Segundo a pesquisa feita pela SPC Brasil, em parceria com CNDL, em 2017, 40% dos brasileiros pretendem fazer suas compras de Natal pela internet. Esse será o primeiro ano da história em que as vendas do varejo online superarão as vendas de shoppings center. Por isso, é necessário investir uma boa estratégia para fechar o ano com chave de ouro!
Para que o seu e-commerce não fique de fora desse grande evento, veja algumas estratégias que te ajudarão a vender ainda mais nesse Natal!
A última data útil antes do Natal é dia 22, uma sexta-feira. Para garantir que o seu produto chegue ao seu cliente até esse prazo, suas ofertas devem durar até, no máximo, dia 15 de dezembro. É preciso ter um período para que o pedido seja processado, enviado e entregue ao consumidor, por isso, é necessário trabalhar com uma boa brecha.
Não se esqueça de acertar os prazos com a sua transportadora parceira! Não existe algo mais frustrante para um cliente do que comprar um presente e não recebê-lo a tempo para o Natal.
Analise com cuidado o seu público-alvo, estude os itens mais vendidos pela sua loja nos últimos meses e escolha um deles para ser o seu produto-isca. Ele será o rosto da sua campanha e tem o objetivo de atrair mais clientes para a loja.
É importante que o preço desse produto seja inferior ao valor mínimo para obter frete grátis. Assim, o cliente acaba aproveitando para comprar outros produtos, elevando seu ticket médio. Na landing page de compra, não esqueça de colocar outros itens relacionados.
Selecione alguns produtos da sua loja, principalmente os de ticket mais baixo, e crie uma categoria especial para o Natal. Nessa página, você pode colocar alguns dos itens mais vendidos e também o seu produto-isca.
Não se esqueça de otimizá-la com um bom volume de palavras-chave e com banners que chamem a atenção do usuário.
Deixe claro em suas campanhas e também na página da categoria que as ofertas de Natal são limitadas e têm data para acabar. Nesse momento, vale a pena apelar para a quantidade disponível no estoque ou a data limite para que o produto chegue antes do Natal.
Criar esse senso de urgência evita a confusão do usuário e também diminui a sua taxa de abandono de carrinho.
Datas comemorativas, em especial o Natal, são ótimas oportunidades para aumentar a sua base de clientes e gerar novos leads. Essa é uma estratégia extremamente importante, principalmente para e-commerces, já que os clientes adoram obter ofertas exclusivas, em primeira mão.
Para ter resultados ainda melhores, foque em clientes que podem voltar a comprar da sua loja. Caso contrário, você corre o risco de poluir sua base.
Quer trabalhar melhor a sua estratégia de vendas? Fale com um de nossos especialistas!