O Instagram possui atualmente uma média de 500 milhões de usuários ativos que alimentam seus perfis todos os dias e interagem com outras contas. Entre as contas comerciais, a plataforma já acumula 2 milhões de usuários envolvendo diversos setores, desde moda a serviços.
De acordo com dados divulgados pelo próprio Instagram, 80% dos usuários seguem pelo menos uma conta comercial. Ainda segundo essa pesquisa, 120 milhões de usuários acessaram o site de empresas a partir de links presentes nessas contas comerciais na plataforma.
Esse cenário mostra que é muito importante investir na plataforma que foi adquirida por Mark Zuckerberg em 2012. Veja algumas das dicas de como explorar as ferramentas do Instagram para ter mais sucesso!
CONTEÚDO EFÊMERO
O recurso de Stories, que nasceu com o Snapchat, chegou às outras redes sociais de Zuckerberg gerando polêmica. Mas atualmente cerca de 300 milhões de pessoas utilizam o recurso todos os dias, fazendo-o uma das grandes tendências para este ano.
Pode parecer trabalhoso criar um conteúdo que irá durar apenas 24 horas, mas ele pode ser bastante eficiente. Utilize um CTA (Call to Action) em suas publicações, ajudando a mensurar o sucesso de suas campanhas.
A partir de dezembro de 2017, o Instagram passou a oferecer a possibilidade de salvar suas Stories preferidas na página principal do seu perfil, organizando por pastas de acordo com os critérios do usuário. Com isso, esse material fica armazenado por mais tempo, criando um histórico de suas ações.
TRANSMISSÕES AO VIVO
Um dos conteúdos que têm se popularizado e gerado bastante engajamento são os conteúdos ao vivo. Ao fazer uma transmissão pelo Instagram, seus seguidores são notificados, gerando convites para acompanhar aquilo que você tem a dizer – e mostrar!
Os Millennials e a Geração Z são os que demonstram maior interesse por esse tipo de conteúdo, considerando-os mais autênticos do que filmagens editadas. Além disso, existe maior interatividade, podendo criar um diálogo com quem assiste através dos comentários nas redes.
O desafio, nesse caso, é criar um conteúdo que una a identidade da marca com as funcionalidades da plataforma.
INSTAGRAM ADS
Anunciar no Instagram é muito importante para quem deseja alcançar diferentes tipos de públicos. Esses conteúdos podem ser feitos em vídeo, foto, stories e carrossel, garantindo uma variedade para que você encontre a melhor opção.
Essa estratégia de anúncio, entretanto, não deve ser feita de modo isolado. É necessário buscar as outras redes, como o Facebook, para complementar o seu plano de marketing.
VENDAS NAS POSTAGENS
Muitos e-commerces já estão no Instagram, mas eles tinham que lidar com a impossibilidade de colocar os links dos produtos nas suas publicações. Entretanto, após um longo período de testes, o app vai permitir que as contas de e-commerces possam fazer suas vendas sem precisar sair da página.
O botão “comprar” deve chegar a vários países ainda este ano mudando a forma de anunciar e de publicar no Instagram.
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