDAS E BRANDING DE UMA MARCA
É inegável a importância do design para o marketing digital, vendas e branding, entretanto a redação publicitária é um dos principais pilares das estratégias de posicionamento de marca. Ao contrário do que se imagina, a redação não se resume apenas a produção de artigos, entre outros textos, mas está inclusa em todos os processos criativos que envolvem o desenvolvimento de marketing de um negócio.
Dentro das vendas e branding, a redação é uma das responsáveis pela criação dos conceitos por trás de um posicionamento, além de determinar a linguagem específica a ser utilizada para atrair o público-alvo correto. É fácil perceber as razões pelas quais design e redação andam juntos, já que a comunicação escrita está presente em todas as mídias como artes de postagens em redes sociais, sites, banners, entre outros.
CASES DE SUCESSO: DESIGN E REDAÇÃO VISTOS NA PRÁTICA
Toda teoria é necessária para um bom aprendizado, mas nada melhor do que ver os resultados do design e redação na prática. Confira algumas das marcas que se destacam pelo uso da criação nas estratégias de vendas e branding.
NETFLIX
Um dos grandes exemplos da influência e importância do design e redação para o sucesso das vendas e branding é a Netflix, um dos principais serviços de streaming ao redor do mundo. Além das séries e filmes disponibilizados e produzidos pela própria empresa, que tem conquistado um grande número de pessoas nos últimos anos, o posicionamento da marca, sem dúvidas, causa o impacto esperado.
Utilizando uma comunicação direta, simples, sem nada muito rebuscado, a marca tem uma personalidade já conhecida pelos seus seguidores nas redes sociais. Antenada e jovial, a Netflix consegue se aproximar do público através de brincadeiras divertidas que façam referência à sua programação, estratégia que pode ser vista na biografia do Instagram e nas postagens com artes e descrições baseadas em memes.
COCA-COLA
Uma das marcas mais famosas e queridas pelo público, a Coca-Cola logo vem à mente quando falamos em branding. Através de um ótimo posicionamento de marca, a comunicação da Coca nos fez associar o refrigerante de rótulo vermelho com um momento de felicidade.
E é claro que a força da marca não poderia ser outra no universo do marketing digital. Ao contrário do case de sucesso anterior, a Coca investe em design e redação mais refinados e detalhistas, sendo ao mesmo tempo uma marca moderna, sempre consciente dos debates atuais, mas demonstrando a autoridade e bagagem que carrega há anos no mercado.
NUBANK
Banco pop, amigo e acessível? Há pouco tempo seria impossível imaginar que todas essas características seriam usadas para descrever uma empresa de serviços financeiros, mas o Nubank rompeu com a concepção tradicional que se tinha sobre bancos, consagrando-se como a marca brasileira mais forte, segundo o ranking da WPP.
Se você alguma vez se deparou com as propagandas no Nubank, percebeu logo de cara a linguagem bem humorada, objetiva e jovem que a marca utiliza no design e redação dos seus anúncios. E não apenas isto, mas o próprio atendimento oferecido pela fintech foi pensado no branding para que houvesse uma grande interação e relação de confiança com o público.
MAS AFINAL, COMO DESENVOLVER O DESIGN E REDAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDAS E BRANDING?
Agora que você já entendeu a importância do design e redação para as vendas e branding no marketing digital, é hora de colocar a mão na massa. Veja as dicas que separamos para desenvolver a criação de maneira assertiva.
1- DESENVOLVA A IDENTIDADE VISUAL
Entre tantas opções para começar a investir na criação como estratégia de vendas e branding, talvez a melhor delas seja a identidade visual. É provável que você já tenha um logotipo criado, mas a identidade da sua marca vai muito além disso, ela é um conjunto de itens que vão dar forma aos valores e propósitos que a sua empresa pretende comunicar.
Faça um estudo das cores e seus significados, procure escolher aquelas que mais tenham conexão com o que a sua marca deve informar aos seus consumidores, os tons escolhidos estarão presentes em toda a comunicação a partir do momento em que a identidade for definida.
Da mesma forma que as cores, é necessário estar atento para as tipografias, tanto para a que está no logotipo, quanto para a que estará nos anúncios, postagens e site da marca. Pode parecer superficial, mas utilizar uma fonte com serifa, ou que lembre a escrita cursiva, em caixa alta ou baixa, comunica o cliente se o seu negócio é pensado para o público adulto, jovem ou infantil.
2- DEFINA O TOM DE VOZ
Como já foi visto neste artigo, a comunicação das vendas e branding depende da união do design e redação, portanto é essencial definir o tom de voz com o qual você deseja se portar ao seu público-alvo. Para isso, busque entender quem é a persona da sua marca, qual é o seu estilo de vida, sua faixa etária e classe social, lembre-se de que o consumidor deve se identificar com o seu negócio, e se aproximar através da linguagem.
Esteja atento, no entanto, às diferenças entre a voz e o tom da marca. A voz é voltada para a personalidade que o seu negócio passa, de certa forma é parte dos seus valores, sendo imutável, e descrita através de adjetivos – divertida; jovem; moderna. Já o tom é utilizado para conversar com o seu público-alvo por meio das redes sociais, site, campanhas, mudando para se adequar a cada veículo comunicativo.
3- SLOGAN
Um dos principais elementos que compõem o desenvolvimento do branding de uma marca é a criação do slogan, as frases de impacto pelas quais algumas empresas são lembradas. O conceito por trás dessa ferramenta da redação publicitária é dar força à comunicação dos valores de um negócio, sendo também uma assinatura.
Vale lembrar que, apesar de o slogan ser mantido por anos pelas empresas, é possível que ele seja alterado caso a marca passe por um rebranding.
4- INVISTA EM INBOUND MARKETING
Talvez você já tenha ouvido falar em inbound marketing antes, mas é possível que não esteja utilizando a estratégia na sua empresa. Este conjunto de técnicas tem por finalidade atrair novos clientes e gerar conversão, mas diferente do que estamos acostumados no marketing tradicional, onde a marca busca pelo consumidor, na estratégia de inbound, é o consumidor que encontra a sua empresa por meio de conteúdos relevantes, isto é, bem feitos e pautados em temas importantes do momento, como artigos de blog, mídias sociais, site e e-mail marketing.
A ideia do inbound é gerar mais visibilidade para a sua marca através da entrega dos seus conteúdos pelos mecanismos de buscas, conceito também conhecido como tráfego orgânico, que diminui os custos que seriam usados para atrair clientes da forma tradicional, com campanhas pagas, por exemplo.
É fato que existem inúmeras estratégias pensadas para alavancar o sucesso e visibilidade de uma marca no âmbito do marketing digital, e com o avanço da conscientização da importância de um branding bem desenvolvido, fica claro a influência que a criação, ou design e redação, tem para um posicionamento de marca de sucesso.
O que achou do conteúdo? Caso queira saber mais sobre como a criação pode guiar a sua marca rumo ao sucesso, entre em contato com os especialistas da Linka. Ficaremos felizes em te ajudar!