O marketing vem ganhando cada vez mais espaço dentro do mundo empresarial como um todo. Agora, na era digital, cada vez mais administradores percebem a importância de manter uma presença digital ativa e traçar estratégias que divulguem, não apenas suas empresas, mas sua missão, visão e valores, se aproximando das pessoas e atraindo um público cada vez maior. A esse conjunto de ações virtuais nós chamamos de marketing digital.
Hoje, se você não investe em marketing digital está perdendo grandes oportunidades de divulgar sua marca e conquistar novas oportunidades de vendas e investimentos. Enquanto administrador, é importante ter uma visão ampla sobre todas as áreas do seu negócio, e isso envolve, claro, suas estratégias de marketing digital.
Obviamente você não precisa ser um expert em tudo, mas é importante ter uma noção, mesmo que básica, sobre marketing e vendas, até mesmo para saber o que esperar dos serviços contratados em termo de resultados, e não acabar refém nas mãos de maus profissionais.
Pensando nisso, e, pegando a esteira do dia mundial do livro, a Linka separou três livros essenciais sobre marketing digital e vendas que todo administrador deveria ler. Confira:
1 – MARKETING 4.0, PHILIP KOTLER
Não é por acaso que Philip Kotler é chamado de “O Pai do Marketing Moderno”. Com uma trajetória invejável, tendo prestado consultoria em marketing internacional para empresas como IBM, Motorola e Bank of America, ele foi um dos responsáveis por fazer com que o marketing fosse levado a sério dentro das empresas, além de cunhar termos utilizados até hoje como os 4 pilares do marketing e os conceitos de marketing 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0.
E é justamente disso que trata o seu livro “Marketing 4.0”, publicado no Brasil pela Editora Sextante. Mais do que apenas explicar o conceito de marketing 4.0, a obra de Kotler faz um panorama geral da evolução do marketing, desde os modelos mais tradicionais ao digital. Nesse livro você também irá aprender sobre a jornada de compra dos clientes em marketing digital, métricas, novas tendências e práticas que podem impulsionar o seu negócio.
2 . MARKETING DE CONTEÚDO: A MOEDA DO SÉCULO XXI, DE RAFAEL REZ
Em seu livro “Marketing de Conteúdo”, publicado aqui pela DVS Editora, Rafael Rez faz um guia completo para iniciantes sobre o assunto que ele considera ser “a moeda do século XXI”. Seus ensinamentos baseiam-se em seus muitos anos de experiência na consultoria de marketing digital da Web Estratégica, período no qual ele auxiliou mais de mil clientes a implementarem essa estratégia.
O livro trabalha ainda conceitos diversos como geração de leads, vendas, tendências, práticas, planejamento, produção, métricas, tráfego, e muito mais.
3 – A CAUDA LONGA – DO MERCADO DE MASSA AO MERCADO DE NICHO , DE CHRIS ANDERSON
Chris Anderson, então editor da revista Wired, publicou um dos mais influentes ensaios do mercado em que usa a música, cinema e livros para ilustrar como a internet deu origem a um novo universo em que produtos de nicho, conseguem competir com produtos de grande sucesso. A esse fenômeno ele deu o nome de “cauda longa”.
Nessa obra, o autor mostra como diferentes tipos de empresa se utilizam do conceito de cauda longa para ganhar dinheiro na internet, trazendo entre os exemplos grandes conglomerados Amazon, Google e Itunes.
É uma leitura obrigatória para qualquer um que deseje abrir uma loja virtual, ou qualquer tipo de negócio na internet.
E então, gostou das nossas indicações? Deixe aí nos comentários quais outros livros você acha que poderiam integrar essa lista.
Caso precise de ajuda para estruturar ou aprimorar suas estratégias de marketing digital, não deixe de entrar em contato com a Linka. Vamos adorar ajudá-lo.
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