O Instagram é uma das redes sociais que mais crescem em todo o mundo. Segundo um levantamento da Hootsuite publicado em fevereiro deste ano, a plataforma de compartilhamento de fotos já conta com mais de 1,2 bilhões de usuários ativos, o que a coloca na quarta posição do ranking de redes sociais com mais membros. No Brasil, o Instagram tem um potencial de alcance de 95 milhões de usuários, contando com a terceira maior audiência no país.
Ou seja, qualquer que seja o público-alvo da sua comunicação, muito provavelmente uma boa parcela dele se encontra no Instagram. Além disso, novas funcionalidades tem facilitado, e muito, o trabalho de marcas e empresas dentro da plataforma.
Nesse post, nós aqui da Linka separamos algumas dicas práticas que podem te ajudar a divulgar sua empresa no Instagram, aumentando sua audiência, fortalecendo a sua marca e vendendo muito mais. Confira:
1 – PROFISSIONALIZE A SUA CONTA
Já é possível criar um perfil profissional dentro do Instagram. Isso traz uma série de vantagens para o seu negócio, como por exemplo, a criação de anúncios em diferentes formatos, impulsionamento de publicações, vendas, além de acesso a insights valiosos sobre a sua audiência e informações sobre o desempenho das suas postagens.
2 – DEFINA A SUA “PERSONA”
A persona (ou personas) de um negócio é uma pessoa fictícia criada pensando-se no cliente ideal para o seu negócio, delimitando sua faixa etária, nível de escolaridade, hábitos, interesses e dores que podem ser solucionadas através da compra do seu produto ou serviço. Quando você tem essa persona bem definida, fica muito mais fácil produzir conteúdo que seja de fato relevante para esse seu cliente, aumentando a proximidade dele com a sua marca.
Nesse outro artigo nós damos um passo-a-passo de como criar essas personas, sem partir para estereótipos
3 – VISUAL É TUDO
No Instagram o que vale mesmo são os aspectos visuais das suas postagens. Por isso, aposte em fotos de qualidade, com alta resolução e ângulos e enquadramentos bem planejados. Se a sua marca tem um grande apelo visual, como por exemplo segmentos de moda, lazer, turismo, lifestyle, melhor ainda.
Caso não possa contar com fotógrafos e designers profissionais, existe toda uma gama de aplicativos que podem ser uma mão na roda na hora de criar um novo post. Alguns exemplos são o Canva e o Snapseed.
4 – CRIE CONTEÚDO RELEVANTE
No Instagram não basta apenas ficar a toda hora postando publicações sobre vendas de produtos. As pessoas nessa rede estão muito mais interessadas em histórias cativantes e conteúdos que despertem o seu interesse. Pense no seu perfil como uma revista com várias seções, com temáticas e abordagens diferentes e que, mesmo que relacionadas ao seu nicho de mercado, ainda consigam oferecer um algo a mais para os seus seguidores.
5 – ESTIMULE A CURIOSIDADE
Uma boa estratégia para o Instagram é estimular a curiosidade dos seguidores, sejam com fotos e vídeos que sirvam como teasers para o lançamento de produtos, anúncio de chegada de novidades, entre outros.
6 – INTERAJA COM SEU PÚBLICO
O Instagram permite a criação de diversos tipos de posts interativos, como por exemplo perguntas e enquetes (que inclusive podem ser utilizadas para aprender um pouco mais sobre a sua audiência). Além disso, não deixe de curtir periodicamente as postagens de seus seguidores e sempre procure responder aos comentários nas publicações.
7 – DIVERSIFIQUE OS FORMATOS UTILIZADOS
Nem só de fotos vive o Instagram. Hoje em dia é possível criar postagens de diversos formatos, sejam vídeos, carrosséis, IGTV, enquetes, stories, entre outros. Use e abuse dos mais diversos formatos garantindo um maior dinamismo para o seu perfil.
8 – USE HASHTAGS
As Hashtags são talvez as melhores amigas dos estrategistas do Instagram. Elas funcionam como hiperlinks que direcionam as pessoas a algum assunto de interesse. Pesquise quais as hashtags que se relacionam com os interesses da sua persona e aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio.
Você ainda pode criar uma hashtag própria do seu negócio e incentivar seus seguidores a utilizarem, o que acaba virando uma espécie de publicidade gratuita para sua marca.
9 – HUMANIZE A SUA MARCA
Tenha em mente que as pessoas estão no Instagram para estabelecer relações, e não necessariamente comprar alguma coisa. Dessa forma o consumo deve ser uma consequência da sua estratégia e não o fim. Ouça o que seus consumidores têm a dizer e construa uma relação de proximidade.
10 – CONSIDERE O INVESTIMENTO EM ANÚNCIOS
Os anúncios pagos do Instagram são uma das melhores maneiras de atingir um número ainda maior de seguidores. Mas, antes de pensar em anunciar, é importante ter feito a lição de casa e considerado todos os itens anteriores. Assim você não assegura apenas uma ou outra conversão esporádica, mas sim uma audiência realmente interessada naquilo que você tem a oferecer.
Se você gostou desse artigo, não deixe de conferir o nosso e-book Instagram para negócios.
Precisando de ajuda para suas estratégias de Mídias Sociais? Fale com a Linka! Desenvolvemos uma linha editorial pensada de acordo com seus objetivos, adaptando o conteúdo ao melhor formato para cada rede. Conheça mais sobre esse serviço.
ARTIGOS RELACIONADOS:
8 principais atualizações do Instagram em 2021
Como utilizar o Instagram Stories para engajar o seu público?