Saiba como alcançar uma posição de destaque no ranking de resultados do Google e alavanque o seu trabalho de SEO.
Independentemente do tamanho e segmento da sua empresa, estar na Internet é primordial para que a sua marca tenha sucesso, entregando os resultados esperados. Além de garantir autoridade e credibilidade ao negócio, ter o site ou páginas de sua marca nos buscadores da Web aumentam as chances de conquistar clientes e, é claro, alavancar as suas vendas. Entretanto, com tantas opções de empresas concorrentes à sua em sites de buscas como Google, Bing ou Yahoo, não basta apenas ter um bom conteúdo ou páginas com design bonito, é necessário que você se destaque e apareça entre os principais resultados pesquisados.
De forma resumida, para que o site da sua marca se destaque entre as demais e chame a atenção dos usuários, é preciso que ele esteja nas primeiras posições do ranking de resultados do buscador. Neste artigo, conheça as principais dicas de otimizações para Google.
O QUE É O RANQUEAMENTO ORGÂNICO?
Colocar o seu site entre os principais resultados dos buscadores online não precisa ser um bicho de sete cabeças, mas para que compreenda melhor as funções e importância das otimizações para Google, você precisa primeiro entender que o ranqueamento orgânico é a posição em que um site aparece entre os resultados das pesquisas feitas no Google.
Estima-se que, por dia, sejam realizadas cerca de 4 bilhões de pesquisas no principal buscador da Internet, número que chega a ultrapassar 40 mil buscas por segundo! Pode ser difícil de acreditar, mas esses dados provam não somente o quão conectados estamos, mas também que no Google encontramos quase tudo o que precisamos.
O buscador divide os resultados entre 10 links por página, sendo que os cinco primeiros recebem por volta de 68% dos cliques. São mais de 200 fatores de ranqueamento orgânico reconhecidos pelos algoritmos do maior motor de buscas do mundo. Veja as principais dicas para o seu conteúdo disparar entre as posições de resultados do Google.
DICAS DE OTIMIZAÇÕES PARA GOOGLE: SAIBA COMO ALAVANCAR O SEU TRABALHO DE SEO
Ranquear na Internet pode ser uma tarefa um pouco complexa, mas nós separamos algumas dicas para você, que está começando a investir em SEO – o conjunto de técnicas mais utilizado por quem deseja tornar uma página da Web visível de forma orgânica no meio dos diversos resultados das pesquisas realizadas nos motores de busca -, mas não sabe por onde começar. Confira!
APROFUNDE-SE NOS CONTEÚDOS
Você com certeza já ouviu falar na importância de um conteúdo original para fazer um trabalho de SEO de qualidade, mas saiba que isso vai muito além de utilizar palavras-chave. O ranqueamento orgânico também leva em conta a profundidade dos textos e artigos, que neste caso, são avaliados pelo tamanho de cada um, ou seja, número de palavras.
A sugestão é que os seus conteúdos tenham, no mínimo, 500 palavras, isto porque os algoritmos do Google reconhecem páginas com artigos a partir desta quantidade, mas saiba que grande parte dos resultados que se destacam no ranqueamento orgânico costumam conter mais de 1000 palavras.
UTILIZE LINKS EXTERNOS
Como você já sabe, existem inúmeras otimizações para Google, e oferecer links externos nos seus conteúdos é uma das práticas de SEO que você vai querer pôr em prática. Os algoritmos de ranqueamento orgânico valorizam os sites que apresentam links externos de qualidade.
Uma única página dificilmente conterá todas as informações disponíveis sobre um determinado assunto, mas se o artigo oferece links para outras páginas, ele está colaborando com a pesquisa do usuário, o que é considerado um ponto positivo para os motores de busca. No entanto, procure utilizar links de sites diferentes, pois o Google percebe a frequência com que as mesmas páginas são utilizadas e isto pode gerar uma penalidade.
TENHA URLS CURTAS
As estratégias de SEO vão muito além do conteúdo para artigos, outra dica para que o seu site se destaque no ranqueamento orgânico dos buscadores é ter URLs curtas para as suas páginas. Procure utilizar as palavras-chave do conteúdo a ser trabalhado naquele artigo em vez do título completo. O Google compreende URLs objetivas e curtas como sendo relevante para aquele determinado assunto que o usuário está pesquisando.
ATUALIZE OS CONTEÚDOS QUE VOCÊ JÁ TEM
Se você já tem um blog ou páginas com o conteúdo, mas o site não está otimizado para SEO, fique tranquilo, não será preciso excluir tudo e recomeçar do zero. Ainda é possível reestruturar e atualizar os conteúdos antigos com as otimizações para Google disponíveis neste artigo.
Manter as páginas otimizadas também acrescenta aos fatores de relevância para o ranqueamento orgânico dos buscadores.
OTIMIZE O CARREGAMENTO DO SEU SITE
A última, mas não menos importantes das nossas dicas de otimizações para Google para alavancar o seu trabalho de SEO diz respeito a experiência do usuário na sua página. Uma das maneiras do buscador avaliar a posição do seu site no ranqueamento orgânico é através da taxa de rejeição e o tempo de permanência do usuário, quando ele acessa os seus conteúdos, isto é, quanto tempo ele permanece na sua página.
A demora no carregamento, sem dúvidas, pode ser um dos fatores pelos quais os usuários têm uma experiência negativa ao clicar em algum site. A consequência não poderia ser outra: queda do ranqueamento. Portanto, busque por ferramentas que melhorem a velocidade do carregamento do seu site. Inclusive, o próprio Google costuma disponibilizar alguns recursos para medir o tempo de carregamento, neste caso o buscador oferece o PageSpeed.
O SEO pode até ser um trabalho complexo e demorado, muitas vezes é até melhor que a sua empresa procure por agências especializadas para alavancar a ranqueamento orgânico do site, mas entender mais sobre o assunto e conhecer as melhores otimizações para Google, com certeza vão possibilitar que as suas páginas alcancem uma posição de destaque nos resultados de busca.
Precisando de uma agência especializada em SEO? Então conte com a Linka, será um prazer te ajudar!