Colocar em prática uma estratégia de marketing quando não se tem um grande capital inicial pode ser uma missão complicada. Porém, o desafio de fazer mágica com investimento baixo é a especialidade de alguns profissionais de marketing.
A principal estratégia para conseguir aumentar a presença digital de uma marca, com o intuito de gerar tráfego no site e alavancar as vendas, sem precisar aplicar muito dinheiro é o investimento em campanhas pagas.
Para gerenciar uma conta mais modesta e conquistar grandes resultados, é importante seguir algumas dicas e conseguir ser o mais assertivo possível.
OBJETIVOS DEFINIDOS
Apesar de iniciar uma campanha com diversos objetivos, é preciso que exista uma sensibilidade para elencar o que é mais importante e necessário.
CONFIGURAÇÃO DE CAMPANHA
Para alocar a verba em lugares específicos e conseguir fazer alterações sem dificuldade, é recomendável que as campanhas sejam configuradas especificamente para a rede de pesquisa, display, Google Shopping ou remarketing.
PALAVRAS-CHAVE ESPECÍFICAS
Ao escolher palavras-chave genéricas, possivelmente o anúncio será visto por quem fez pesquisas mais amplas, gastando a verba e não convertendo. Para evitar esse problema, é importante investir nas long tails. Assim, as buscas que exibirão seu anúncio serão sempre mais próximas do que o usuário realmente procura, cortando gasto com cliques irrelevantes.
PALAVRAS NEGATIVAS
Parte fundamental do trabalho em contas de baixo orçamento é negativar palavras. Quanto mais palavras negativadas, menor a chance de impressões das quais não sejam o que o usuário procura. Ou seja, maior probabilidade de cliques e, posteriormente, de conversões.
CAMPANHA EXCLUSIVA E ESPECÍFICA
Entender as particularidades de cada negócio eliminará o gasto desnecessário. Por exemplo, para um salão de beleza que não atenda de segunda e terça, talvez seja melhor excluir esses dois dias da exibição. É possível que alguém veja o anúncio nesses dias e se torne cliente na quarta-feira, mas não é muito provável, tampouco usual.
IQ
O índice de qualidade é fator determinante para o gasto de sua campanha. Caso esta apresentar palavras com IQ muito baixo, é recomendável trocá-las de grupo ou até eliminá-las.
LANDING PAGE
A página de destino deve ser amigável e gerar ótima experiência ao consumidor. Caso contrário, de nada valeu o investimento feito na campanha. Também é fundamental que a landing page seja configurada para mensurar os resultados.
MUDANÇAS COM CAUTELA
Ao contrário do que diz o senso comum de que não se deve ter medo de mudanças, é preciso ficar atento com um detalhe para gerir campanhas: quando há muitas alterações perde-se a noção sobre qual delas gerou maior impacto em seu trabalho. Além disso, para entender os resultados de uma campanha, exige-se saber o que foi alterado, quando e por qual motivo.
BRANDING
Ainda que a marca seja relativamente desconhecida, é possível criar uma campanha com seu nome. Aliás, não só possível como viável. Em boa parte das vezes, campanhas de branding têm o CPC médio abaixo de 5 centavos e altas taxas de conversão. Então, o custo por conversão acaba sendo baixo.
AUXÍLIO PROFISSIONAL
Além dessas, existem outras técnicas para alavancar uma campanha de baixo investimento, sendo que, para cada objetivo, existe um diagnóstico distinto. O ideal é se debruçar sobre cada caso e avaliar as medidas a serem tomadas.
Saiba mais entrando em contato com os nossos especialistas!