O marketing de conteúdo é uma forma de se aproximar do seu público-alvo, fortalecer o relacionamento da empresa com os atuais clientes e ainda prospectar novos possíveis compradores. É por meio dele que você mostra a especialidade do seu negócio e divulga os seus serviços, alcançando e fidelizando sua rede de usuários.
Essa estratégia é muito poderosa e, quando não usada (ou usada da maneira incorreta), pode não trazer os resultados desejados ou até impedir o crescimento da sua empresa. Abaixo, veja alguns dos principais erros do marketing de conteúdo que estão atrapalhando suas vendas e saiba como corrigi-los!
1. NÃO DEFINIR AS PERSONAS
O primeiro (e um dos mais importantes) passo para fazer um bom marketing de conteúdo é criar uma persona, ou seja, saber exatamente quem é o seu público-alvo e para quem você está escrevendo.
Para entender melhor, imagine a seguinte situação: você está participando do amigo secreto da empresa que trabalha e precisa escolher um presente para um colega não tão próximo. Você não sabe, por exemplo, quais são os gostos, as preferências ou as necessidades do seu amigo.
Não definir a sua persona é exatamente isso: dar um presente às cegas, sem direcionamento, e correr um grande risco de errar na escolha. Para evitar esses problemas, é necessário definir a sua persona com base em algumas perguntas simples, como:
– Qual é a sua idade?
– Qual é o seu gênero?
– Com o que ela trabalha?
– O que ela busca em um produto?
– Quais são os problemas que ela enfrenta e como o seu produto pode ajudá-la a resolver?
Quando você consegue responder a essas perguntas, é muito mais fácil produzir um conteúdo relevante para o seu público-alvo, a estratégia é mais assertiva e as chances de conversão são muito maiores.
2. NÃO TER UM FOCO DEFINIDO
Você já definiu sua persona, sabe para quem está escrevendo e qual é o seu público-alvo. Agora, todos os seus conteúdos trarão resultados, certo? Errado! Além de conhecer o seu cliente, também é preciso definir seu foco: por que você está fazendo isso? Quais são os resultados que você pretende obter com essa ação? Caso contrário, você apenas produzirá conteúdos aleatórios que não impactarão o seu negócio de maneira efetiva.
Esses são alguns exemplos que podem ajudar a definir o seu objetivo:
– Alavancar as vendas;
– Prospectar novos clientes;
– Aumentar a visibilidade da marca;
– Fortalecer o relacionamento com o cliente;
– Elevar a audiência do site.
Faça uma lista dos resultados que você deseja atingir e, depois, priorize aquele que mais condiz com a sua estratégia – ou que trará mais resultados em curto prazo. Lembre-se de que, talvez, o seu objetivo esteja um pouco longe de ser concretizado, por isso, aposte em pequenas ações que guiarão o seu caminho até o resultado final.
3. NÃO PRODUZIR UM CONTEÚDO RELEVANTE
A sua missão como criador de conteúdo é oferecer ao seu público um material que seja útil e que contenha informações necessárias para o seu consumidor. E isso não possui relação alguma com o tamanho: diversos textos super longos são extremamente superficiais e outros mais compactos conseguem transmitir a mensagem com excelência.
Antes de se apegar ao formato, pesquise muito sobre o assunto que você irá escrever, veja o que a sua concorrência está fazendo, cheque diversas fontes e selecione as melhores informações para fazer parte do seu conteúdo. O seu objetivo é fazer com que o seu leitor aprenda algo novo depois de ler o seu texto – e não que ele tenha a impressão de que perdeu tempo vendo um material pouco relevante.
4. NÃO FAZER UM PLANEJAMENTO
Atingir seus objetivos fica muito mais fácil quando você possui um planejamento e consegue organizar todas as etapas da ação. Definir uma estratégia específica é muito mais assertivo do que apostar em atividades isoladas, por isso, reúna toda a sua equipe responsável pelo conteúdo e trace um panorama da real situação do seu negócio: onde estão, o local que querem chegar e qual estratégia vocês usarão para atingi-lo.
Você pode optar pela forma que melhor se encaixa no seu negócio, seja desenhando em uma lousa ou montando uma planilha. Em qualquer que seja esse planejamento, não se esqueça de estabelecer pontos importantes, como:
– Datas de produção e datas de entrega do conteúdo;
– Em quais redes e em qual horário deve ser publicado;
– Quem é o responsável por cada tarefa;
– Se for fazer mídia: quanto e onde será investido.
É sempre importante seguir o planejamento, mas lembre-se que muita coisa pode mudar durante o projeto, por isso, atualize-o sempre e não tenha medo de mudar a estratégia.
5. USAR A MESMA ESTRATÉGIA EM TODOS OS VEÍCULOS
Além de seguir um planejamento, também é preciso formular uma estratégia para o seu marketing de conteúdo. Um dos principais erros nessa etapa é não levar em consideração as especificidades de cada um dos canais que serão utilizados – seja o Facebook, o Twitter, o e-mail marketing…
Lembre-se de que o público interage com esses meios de diferentes formas, ou seja, a sua estratégia precisa alcançar, da maneira certa, o seu consumidor ideal. Em redes sociais como o Facebook, por exemplo, em que o seu conteúdo atinge uma massa gigantesca de pessoas, o mais interessante a se fazer é investir em anúncios para captar um público mais segmentado.
Já no e-mail marketing, a estratégia deve ser diferente, pois, como o usuário já se cadastrou para receber os conteúdos, significa que ele possui um maior interesse pelo assunto. Procure abordar temas mais aprofundados e mais técnicos.
A dica é listar cada um dos canais que serão usados na sua estratégia e definir a linguagem ideal para cada um, o formato de conteúdo que será divulgado – um post, um e-book, um vídeo -, levando em conta a trajetória que você deseja conduzir seu público.
6. NÃO REVISAR O CONTEÚDO
Antes de publicar um conteúdo ou enviá-lo a um cliente, sempre faça a revisão e elimine todos os erros que encontrar. Essa tarefa pode ser um pouco mais difícil para a pessoa que produziu o texto, pois ela já está acostumada com a linguagem e com a construção de raciocínio que foram usadas. Por isso, a dica é pedir para que outra pessoa, que possua facilidade com gramática, faça a revisão.
Lembre-se sempre de:
– Corrigir todos os erros gramaticais;
– Colocar vírgulas e outros sinais de pontuação para facilitar a leitura;
– Evitar frases muito longas e confusas;
– Dica extra: troque a ordem dos parágrafos e veja se o conteúdo ainda faz sentido. Se sim, é sinal que você precisa estruturar melhor o seu texto, estabelecendo um início, meio e fim coerentes.
7. NÃO OTIMIZAR PALAVRAS-CHAVE
Independente do produto ou serviço que você oferece, sempre faça uma seleção das palavras-chave que mais descrevem a atuação da sua empresa. Essas palavras devem aparecer ao longo do texto, de preferência linkando para alguma outra página do seu próprio site.
Se você vende joias ou bijuterias, por exemplo, insira no seu conteúdo alguns termos próprios desse mercado, como “brinco”, “pulseira” e “colar”, por exemplo. Usar essas palavras faz com que o seu site seja reconhecido mais facilmente e possua uma melhor posição na busca orgânica do Google.
Todas essas dicas são apenas um guia para te auxiliar a fazer um bom marketing de conteúdo. Lembre-se de que errar é comum e que não há maior sabedoria do que a experiência, por isso, experimente novas técnicas, avalie os feedbacks e tenha em mente que os resultados virão em longo prazo. Esteja aberto a novas estratégias e aprenda a transformar seus equívocos em aprendizado!
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