Bruce Clay, conhecido como o “pai do SEO”, lançou um guia completo com uma série de princípios a serem seguidos por proprietários de websites, produtores de conteúdo e profissionais de otimização de motores de busca ao criarem e implementarem suas estratégias de SEO.
Em seu “Manifesto do SEO”, Bruce enumera seis verdades fundamentais para a auto-promoção de marcas e páginas de conteúdos através do SEO. Clay reforça que, a medida que os negócios avançam, se torna imprescindível para profissionais de branding marketing e SEO assumirem a responsabilidade pelo bom desempenho dos sites que administram.
Confira essas seis verdades, uma espécie de seis mandamentos, abaixo:
1. O SEO PRECISA TER INICIATIVAS ESTRATÉGICAS EM TODAS AS ÁREAS DA COMPANHIA.
Para ser de fato bem-sucedida, a estratégia de SEO não pode ser “feita pela metade”. Isso quer dizer que o SEO deve se preocupar com todas as áreas a fim de alcançar sucesso.
Um estudo de 2019 da consultoria Gardner mostra que nos Estados Unidos e no Reino Unido apenas 7% da verba em marketing é destinada para o SEO. O estudo revela ainda que mais da metade das companhias não possuem nenhum tipo de estratégia de otimização de buscas e que apenas 10% estão preocupadas em maximizar as oportunidades oferecidas por serviços de busca.
Isso acontece porque o SEO traz resultados a médio e longo prazo, o que leva os empresários a priorizarem estratégias de retorno imediato. A solução para isso: educar clientes e criadores de conteúdo para os benefícios de uma estratégia bem implementada.
2. O SEO DEVE DERROTAR A COMPETIÇÃO, NÃO O ALGORITMO.
Às vezes, na vida, basta você ser o ‘menos pior” para sobreviver. No caso do SEO, você não precisa ser a maior autoridade no assunto, basta ser melhor do que os seus concorrentes. As regras do jogo estão mudando todos os dias, então o seu trabalho é descobrir como se adaptar e responder a essas mudanças antes da concorrência.
3. UM BOM SERVIÇO DE SEO SE PREOCUPA COM A ARQUITETURA DO CONTEÚDO.
A estratégia de SEO não se trata mais apenas de volume de conteúdo, mas sim da clareza, relevância, organização e profundidade dele. O conteúdo deve fazer parte da estratégia como um todo, trazendo respostas e não apenas ocupando espaço. Em qualquer estratégia de marketing o conteúdo é rei, não se esqueça!
4. NÃO É TRABALHO DO SEO “FAZER UM PORCO VOAR”
Não importa o quanto você vista e enfeite um porco, ele será sempre um porco, e ele definitivamente não irá simplesmente sair voando. O mesmo acontece com o seu website.
O profissional de SEO deve assumir responsabilidade pelo seu site, vendo ele como realmente é e procurando a ajuda de especialistas para que ele possa evoluir. Sites lentos e antigos não são considerados confiáveis em relação ao seu conteúdo e certamente não serão indicados e compartilhados por outras pessoas.
Pense na manutenção do seu site como uma questão de sobrevivência. Faz parte do trabalho de SEO chamar um porco por aquilo que ele realmente é.
5. UM SEO BARATO É UMA EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE.
Em qualquer contexto, nós precisamos escolher qualidade ao invés de preço. No caso do SEO não é diferente. Jamais sacrifique a qualidade do seu serviço de SEO. Escolha sempre profissionais sérios e capacitados.
“Estamos contratando um cirurgião cerebral para cuidar do futuro digital da nossa empresa. Devemos escolher o melhor ou o mais barato? O sucesso ou uma experiência de quase-morte?”, questiona Clay, “escolha com sabedoria!”.
6. O TRABALHO DO SEO SÓ TERMINA QUANDO O GOOGLE PARAR DE MUDAR AS COISAS E TODOS OS COMPETIDORES FOREM DERROTADOS.
Até que isso aconteça, nós teremos que lidar com oito milhões de mudanças nos algoritmos todos os dias, um milhão de competidores para cada palavra-chave relativa ao nosso negócio e uma série de inovações tecnológicas que, se não implementadas, podem nos fazer parecer velhos e inadequados.
Confira a íntegra do Manifesto.