Não à toa o marketing de conteúdo é considerado o que tem de mais moderno no que diz respeito a estratégias de marketing digital. Na internet, é muito fácil para o consumidor encontrar informações sobre marcas e produtos e esse público está cada vez mais assíduo por elas
Com o marketing de conteúdo, a própria marca assume o controle da narrativa, criando conexão com seu público enquanto produz, seleciona e distribui conteúdo relevante, de qualidade e de forma gratuita, o que a coloca como referência em determinado mercado.
Nesse artigo nós explicamos como funciona o marketing de conteúdo e quais os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa. Confira:
MAS AFINAL, O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?
Marketing de conteúdo é uma estratégia em que as marcas produzem, selecionam e distribuem conteúdo de qualidade e relevante para um público pré-definido. As marcas criam uma conexão com seus consumidores através da oferta de conteúdo gratuito e de qualidade, ao mesmo tempo que contam histórias interessantes sobre si mesmas.
O objetivo do conteúdo é criar autoridade de uma marca sobre um determinado assunto, oferecer soluções a problemas cotidianos de seu público e trazer fatos e curiosidades que possam ser de interesse dessas pessoas.
Um bom exemplo é quando uma empresa de limpeza de sofá ao invés de apenas oferecer anúncios sobre os seus serviços começa a criar materiais sobre a necessidade de se higienizar o sofá periodicamente, doenças que podem ser causadas por ácaros e bactérias presentes no sofá, como funciona o processo de higienização, entre outros. O público se sente grato pelas informações recebidas ao mesmo tempo que começa a perceber a sua marca como uma autoridade no assunto.
Nesse contexto, os profissionais de marketing deixam de ser apenas promotores da marca e ganham o papel de verdadeiros contadores de histórias.
RAZÕES PARA INVESTIR EM MARKETING DE CONTEÚDO
1 – MELHORA O RANKEAMENTO E O ALCANCE DA SUA MARCA
Hoje em dia todo mundo sabe a importância de ter um bom rankeamento nas pesquisas em buscadores como Google e Bing, não é mesmo? E é justamente nisso que o marketing de conteúdo pode te ajudar, uma vez que a produção frequente de conteúdo especializado é um dos fatores que mostram aos algoritmos que a sua página ou site são relevantes o bastante para ocupar o topo das pesquisas.
Além disso, as pessoas se sentem felizes em compartilhar informações que consideram relevantes com amigos e parentes, o que gera uma verdadeira cadeia de compartilhamento de conteúdo, impulsionando a sua marca de forma orgânica.
2 – CUSTOS REDUZIDOS
Um estudo da Demand Metric aponta que investir em marketing de conteúdo acaba sendo 62% mais barato do que investir apenas em marketing tradicional, ou seja, naquele tipo de estratégia focada apenas em anúncios. Isso porque, hoje em dia, esse tipo de anúncio gera desconfiança no consumidor final, ainda mais se não vier acompanhado de informações relevantes sobre a sua marca, produtos ou serviços. Isso faz com que, para conquistar um bom alcance, o seu investimento tenha que ser muito maior.
Já investindo em marketing de conteúdo, é possível conseguir um retorno sobre investimento (ROI), muito maior.
Pensando nisso, não é de se estranhar que 76% das empresas que trabalham com B2C e 88% das que trabalham com B2B invistam hoje em geração de conteúdo.
3 – ALIMENTA SUAS OUTRAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo é que ele gera material a ser explorado em praticamente todas as suas estratégias de marketing, em especial o inbound marketing.
No inbound, também conhecido como marketing de atração, ao invés de uma marca correr atrás do consumidor, ela se utiliza de outras estratégias como aprimoramento técnicas de SEO, redes sociais e, claro, marketing de conteúdo, para atrair pessoas interessadas no que você tem a oferecer e capturar leads a serem trabalhados posteriormente.
Além disso, um mesmo conteúdo produzido pode ser replicado em inúmeros formatos diferentes. Trechos de uma postagem em blog, por exemplo, podem ser utilizados em publicações em diferentes redes sociais. Um vídeo no Youtube pode ser desmembrado em diversas películas curtas e utilizado em plataformas como Reels e TikTok. Você também pode criar e-mails e newsletters divulgando artigos e materiais ricos disponíveis no blog da sua empresa. As possibilidades são praticamente infinitas.
4 – AUMENTA A AUTORIDADE DA SUA MARCA.
Quando você fica doente, procura qualquer profissional para cuidar da sua saúde ou aquele que tem mais referências? Pois é, no mercado as coisas funcionam da mesma maneira. Com um imenso número de empresas oferecendo praticamente os mesmos serviços, um bom marketing de conteúdo é o grande diferencial que pode fazer com que um potencial cliente opte pela sua empresa no lugar de outra. Isso porque você se torna referência, mostrando que tem conhecimento técnico suficiente para prestar um serviço de qualidade, por exemplo.
5 – PERMITE EDUCAR O MERCADO PARA AQUILO QUE VOCÊ TEM A OFERECER.
Voltemos ao exemplo da empresa de limpeza de sofá. Possivelmente, boa parte dos seus propensos consumidores nem sequer estavam cientes da necessidade de higienização frequente do estofado ou dos problemas provenientes dessa não higienização. Nesse sentido, coube à própria empresa informá-los sobre esse risco para, posteriormente, oferecer a solução.
E isso vale para qualquer segmento, uma vez que, através do marketing de conteúdo é possível demonstrar ao seu público as melhores aplicações para seus produtos e ferramentas, como elas impactam positivamente às suas vidas, assim como trazer informações relevantes sobre o seu nicho de mercado.
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